06/12/2013

A FAMÍLIA DE JACÓ (1)

Uma questão que não é imediatamente cronológica, mas que aparece por vezes como um exemplo da existência de incongruências na Biblia, ou como uma alegada prova de que a Septuaginta seria correta, diz respeito aos números diferentes que aparecem em Genesis 46:26-27 e Atos 7:14 quanto às pessoas da família de Jacó que entraram no Egipto.

Afinal, quantas pessoas foram? 66, 70 ou 75?
Gn 46:26 – Todos os que vieram com Jacó para o Egipto, que eram seus descendentes fora as mulheres dos filhos de Jacó, todos eram 66 pessoas. ---- Este grupo não inclui José e seus filhos, que já estavam no Egipto e o próprio Jacó, porque estão incluídos ‘os que vieram com Jacó’.

Gn 46:27 – e os filhos de José, que lhe nasceram no Egipto, eram dois, Todas as pessoas da casa de Jacó, que vieram para o Egito, foram 70. --- Todas as pessoas da casa de Jacó que vieram para o Egipto incluem Jacó, bem como José e seus filhos.
At 7:14 – Então José mandou chamar a sue pai, Jacó, e toda a sua parentela, isto é, 75 pessoas.

Há aqui um erro? Se a Bíblia tem razão, tem de haver uma maneira de explicar estas diferenças.

Gn 46:26
Gn 46:27
Jacó
1
Jacó tinha 12 filhos e 1 filha.
12
(José já está no Egipto)
13
Os filhos e netos dos filhos de Jacó:
Ruben
4
4
Simeaõ
6
6
Levi
3
3
Judá tinha no total 5 filhos, mas Er e Onã morreram em Canaã. Contam também 2 netos, filhos de Perez
3
2
3
2
Issacar
4
4
Zebulon
3
3
Diná, única filha de Jacó
1
1
Gade
7
7
Aser. 4 filhos e 1 filha e 2 netos
7
7
José. 2 filhos que nasceram no Egipto
já estão no Egipto
2
Benjamin
10
10
1
1
Naftali
4
4
Total
66
70

Mais difícil é explicar o número 75 dado por Estêvão. Mas também isto tem uma solução, que encontramos, novamente, em Jones, e também em muitos outros cronologistas.

At 7:14 – Então José mandou chamar a seu pai, Jacó, e toda a sua parentela, isto é, 75 pessoas.
O número 75 refere-se a toda a parentela de Jacó, não incluindo Jacó. Se José ‘mandou chamar’, não inclui também nem o próprio José e seus filhos. Toda a descendência de Jacó, filho se netos, são 66. Quem são os outros 9 de modo a perfazer 75?

Não inclui Raquel, que morreu no parto com o nascimento de José; nem Lia, que também já tinha sido sepultada por Jacó em Canaã (Gn49:31).
Gn 46:26 fazia referência às mulheres dos filhos de Jacó, que o grupo de 66 não incluía. Os 66 incluem apenas a descendência de Jacó.

Há então 9 mulheres dos filhos de Jacó. Mas há 12 filhos. Temos de deduzir 3. Quem? Primeiro, a mulher de José, que estava no Egipto. Segundo, Judá era viúvo (Gn 38:12) e não voltou a casar depois do caso com Tamar. O terceiro caso deverá referir-se a Simeão. Deduzimos isto porque há uma chamada de atenção específica relativamente ao seu último filho Saul, que era filho de uma mulher cananeia (Gn 46:10).
Está assim explicado o número 75 em Atos 7:14 (Jones, 2009: p.69).

Existe uma outra interpretação que se fundamenta na Septuaginta, e que podemos, por exemplo, encontrar em Anstey (p.122), que aparentemente a defende, dizendo que a versão da Septuaginta era a versão utilizada por Estêvão e por vezes por Paulo.
Para justificar o número de 75, costuma dizer-se que Estêvão, sendo judeu helenista, usava normalmente a versão grega, a Septuaginta.

Em Gn 46:20, a Septuaginta acrescenta um filho a Manassés, Maquir, e o filho deste, Gileade, bem como dois filhos de Efraim, Taã e Sutela, e o filho de Sutela, Erã.
Vários versículos parecem ter estado na origem desta adição. Gn 50:23, que fala de Maquir e dos filhos deste que José tomou sobre os seus joelhos. Num 26:29,35-36 – Os filhos de Manassés foram: de Maquir, a famíia dos maquiritas, e Maquir gerou a Gileade … os filhos de Efraim … Sutela … Bequer … Taã … e Erã, filho de Sutela. E 1 Cro 7:20 –Era filho de Efraim: Sutela, de quem foi filho Berede, de quem foi filho Taate, de quem foi filho Eleade…

A interpretação segundo a Septuaginta indica Maquir, filho de Manassés, e Gileade, filho de Maquir, e Taã e Sutela, filhos de Efraim, e Erã, neto de Efraim como os 5 nomes que faltam (para além dos 70, e não dos 66). Contudo, prova-se facilmente que isto é impossível.
Efraim e Manassés nasceram a José durante os 7 anos de fartura. Jacó e toda a sua família entraram no Egipto no segundo ano dos 7 anos de fome, isto é, apenas 9 anos depois de José ter ascendido ao poder no Egipto. Isto significa que Efraim e Manassés não podem ter tido mais que 8 anos na altura, sendo portanto totalmente impossível de terem já gerado netos a José.

Disto conclui-se que o autor da Septuaginta tentou forçar Gn 46:20 para ficar em conformidade com Atos 7:14. Além de mostrar que a Septuaginta contem claros erros, mostra que a Septuaginta utilizada hoje não foi escrita antes de Cristo (Jones, 2009: p.69). E que Estêvão não a podia ter utilizada, já que ainda não tinha sido escrita.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus, muito bom, so uma correção, a morte de Raquel foi devido o nascimento Benjamim e não José.

    Deus abençoe. Parabéns pelo post.

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