Também vimos que a
declaração de Jefté dos 300 anos (Jz 11:26) sustenta os 480 anos (1 Rs 6.1),
constituindo de facto a chave cronológica para o período dos Juízes. Permite
resolver o fosso entre a entrada em Canaã e a divisão da terra sob Josué e o
início da opressão de Cusâ-Risataim. E divide todo o período em dois, de modo
que uma solução possa ser encontrada.
A solução que encontrámos
nas mensagens anteriores pareceu-nos clara e simples, e razoável.
Há, porém, outro versículo
- Atos 13:20 – que, aparentemente, contradiz a solução encontrada baseada em 1
Rs 6.1:
Atos
13:17-21 (Ferreira de Almeida edição revista e corrigida 1968) – O Deus deste
povo de Israel escolheu os nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles
estrangeiros na terra do Egipto; e com braço poderoso os tirou dela: E suportou
os seus costumes no deserto, por espaço de quase quarenta anos. E, destruindo
sete nações, na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles. E, depois
disto, por quase quatro centos e cinquenta anos, lhes deu juízes, até ao
profeta Samuel. E depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a
Saúl …
Segundo o v.20, e isto tem
constituído um problema cronológico sério para muitos, a duração do tempo dos
Juízes (só Juízes) seria de 450 anos, enquanto segundo 1 Rs 6:1 são apenas 323
anos desde a morte dos anciãos até ao início do reinado de Saul. O período
total desde o êxodo até ao 4º ano de Salomão seria então pelo menos 581 anos (40
(deserto) +7 (guerras até à divisão da terra) + 450 (juízes) + Saul (40) +
David (40) + 4 = 581), em vez de 480. Trata-se de uma cronologia mais longa.
Como resolver esta
contradição? Trata-se de uma contradição? Resolvemos a situação corretamente? Ou
temos de rever o nosso cálculo?
A solução, na realidade, é
simples. Outras versões da bíblia, com uma tradução ligeiramente diferente do
v.20 (nomeadamente, a New International Version (NIV), o English Standard Bible
(ESB) e uma versão de Ferreira de Almeida que utilizo, (mas o uso fez
desaparecer a página com as referências) lançam alguma luz sobre o assunto. E a
própria cronologia, que temos seguido até agora, confirma.
A mesma passagem que
citámos acima (At 13: 17-21) lê assim:
O Deus
deste povo de Israel escolheu nossos pais, e exaltou o povo durante sua
peregrinação na terra do Egipto, donde os tirou com braço poderoso; e
suportou-lhes os maus costumes por cerca de 40 anos no deserto; e, havendo destruído sete nações na terra de
Canaã, deu-lhes essa terra por herança, vencidos cerca de 450 anos. Depois
disto lhes deu juízes até o profeta Samuel. Então eles pediram um rei, …
Nesta tradução lê-se que,
vencidos cerca de 450 anos, ou seja, depois de passados 450 anos, Deus deu-lhes
a terra por herança., e depois deu-lhes juízes. Temos, portanto, que contar para trás 450 anos.
Já o Bispo Ussher tinha
chegado à seguinte conclusão:
Os 450 anos de Atos 13:20 não
se referem à duração do tempo de Juízes, mas ao tempo desde que “o Deus deste povo escolheu os nossos pais”(v.17) até ao
tempo em que lhes deu Juízes.
Quando é que podemos datar
a escolha? Remete-nos a Abraão e Isaque, certamente.
Vejamos.
Já definimos que em 2559 AH
se deu a divisão da terra entre as tribos por sorte, depois de destruídas 7
nações (At 13:19). 2559 menos 450 anos dá 2109. Segundo a nossa cronologia, em
2108 nasceu Isaque; em 2113 Isaque foi desmamado e Abraão deu um grande
banquete (Gn 21:8) e Deus confirma que “em Isaque será chamada a tua semente”
(Gn 21:12). Isaque era a semente escolhida com quem Deus ia estabelecer a sua
aliança (Gn 17:19, 21). Tanto um evento como outro -o nascimento ou o banquete - corroboram os cerca de 450 anos de Atos 13:20.
Além disso, o número de
gerações neste período de tempo, como aparecem em algumas genealogias, impedem
uma cronologia longa.
Resumimos o que escreve Nolen
Jones (p.75):
Aminadabe, descendente de
Judá, tinha um filho chamado Naasson e uma filha Eliseba, que casou com Aarão
(Ex 6:23). Naasson era contemporâneo de Moisés e líder (príncipe) da tribo de
Judá na altura do êxodo (Num 1:7; 2:3; 7:12; 10:14). Salmon, seu filho, entrou
na terra de Canaã com Josué e casou com Raabe (que escondeu os espias em
Jericó, Mt 1:5). Salmon pertencia à nova geração (visto que não morreu no deserto); ainda não teria nascido, ou de
qualquer modo teria menos de 20 anos quando se fez o primeiro censo onde
contaram todos que tinham mais de 20 anos de idade (Num 1). Salmon gerou Boaz;
Boaz (com Rute), gerou Obede; Obede gerou Jesse; e Jessé é o pai de David.
Jessé era vivo no tempo de Samuel e Saul (1 Sam 16:1-5). Isto significa que o
tempo desde a entrada em Canaã até ao último Juiz e primeiro rei cobre as vidas
de apenas 4 homens: Salmon, Boaz, Obede e Jessé.
Um cenário de 480 anos
(solução 1Rs 1:6), com apenas 4 vidas para preencher o tempo e assumindo que
Salmon tivesse cerca de 20 anos na altura da entrada em Canaã, requer que
Salmon tenha gerado Boaz com cerca de 100 anos de idade. Também Boaz terá
gerado Obede por volta desta idade (pelo texto de Rute entende-se que já não
era mancebo da idade dela; Rute 3:10). Jesse teria gerado David com cerca de 86
anos de idade, e ter sido cerca de 100 quando David (15 anos) foi ungido por
Samuel. Idades comparativas dos contemporâneos que atingiram idades elevadas:
Moises 120, Aarão 123, Josué 110, Eúde ca. 110, Eli 98 e David, “velho” com 70
anos de idade. O tempo de vida começou a diminuir gradualmente depois do
dilúvio, e no tempo de David chegou finalmente à expectativa de vida atual. Mas mesmo este
cenário exige uma série de nascimentos quase milagrosos com a gestação de filhos aos
100 anos. Um cenário com um tempo mais longo ainda (450 anos para apenas o
tempo de Juízes, segundo uma certa interpretação de At 13:20) seria totalmente
impossível.
Encontramos um resultado
semelhante na genealogia de Moisés (1 Cron 26:24-28) através do seu segundo
filho, Eliezer, até Selomith, que tinha a cargo os tesouros de David. Um
cenário possível indica que cada um dos descendentes de Moisés terá tido um
filho por volta de 80 anos de idade (solução curta). A solução longa
significaria expandir para 110 a idade de gestação do filho, neste caso, e para
130 no caso dos descendentes de Judá. Não são valores razoáveis quando comparados com a
duração de vida naquela época da história.
Naasson
Salmon
Boaz
Obede
Jessé
David
|
Moisés
Eliezer
Reabias
Isaías
Jorão
Zicri
Selomith
|
Concluindo:
1 Rs 6:1 é claro na sua
identificação da duração do tempo e permite uma solução razoável da cronologia.
Atos 13:20 apresenta
traduções diversos. Um princípio da hermenêutica é sempre de preferir um
versículo claro que não permite outra leitura sobre um versículo cujo contexto
é ambíguo ou de difícil interpretação. Os 450 anos referidos neste versículo dizem respeito aos anos passados desde a concretização da escolha de Deus em Isaque até ao tempo de Juízes.
"O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito."
ResponderEliminarÊxodo 12:40-41
Desde da descida de Jacó ao Egito até o dia em que os Israelitas saíram comandos por Moisés, foram 430 anos. Sem contar os 40 anos de peregrinação no Sinai, que aí seriam 470 anos desde da descida de Jacó ao Egito até a Entrada na Terra Prometida.
Os "cerca de 450 anos" de Atos 13:20 se referem ao tempo aproximado de anos desde a descida de Jacó até a entrada na Terra Prometida ( que ocorreram em exatos 470 anos)
Há duas grandes teorias sobre a duração da habitação dos filhos de Israel no Egipto. Uma duração longa (de 400 ou 430 anos) ou curta (de 215 anos). Defendo a curta, e explico porquê na mensagem DE JOSÉ AO ÊXODO publicada em dezembro 2013.
EliminarMudar o sentido da frase de uma tradução para outra apenas do versículo 20 ficou um tanto suspeita (e depois disto lhes deu juízes) se encaixa melhor no texto do que (tudo isso levou cerca de 450 anos ou vencidos cerca de 450 anos) não foi isto que fizeram os fundadores de religiões e seitas para justificar seus ensinos adulterados prefiro acreditar na versão antiga,mesmo porque o versículo 18 diz e suportou seus costumes no deserto por quase 40 anos. Um abraço
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