Gn 11:26 – Viveu Terá 70 anos, e gerou a Abrão, a Naor e a
Harã.
Segundo o nosso quadro cronológico, é o ano 1948 AH.
Visto que Abrão é mencionado em primeiro lugar, vários
comentários e autores assumem que ele é o primogénito. Trata-se contudo de
outro ponto de contenda.
Vejamos:
Harã morreu na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus,
estando o seu pai (Terá) ainda vivo (Gn 11:28).
Abrão e Naor tomaram para si mulheres.
A mulher de Naor chamava-se Milca e era filha de Harã
(Gn11:29). Deduzimos que Harã era mais velho do que Naor, visto que este casou
com a filha daquele.
Alguns acham que Sarai é
idêntica a Iscá, também filha de Harã (Gn 11:29). Mas Abrão disse dela que era
filha de seu pai, mas não de sua mãe (Gn 20:12). De qualquer maneira, sabemos
que Sara era mais nova que Abrão 9 anos (Gn 17:1 e 17).
Tomou Terá a Abrão e sua mulher Sarai, e a Ló – filho de
Harã – e saíram de Ur para ir à terra de Canaã. Foram até Harã, onde ficaram (Gn
11:31).
Terá viveu 205 anos ao todo e morreu em Harã.
Seguindo a narrativa de Génesis, Abrão partiu de Harã para
Canaã depois da morte de Terá. Diz o texto que Abrão tinha 75 anos quando saiu
de Harã (Gn 12:4).
Se Abrão é o primogénito, tendo saído de Harã com 75 anos,
Terá ainda estaria vivo com 145 anos quando Abrão partiu de Harã.
Isto é contrariado, não apenas pela lógica natural da
narrativa de Génesis (a estrutura do texto de Gn 11:27 a Gn 12:1 dá a entender
uma sequência de eventos), mas também por Atos 7:1-4, onde Estêvão afirma que
Deus trouxe Abrão a Canaã com a morte de
seu pai.
Terá nasceu no ano 1878 + 205 anos de vida = 2083, que é por
conseguinte o ano em que Abrão saiu de Harã.
Se Abrão fosse o primogénito nascido em 1948, ele não poderia
ter 75 anos à morte do pai e no ano da sua partida para Canaã. Tendo Abrão alegadamente
nascido em 1948 + 75 = 2023, faltariam 60 anos para a morte de Terá.
Abrão nasce portanto em 2008 AH (data calculada, assumindo
que Abrão saiu de Harã depois da morte de Terá, tendo Abrão 75 anos: ano da
morte de Terá 2083 menos 75 anos= 2008).
Terá tinha 130 anos quando Abrão nasceu.
O primeiro filho de Terá nasceu quando ele tinha 70 anos. Há
uma diferença de 60 anos entre o primogénito e Abrão. Deduz-se que Harã era o
primogénito, visto que Terá levou Ló, filho de Harã, com ele. E visto que Naor
casou com Milca, filha de Harã. Mais tarde, Rebecca, filha de Naor e Milca,
casaria com Isaque, filho de Abraão.
Atentando à narrativa de Génesis e Atos 7:4, a dificuldade
se resolve facilmente.
Há, contudo, autores que rejeitam o rigor da afirmação de
Estêvão no livro de Atos, porque “contradiz o sentido natural de Génesis” (por
exemplo: Barr, 1985: p.587) (ver nota). Eles mantêm que, se um nome é citado em
primeiro lugar, isto significa naturalmente que é o primogénito, e portanto que
Abrão saiu de Harã quando Terá ainda estava vivo. Mas como pode isto ser se
Atos 7:4 afirma que Abrão só saiu de Harã com a morte de seu pai? Esta
interpretação obriga a concluir que o texto bíblico se contradiz.
Mas o texto bíblico não se contradiz. Já vimos um precedente
no caso de Sem. Abraão é mencionado em primeiro lugar, antes de Naor e Harã,
porque é ele que está na linhagem de Jesus, embora não seja o primogénito de
Terá. Do mesmo modo que Sem não era o primogénito de Noé como já vimos.
Quem escreveu Atos e estava inspirado pelo Espírito Santo foi Lucas. Lucas escreveu exatamente o que Estêvão disse. Como o que Estêvão disse contradiz que Moisés escreveu, temos que desconsiderar que a fala de Estevão foi inspirada pelo Espírito Santo. Estevão se equivocou.
ResponderEliminarEstêvão não se equivocou. Estêvão estava cheio do Espírito Santo quando falou (At 7:55). Atos 7:4 corrobora a sequência da narrativa em Génesis sobre Abraão, não a contradiz. A aparente contradição aparece quando assumimos que Abraão era o primogénito apenas porque é mencionado em primeiro lugar em Gn 26:26. Abraão é o elo na linhagem do Salvador, mas isto não significa necessariamente que era o primogénito. Também Sem não era o primogénito de Noé apesar de ser mencionado primeiro em Gn 5:32 e 10:10. Veja o post sobre Sem, Cão, Jafé e Canaã (novembro 2013). Ser primogénito não é requisito para entrar na linhagem de Jesus. Sete, filho de Adão, e David, filho de Jessé, também não eram primogénitos.
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ResponderEliminarOla, Anne Phillip Santos
Aqui no Brasil ainda é o primeiro período da manhã, portanto, bom dia!
Ao visualizar a matéria de seu Blogger
- Blogue cristão. Espaço dedicado ao estudo e reflexão de temas de cronologia bíblica.- me surgiu uma curiosidade...
Pergunto a você:
Quando ou há quantos anos atrás começa as conhecidas narrativas ou escritas da linhagem do povo de Deus?
Ja me sinto extremamente honrando por esta escrevendo pra você- confesso-, e ter o seu parecer, seria indescritível.
Grato
Elias Aguiar
Penso que se pode dizer que desde o início da vida humana, os homens escreveram de alguma maneira a sua história, as suas genealogias. Veja a minha mensagem QUEM ESCREVEU GÉNESIS? (julho 20169) que talvez dê resposta à sua pergunta.
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ResponderEliminarO que significa a sigla: "AH"?
ResponderEliminar"Segundo o nosso quadro cronológico, é o ano 1948 AH."
Significa Anno Hominis. ou seja, refere-se ao ano da criação do homem.
EliminarEntão, Abraão nasceu quando Terá tinha 130 anos de idade, e não quando o pai tinha em torno de 70 anos.
ResponderEliminarPorque Abraão achou difícil ele com 99 e sua esposa com 89 terem filhos sendo que seu pai teve ele com 130? A menos que a mãe de Abraão era uns 60-70 anos mais nova que Tera
ResponderEliminarGENESIS 11 E 12 CONTRADIZ TOTALMENTE COM ATOS 7....ATOS FALA QUE QUANDO DEUS FALOU ABRAÃO AINDA NÃO MORAVA EM HARÃ POREM EM GENESIS 12 DEUS FALA COM ABRAÃO PRA ELE SAIR DA PARENTELA E LÁ ELE JA MORA EM HARÃ E SAI DE HARÃ COM 75 ANOS DE IDADE.
ResponderEliminarA Bíblia não se contradiz. Gn 11:10-32 fala das gerações de Sem e termina com a morte de Terah. Gn 12 começa uma nova narrativa: a história de Abrão. E a história de Abrão começa em Ur dos caldeus como nos informa Atos 7. Gn 12:1 não diz expressamente onde e quando Deus falou com Abrão. Atos 7 complementa a informação e esclarece. A Bíblia não se contradiz. Quando alguém afirma haver contradições é porque quer negar e denegrir a verdade da Palavra de Deus. Contradições são apenas aparentes.
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