Afinal, quantas pessoas foram? 66, 70 ou 75?
Gn 46:26 – Todos os que vieram com Jacó para o
Egipto, que eram seus descendentes fora as mulheres dos filhos de Jacó,
todos eram 66 pessoas. ---- Este
grupo não inclui José e seus filhos, que já estavam no Egipto e o próprio Jacó,
porque estão incluídos ‘os que vieram com
Jacó’.
Gn 46:27 – e os filhos de José, que lhe nasceram no Egipto,
eram dois, Todas as pessoas da casa de
Jacó, que vieram para o Egito, foram 70.
--- Todas as pessoas da casa de Jacó que vieram para o Egipto incluem Jacó, bem
como José e seus filhos.
At 7:14 – Então José mandou chamar a sue pai, Jacó, e toda a
sua parentela, isto é, 75 pessoas.
Há aqui um erro? Se a Bíblia tem razão, tem de haver uma
maneira de explicar estas diferenças.
Gn 46:26
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Gn 46:27
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Jacó
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1
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Jacó tinha 12 filhos e 1 filha.
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12
(José já está no Egipto)
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13
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Os filhos e netos dos filhos de Jacó:
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Ruben
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4
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4
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Simeaõ
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6
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6
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Levi
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3
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3
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Judá tinha no total 5 filhos, mas Er e Onã morreram em Canaã. Contam
também 2 netos, filhos de Perez
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3
2
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3
2
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Issacar
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4
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4
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Zebulon
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3
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3
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Diná, única filha de Jacó
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1
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1
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Gade
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7
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7
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Aser. 4 filhos e 1 filha e 2 netos
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7
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7
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José. 2 filhos que nasceram no Egipto
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já estão no Egipto
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2
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Benjamin
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10
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10
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Dã
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1
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1
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Naftali
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4
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4
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Total
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66
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70
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Mais difícil é explicar o número 75 dado por Estêvão. Mas
também isto tem uma solução, que encontramos, novamente, em Jones, e também em muitos outros cronologistas.
At 7:14 – Então José mandou chamar a seu pai, Jacó, e toda a sua parentela, isto é, 75 pessoas.
O número 75 refere-se a toda a parentela de Jacó, não
incluindo Jacó. Se José ‘mandou chamar’, não inclui também nem o próprio José e
seus filhos. Toda a descendência de Jacó, filho se netos, são 66. Quem são os
outros 9 de modo a perfazer 75?
Não inclui Raquel, que morreu no parto com o nascimento de
José; nem Lia, que também já tinha sido sepultada por Jacó em Canaã (Gn49:31).
Gn 46:26 fazia referência às mulheres dos filhos de Jacó, que o grupo de 66 não incluía. Os 66
incluem apenas a descendência de
Jacó.
Há então 9 mulheres dos filhos de Jacó. Mas há 12 filhos.
Temos de deduzir 3. Quem? Primeiro, a mulher de José, que estava no Egipto. Segundo,
Judá era viúvo (Gn 38:12) e não voltou a casar depois do caso com Tamar. O
terceiro caso deverá referir-se a Simeão. Deduzimos isto porque há uma chamada
de atenção específica relativamente ao seu último filho Saul, que era filho de
uma mulher cananeia (Gn 46:10).
Está assim explicado o número 75 em Atos 7:14 (Jones, 2009:
p.69).
Existe uma outra interpretação que se fundamenta na
Septuaginta, e que podemos, por exemplo, encontrar em Anstey (p.122), que
aparentemente a defende, dizendo que a versão da Septuaginta era a versão
utilizada por Estêvão e por vezes por Paulo.
Para justificar o número de 75, costuma dizer-se que Estêvão,
sendo judeu helenista, usava normalmente a versão grega, a Septuaginta.
Em Gn 46:20, a Septuaginta acrescenta um filho a Manassés, Maquir,
e o filho deste, Gileade, bem como dois filhos de Efraim, Taã e Sutela, e o
filho de Sutela, Erã.
Vários versículos parecem ter estado na origem desta adição.
Gn 50:23, que fala de Maquir e dos filhos deste que José tomou sobre os seus joelhos.
Num 26:29,35-36 – Os filhos de Manassés foram: de Maquir, a famíia dos maquiritas,
e Maquir gerou a Gileade … os filhos de Efraim … Sutela … Bequer … Taã … e Erã,
filho de Sutela. E 1 Cro 7:20 –Era filho de Efraim: Sutela, de quem foi filho
Berede, de quem foi filho Taate, de quem foi filho Eleade…
A interpretação segundo a Septuaginta indica Maquir, filho
de Manassés, e Gileade, filho de Maquir, e Taã e Sutela, filhos de Efraim, e
Erã, neto de Efraim como os 5 nomes que faltam (para além dos 70, e não dos 66).
Contudo, prova-se facilmente que isto é impossível.
Efraim e Manassés nasceram a José durante os 7 anos de
fartura. Jacó e toda a sua família entraram no Egipto no segundo ano dos 7 anos
de fome, isto é, apenas 9 anos depois de José ter ascendido ao poder no Egipto.
Isto significa que Efraim e Manassés não podem ter tido mais que 8 anos na
altura, sendo portanto totalmente impossível de terem já gerado netos a José.
Disto conclui-se que o autor da Septuaginta tentou forçar Gn
46:20 para ficar em conformidade com Atos 7:14. Além de mostrar que a Septuaginta
contem claros erros, mostra que a Septuaginta utilizada hoje não foi escrita antes de Cristo (Jones,
2009: p.69). E que Estêvão não a podia ter utilizada, já que ainda não tinha
sido escrita.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA paz do Senhor Jesus, muito bom, so uma correção, a morte de Raquel foi devido o nascimento Benjamim e não José.
ResponderEliminarDeus abençoe. Parabéns pelo post.