21/10/2014

JUÍZES

Apresentamos um esquema que é um resumo das anteriores mensagens  sobre o período dos Juízes.

Esquema do primeiro período de Juízes, desde a conquista de Hesbon (antes da passagem do Jordão) até à vitória de Jefté sobre os amonitas.

 
 
Cusan
 
Eglom
 
Jabim e Sísera
 
Midia-
nitas
 
 
 
 
Filisteus
 
 
8
 
18
 
20
 
7
 
 
 
 
18
7
45
40
80
40
40
3
23
22
Conquista
da terra
Josué
+
Anciãos
Incl.
Jz 17-18
Otniel
Eúde
Débora
Gideão
Abi-
Me-
leque
Tola
Jair
< 2552 (conquista de Hesbon)
 
Fim 300 anos – Jefté: 2852>

 
Esquema do segundo período de Juízes, desde a vitória de Jefté até ao começo do reino de Saul:

 
 
40 anos domínio dos filisteus
 
 
 
2
10
8
20
 
6
7
10
8
20
6
Jefté
Ibsá
Elom
Abdom
Sansão
e
Samuel
Samuel

<2852                                                                                                                                                  2909 (Saul)>

No final do livro de Juízes, a seguir a Sansão, há duas narrativas. Porém, estas narrativas pertencem ao primeiro período. Vejamos.
Juízes 17 e 18

O episódio de Juizes 17 e 18, sobre o sacerdote de Micá e a tribo dos danitas, não está inserido cronologicamente na história, mas situa-se no período após a divisão da terra entre as tribos.
Jz 18:1 – Naqueles dias não havia rei em Israel, e a tribo dos danitas buscava para si herança em que habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte a herança.

Quando a terra foi dividida em Siló (Josué 18 e 19) depois de 7 anos de conquista, os israelitas não tinham submetido e dominado todos os seus habitantes (Jos 18:3). Era o caso, entre outros, dos amorreus, que forçaram os filhos de Dã até às montanhas, não os deixando estabelecer-se no vale (Jz 1:34).
O território que saiu a Dã saiu-lhes pequeno, pelo que os filhos de Dã saíram do seu território a fim de conquistarem mais espaço para si. Pelejaram contra Lesém, e a tomaram, e a feriram ao fio da espada; e, tendo-a possuído, habitaram nela e lhe chamaram Dã, segundo o nome de Dã, seu pai (Josué 19:40-48).

Esta história é em tudo parecida com Jz 18, a expedição dos 600 homens armados que subiram e acamparam em Quiriate-Jearim, em Judá, e chamaram a este lugar Maané-Dã (Jz 18:12), e destruíram a cidade de Lais, a que chamaram Dã (Jz 18:29). A cidade chamada Lesém em Josué 19 é a mesma que Laís em Juizes 18.
Mais tarde encontramos Sansão em Maané-Dã (Jz 13:25), mais uma prova que, embora o episódio venha a seguir à história de Sansão, é anterior a Sansão.

Juízes 19 a 20
Narra a história sórdida do levita e a sua concubina, que resultou na quase aniquilação da tribo de Benjamim.

O que há nesta passagem que nos pode fornecer algumas indicações cronológicas?
Jz 19:1 – Naqueles dias, em que não havia rei em Israel, houve um homem levita …

Este versículo parece encaixar a história num tempo próximo da anterior, iniciando a narrativa com uma frase quase idêntica com Jz 18:1.
Jz 19:10-11 – Jerusalém é chamada Jebus, e designada como “cidade dos jebuseus”.

Os israelitas tiveram dificuldades em conquistar Jebus. Na divisão da terra, Jerusalém fora atribuída em parte a Judá (Jos 15:8) e em parte a Benjamim (Jos18:28). Os filhos de Judá tomaram a cidade e puseram fogo nela (Jz 1:8), porém não conseguiram expulsar os jebuseus e habitaram juntos. Também os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus (Jz 1.21também tentaram, mas não conseguiram expulsar totalmente os jebuseus. Foi David que conseguiu finalmente tomar a cidade aos jebuseus (1 Cro 11:4-9).
Jz 20:1, 18,26 – o povo congregou-se em Mispá e Betel, a consultar o Senhor. Estes locais geográficas também não nos adiantam muito. Betel significa, simplesmente, casa de Deus, não especificando algum lugar geográfico. Terá sido o lugar onde estava o tabernáculo, provavelmente Siló. Mispá era uma cidade nos confins de Judá e Benjamim (Jos 15.38;18:26), onde era frequente fazer grandes assembleias nacionais (Jos 18:26;Jz 20:1, 1Sam 7:5-16) porque se situava a curta distância de Siló, cerca de 6 km.

Jz 20:28- Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, ministrava naqueles dias.
Em Números 25, no 40º ano depois do êxodo, na altura da conquista de Hesbon, Finéias, já sacerdote (Num 25:7), portanto já com pelo menos 30 anos, mostrou-se zeloso para o Senhor no episódio da prostituição do povo com as filhas dos moabitas.

Também na guerra contra os midianitas, Finéias, filho do sacerdote Eleazar, participou na expedição punitiva (Num 31:6), levando consigo os utensílios sagradas, a saber as trombetas para o toque de rebate.
Já na terra de Canaã, Finéias atuou como intermediário e investigador no caso do altar levantado pelas tribos de Ruben, Gade e meio Manassés que voltaram para o outro lado do Jordão (Jos 22:13, 32).

Eleazar, filho de Arão e pai de Finéias faleceu depois de Josué (Jos 24:33). Isto coloca Finéias como sacerdote durante o governo dos anciãos que sobreviveram a Josué.
Isto coloca a história do levita, da concubina e da quase exterminação da tribo de Benjamim no período dos anciãos que continuaram vivos depois de Josué, antes de se iniciar a dominação de Cusâ-Risataim. A degeneração moral nessa época ilustra claramente que «os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor”, suscitando a Sua ira e consequente entrega nas mãos de Cusã-Risataim (Js 3:7-8).

 
No segundo período de Juizés:
Os 20 anos do julgado de Sansão iniciam na época em que a arca foi tomada. Isto situa o nascimento de Sansão no final de Ibsá ou início de Elom. A Manoá e a mulher, o Anjo do Senhor disse: ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus (Jz 13:5). Isto não faria sentido para eles se ainda não estivessem debaixo do domínio dos filisteus.

Depois da morte de Sansão, tem lugar a batalha de Ebenezer em que Israel sai vitorioso e termina o domínio de 40 anos dos filisteus.
Isto permite calcular que estes 40 anos de domínio filisteu começaram durante o julgado de Ibsá, porque “Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o Senhor, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos” (Jz 13:1). A razão para isto foi a seguinte: Ibsá tinha trinta filhos e trinta filhas, que casou fora; e de fora, trouxe trinta mulheres para seus filhos (Juizes 12:8-10). Parece que Ibsá desobedeceu em tudo aos mandamentos do Senhor, casando os seus filhos com outros povos.

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