O que é abrangido por estes 140 anos?
Juiz:
Jefté (Jz 12:7) 6 anosJuiz: Ibsá (Jz 12:9) 7
Juiz: Elom (Jz 12:11) 10
Juiz: Abdom (Jz 12:14) 8
Domínio dos filisteus (Jz 13:1) 40
Juiz: Sansão (Jz 16:31) 20
Samuel ?
O rei Saul (Atos 13:21) 40
O rei David (2 Sam 5:4) 40
Salomão, no 4º ano (1Rs 6:1) 3 (ano 2992)
A soma destes
valores é 174 anos, pelo que haverá novamente lugar a sobreposições.
Se aplicarmos o
sistema que utilizámos no período anterior (Josué a Jefté), temos de somar os
anos dos sucessivos juízes, e também de Saul e David (mas isto não constitui
problema cronológico visto que temos informação clara na Bíblia). Os 40 anos de
domínio dos filisteus sobrepor-se-ão a estes anos.
134 anos é a soma
dos anos dos primeiros 4 juízes seguidos de Sansão, e dos reis (Saul, David,
Salomão), o que deixa um lapso de 6 anos para perfazer os 140 anos (de Jefté
até 4º ano de Salomão).
Quanto a Samuel,
era profeta, e também juiz. 1 Sam 7:15 diz que Samuel julgou Israel todos os
dias da sua vida. Porém, o seu julgado “solo” terá ocupado apenas os 6 anos
entre a morte de Sansão e o início do reinado de Saul. Samuel era contemporâneo
de Sansão e Samuel.
Há, neste período,
datas que conseguimos averiguar?
Quando iniciaram e
terminaram os 40 anos de domínio dos filisteus?
Aos pais de Sansão, o Anjo do Senhor disse que “ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus (Jz 13:5). Portanto,
quando Sansão entrou em cena, já os filisteus dominavam em Israel. “Quando
Sansão desceu a Timnata …. o Senhor buscava ocasião contra os filisteus;
porquanto naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel” (Jz 14:1-4).
Quando Sansão morreu e na sua morte matou muitos filisteus, este ato não
terminou contudo o domínio deles. Podemos deduzir que os 20 anos do julgado de
Sansão estão incluídos nos 40 anos do domínio dos filisteus.
Tal derrota humilhante deve certamente ter provocado a retaliação dos
filisteus. Quando ocorre?
1 Samuel regista duas grandes batalhas em Ebenezer. Na primeira (1Sam
4), no tempo em que Samuel era profeta, Israel saiu à peleja contra os
filisteus (v.1). Visto que foi Israel que saiu à peleja, deduz-se que foi uma
tentativa de Israel livrar-se dos filisteus, por isso já estavam debaixo do
domínio filisteu. Mas Israel foi derrotado e a arca capturada pelos filisteus. O
sacerdote Eli e os filhos morrem. Depois de 7 meses, a arca regressou (1 Sam
6), mas não voltou a Silo, onde estava antes (1 Sam 4:3). Ficou em
Quiriate-Jearim, na casa de Aminadabe, 20 anos.
E sucedeu que, desde aquele dia,
a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos
dias se passaram que chegaram até vinte anos, e lamentava toda a casa de
Israel após o Senhor. Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se
com todo o coração vos converteres ao Senhor …. E congregaram-se em Mispá …
ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em
Mispá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel … Pelo que disseram os
filhos de Israel a Samuel: não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós,
para que nos livre da mão dos filisteus … os filisteus chegaram à peleja contra
Israel; e trovejou o Senhor aquele dia, com grande trovoada, sobre os
filisteus… de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel… Então
tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e chamou o seu nome
Ebenezer, e disse: até aqui nos ajudou o senhor. Assim, os filisteus foram
abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do
Senhor contra os filisteus, todos os dias de Samuel. E as cidades que os
filisteus tinham tomado a Israel foram restituídas a Israel, desde Ecron até
Gath e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus: e houve paz
entre Israel e os amorreus (1 Sam 7).
Esta passagem deixa muito claro que com a segunda batalha de Ebenezer
foi posto um ponto final ao domínio de 40 anos dos filisteus aqui em causa,
embora as guerras contra os filisteus continuassem durante o reinado de Saul e
depois.
Vários cronologistas estão de acordo em afirmar que esta última batalha
de Ebenezer, que foi começada pelos filisteus, foi a retaliação pela morte dos
cerca de 3000 filisteus no templo de Dagon que Sansão matou na sua própria
morte, colocando os dois eventos no mesmo ano. De modo que 1 Sam7:2 segue
cronologicamente depois de Jz 16:31.
É em 1 Sam 7:6, 20 anos depois da captura da arca e presumivelmente a
seguir à morte de Sansão, que é dito pela primeira vez que Samuel julgou os
filhos de Israel (1 Sam 7:6), coincidindo com o seu julgado “solo”. Durante aqueles
20 anos, Samuel atuava como profeta, Sansão como juiz.
A arca estava então há 20 anos na casa de Abinadabe. Isto significa que
o início do julgado de Sansão coincide com a primeira batalha de Ebenezer e a captura
da arca, visto que ele julgou 20 anos.
Depois da vitória de Ebenezer, o povo pede um rei e Saul é ungido rei.
Com estes dados em mente, reconstruimos a cronologia:
2852: Vitória de
Jefté sobre os amonitas e início do julgado de 6 anos de Jefté2858: Início julgado de 7 anos de Ibsá.
2863: início dos 40 anos de domínio dos filisteus (data calculada a posteriori, conhecendo a data do fim do domínio dos filisteus em Ebenezer II, e deduzindo 40 anos)
2865: Início do julgado de 10 anos de Elom
2875: Início do julgado de 8 anos de Abdom
2883: Início do julgado de 20 anos de Sansão – Ebenezer I e tomada da arca – morte de Eli
2903: Morte de Sansão – Ebenezer II, 20 anos depois da captura da arca em Ebenezer I – fim do domínio de 40 anos dos filisteus – início do julgado de Samuel
Já sabemos que 2992 é o 4º ano de Salomão, então calculando
para trás deduzimos as seguintes datas:
2909: Saul começa
a reinar2949: Saul morre e David começa a reinar
2989: David morre e Salomão começa a reinar
2992: início da edificação do templo
Conclusão:
Inicialmente, a cronologia de Juízes parecia colocar um
imenso problema. Afinal, a solução apresenta-se bastante simples.
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