19/01/2014

JÓ.Quem era? Quando e onde viveu? (1)

Quem era Jó? Quando e onde viveu?

Geralmente, pensa-se que Jó viveu no tempo dos patriarcas. Os factos que sugerem isto são vários: a longevidade de Jó; as suas riquezas eram calculadas e termos de gado; ele era sacerdote da sua família, como Abraão, Isaque e Jacó; o uso frequente do nome de Deus El Shaddai; a ausência de referências à lei ou à história de Israel.
Que indicações nos dá a Bíblia para podermos situá-lo melhor?

Quanto à sua longevidade, há divergências.
Jó 42:16 – E, depois disto, viveu Jó 140 anos.

Alguns entendem que Jó tinha 70 anos quando a desgraça lhe sobreveio, e que depois viveu ainda 140 anos, num total de 210. O que o colocaria numa época anterior a Abraão (quando a longevidade era superior a 200 anos), no tempo de Terá, que viveu 205 anos, visto que a duração de vida gradualmente diminuiu até chegar a 80 (Sl 90:10).
No entanto, Jó 42:16 pode ser entendido que Jó viveu até aos 140 anos, no todo. Jó 42:10 diz que o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía. Por exemplo, dantes, ele possuía 7.000 ovelhas, depois possuiu 14.000, o dobro de 7.000, não 21.000. Assim, se Jó tivesse 70 anos antes, passou a viver simplesmente o dobro da sua idade de então, no total 140.

Entendido assim, Jó tem de ser colocado num tempo posterior ao de Abraão. Abraão ainda viveu 175 anos (Gn 25:7). No tempo de Jacó (que viveu 147 anos) ou mesmo um pouco mais tarde. Moisés ainda chegou aos 120 anos.

Quem era Jó?
O nome de Jó como escrito no livro de Jó: בוֹיּאִ (Job).

A única outra referência a uma personagem com o nome de Jó encontra-se em Gn 46:13. Jó (בוֹי) (= Job) é o terceiro filho de Issacar, filho de Jacó. Segundo o léxico de Strong’s, o nome é possivelmente uma forma de בבָוֹי (Jobab), mas mais provavelmente uma transcrição errônea de בוּשׁיָ (Jashub = ele voltará).
Há várias figuras na Bíblia com o nome de Jobabe.

O primeiro Jobabe é um filho de Joctã, filho de Héber (Gn 10:25-30). A época é cerca de 150 anos depois do dilúvio e cerca de 200 anos antes do nascimento de Abraão. Demasiado cedo, portanto, para entrar em consideração.
Mais tarde, aparece Jobabe, filho de Zerá, de Bozrá que reinou em Edom (Gn 36:33). Zerá era filho de Reuel, que era filho de Esaú com Basemate (Gn 36:17). Este Jobabe era portanto bisneto de Esaú (ver abaixo, a genealogia de Esaú). Era descendente de Abraão e de Isaque, mas não era israelita e sempre existiu uma grande inimizada entre Esaú/Edom e Israel. A Septuaginta identifica Job como este Jobabe, rei de Edom (segundo uma nota em The Companion Bible).

A genealogia de Esaú (Gn 36):

ESAÚ x Ada
ESAÚ x Basemate
ESAÚ x Oolibama
--------------------------------------------------
|
Elifaz
|
Reuel
|
Jeús
|
Jalão
|
Coré
|
Temã
Omar
Zefô
Gaetã
Quenaz
Amaleque (=filho de Elifaz com concubina Timna)
|
Naate
Zerá  
Samá
Mizá

Jasube é outro nome dado a Jó, o terceiro filho de Issacar, em Num 26:23 e 1 Cro 7:1. Alguns identificam Jó com este filho de Issacar (The Companion Bible; Jones, 2009: p.20).
Jó entrou no Egipto juntamente com o seu pai Issacar e o restante da família de Jacó (Gn 46:13). Issacar teria cerca de 44 anos quando entrou no Egipto (AH 2298). Admitindo que Jó tivesse cerca de 14 anos na altura, ele teria 70 no ano 2354, e 140 no ano 2424. José morreu em 2369. Moisés nasceu em 2433.

Jó, por alguma razão, terá deixado a sua família no Egipto, instalando-se na terra de Uz. Jó 15:10 dá a entender que o pai dele ainda estaria vivo no tempo do seu sofrimento – Também há entre nós encanecidos e idosos, muito mais idosos do que teu pai. – Issacar teria na altura cerca de 102 anos e talvez demasiado idoso para ir visitar o filho, visto que não se encontra entre os familiares que o foram visitar (Jó 42:11).
A figura e história de Jó coaduna-se com o nome de Jasube (ele voltará) com o que o terceiro filho de Issacar é designado. Não há nenhuma indicação no texto que Jó teria sido um rei – edomita! – para poder ser identificado com Jobabe, descendente de Esaú.

A terra de Uz
Sabemos que Jó habitava na terra de Uz (Jó 1:1), que era situada no Oriente (Jó1:3).

A terra de Uz é mencionada apenas 2 vezes fora do livro de Jó: em Jeremias 25:20, e em Lamentações 4:21 – ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz –. Lamentações claramente associa Edom, região e povo da descendência de Esaú com Uz. Edom era situado a sudeste do Mar Morto, a sul do ribeiro de Zerede.
Quem era esse Uz de quem a região tomou o nome? Encontramos três figuras com o nome de Uz.

O primeiro é o filho de Arã, filho de Sem (Gn 10:22-23). Em 1Cro 1:17 aparece como filho de Sem. É frequente netos serem incluídos nas listas de filhos. Uz é uma das 70 nações disseminadas depois do dilúvio (Gn 10). É uma nação da família dos Semitas. Beitzel (mapa p.93) coloca a nação de Uz a nordeste de Canaã, em direção ao Eufrates.
O segundo Uz é irmão de Buz, que era filho de Naor, irmão de Abraão, com Milca (Gn 22:21). Aqui, Uz é um nome pessoal; pode ter sido cabeça de um clã na região de Harã de onde era originário, e que fica muito longe para norte de Canaã.

Encontramos o terceiro Uz na genealogia de Seir, o horeu, morador do monte de Seir para onde Esaú foi habitar depois que se separou de Jacó (Gn 36:6-8) – Esaú, que é Edom, habitou no monte de Seir. Uz era filho de Disã (Gn 36:28), príncipe dos horeus, que por sua vez era filho de Seir (Gn 36:20-21).
Além de Esaú/Edom ter ido habitar na terra de Seir, ele também se aparentou com eles. Oolibama, terceira mulher de Esaú, era filha de Aná, que era filho de Zibeão, filho de Seir (Gn36:18,24-25). Daí Lamentações 4:21 – ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz.

Parece que podemos com alguma segurança concluir que a terra de Uz está associada a Edom e, portanto, que Jó habitava entre os descendentes de Esáu.
Ainda há os amigos de Jó. Será que a sua identidade nos ajuda a conhecer Jó melhor?

115 comentários:

  1. Até onde sei e pude ler e estudar, a tradução original em grego do livro de Jó faz referência ao nome dele realmente como Jobabe e o único nome escrito identicamente a este na bíblia fora o livro de Jó é ao do descendente de Esaú e não o de Issacar. Gn 36.34 menciona que reinou na terra Jobabe e quando este morreu Husão o TEMANITA reinou em seu lugar, e em Jó 4.1 vemos que o amigo de Jó, Elizaf era também TEMANITA então pela única grafia idêntica na tradução grega de Jó e a de Gênesis com o fato dos reis a bíblia de Jerusalém aponta Jó como descendente de Esaú e não de Jacó porque se fosse de Jacó a bíblia iria identificar sua genealogia como os hebreus fazem com a maioria dos personagens bíblicos hebreus. Como Jó provavelmente não foi hebreu/judeu, a bíblia não faz menção de sua genealogia com clareza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o seu comentário e analisei os seus argumentos. A conclusão a que cheguei é que continuo a favorecer a identificação de Job como filho de Issacar, filho de Jacó. Passo a explicar as razões.
      Primeiro. O texto na Septuaginta que diz que Job é Jobabe, rei de Edom, é um acréscimo ao próprio texto bíblico. Trata-se de uma espécie de nota ou comentário, que reporta à versão siríaca do Velho Testamento. Portanto, não é a Bíblia que faz esta afirmação.
      Segundo. Fui analisar melhor como se escrevem, no hebraico, as palavras Job e Jobabe nas várias ocorrências. Como não consigo aqui reproduzir os caracteres hebraicos, e a escrita de direita para a esquerda, escrevo o nome das letras que formam a palavra. Espero que seja compreensível.
      O nome de Job, no livro de Job, escreve-se com as seguintes letras, da direita para esquerda: ALEPH – YOD – VAV – BETH (e-yove). Significa: perseguido, hostilizado. Vem da raiz ALEPH – YOD – VAV (ayav).
      A maior parte das raízes dos verbos e palavras em hebraico tem três consoantes. Para formar palavras e conjugar verbos, outras consoantes são acrescentadas como prefixos ou sufixos, e há casos em que letras das raízes sofrem alterações.
      O comentário de Jamiesson, Fausset & Brown afirma que a única outra pessoa com este nome (Job) é o filho de Issacar. Em Gn 46:13, o filho de Issacar chamado Job, é YOD – VAV – BETH (yove). Caiu a letra ALEPH.
      Strong’s comenta que se trata talvez de uma forma de YOD – VAV – BETH- BETH (Jobabe), mas que é mais provavelmente uma transcrição errônea de Jasube (YOD – CHIN – VAV – BETH). Isto também diz o Léxico de Gesenius. Isto porque Num 26:24 e 1Cr 7:1 designa os descendentes daquele que em Génesis é chamado Job, Jasubitas, de Jasube. Jasube significa “ele voltará”. A raiz da palavra Jasube nada tem a ver com a raiz do nome de Job. Mas não é impossível que a mesma pessoa seja designada por dois nomes diferentes, com significados diferentes. Por exemplo: Esaú é também chamado Edom, Jacó é chamado Israel. Jasube seria o nome do ponto de vista dos israelitas que o viram partir para Edom; Job, o nome que demonstra que a pessoa foi objeto de sofrimento e perseguição.
      O nome Jobabe, filho de Zerá, rei de Edom (Gn 36:33) vem da raiz YOD – BETH – BETH, e significa algo como lugar deserto, uivador (Strong’s), um lugar onde animais selvagens uivam (Gesenius). As consoantes da raiz do nome de Jobabe nada têm a ver com as consoantes da raiz do nome de Job (ALEPH – YOD – VAV).
      Por isso, parece-me que a identificação de Job como filho de Issacar continua a ser a melhor solução.

      Eliminar
    2. Estou de acordo com voce irmão. Mas temos uma mulher, que para além de ser mulher, era ela pagã, a qual se converteu ao Pai, e tem a genealogia e a importância dela na vinda do Messias; Ruth, ou Rute.
      Paz.

      Eliminar
    3. Na bíblia de cronologia aparece a vida de Jó antes da vida de Abraão mais acho que eles viveu uma fase de tempos na mesma época pelas genealogias deles o que me diz

      Eliminar
    4. Resumindo: jo, job é realmente descendente de issacar? Sou uma criança na fé ainda e amo aprender, jo seria uma transliteração da palavra job ou jobabe?

      Eliminar
    5. Muito boa a resposta de Anne,através das raízes e histórias, podemos tirar as conclusões possíveis do estudo, uma vez que os nomes na época eram de acordo com as situações vividas e eram inclusive mudados, vemos como exemplo, vários nomes mudados e representativos na Bíblia, como Josué (Jesus),(hebraico), e tantos outros exemplos que podemos encontrar aqui. Outra coisa é se observarmos a cronologia da Bíblia, o livro de Jó, é colocado imediatamente após o livro de Gênesis, na escala cronológica, significando que Jó,é da mesma época.

      Eliminar
    6. Peço que visitem esta página e confiram a dissertação á respeito da origem de Jó. Ele fala que o patriarca Jó, não é o mesmo filho de Issacar...

      https://bibliotecadopregador.com.br/jo-era-neto-de-jaco/

      Eliminar
  2. Muito bom seu estudo, simplesmente espetacular e muito esclarecedor, concordo com vc sobre job como referência a pessoa de Jó.

    ResponderEliminar
  3. A mesmo podemos ver TB as referências dos amigos de Jó, como Elifaz que era filho de Esaú com Ada, seria possível Jó ser primo de Elifaz?? Ou Elifaz era primo do pai de Jó, visto que o pai de Jó, Issacar era filho de Jacó??? Me tira essa dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Legal mas seu hebraico está aportuguesado. O hebraico é escrito da direita para a esquerda e o seu está da esquerda para direita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela observação. Sei que o hebraico se escreve da direito para a esquerda. Mas os caracteres hebraicos inverteram-se automaticamente ao copiar o texto do Word para o blogger e não consegui reverter a situação.

      Eliminar
    2. Anne,como entender o capitulo 2:3 que diz:Indagou-lhe então Yahweh:"Observaste o meu servo Jó?Em toda a terra não há ninguém como ele;ser humano integro e justo, que ama e teme a Deus e se desvia do mal!...Se ele(Jó), era contemporâneo dos patriarcas, então, o próprio José e Issacar não eram tidos por Deus, como homens justos e íntegros? Lembrando que José era mais jovem que Issacar. Ou você entende a menção de Deus:"em toda a terra", como se referindo somente a terra de Uz?

      Eliminar
    3. Não me parece que esta expressão "ninguém há em toda a terra que ..." deva ser lida literalmente como tendo uma implicação cronológica e geográfica. É uma expressão, uma maneira de dizer. E se lermos a frase em Jó 2.3 toda com cuidado, parece-me que só Jó é aqui visado: ninguém há que tivesse mantido a sinceridade tendo sido consumido sem causa por incitação do diabo. Não houve nenhuma personagem no relato bíblico que foi tão massacrada como Jó e desta maneira específica. Lembrei-me também de Ez 14:14 e sgts. Job está ao nível de Noé e Daniel. Mais ninguém é mencionado, mas não poderia ter sido Abraão mencionado também? e Moisés? Por exemplo ...

      Eliminar
    4. Pelo que entendo, Jó era tão justo que foi escolhido para ser provado contra o próprio diabo. Noé era tão justo, que foi escolhido para construir a arca e ser um dos únicos à sobreviver ao dilúvio, e Daniel vivia em constante ligação com Deus, orava 3 vezes por dia e não se fala de nenhum pecado cometido por algum desses 3 em momento algum. Além disso, Noé e Jó não possuiam várias mulheres e eram monogâmicos, e Daniel era celibatário, algo que os diferenciava muito dos demais homens da terra. Já Abraão não estaria no nível desses 3, por ter duvidado que Deus faria Sarah gerar, e ter tomado Hagar como concunbina, gerando inclusive consequências negativas futuras, como a confusão entre Ismael e Isaque, e ainda expulsou a concunbina e seu filho para morrerem no deserto. E Moisés, cometeu um homicídio antes de fugir do Egito, também precisou matar muitos, tendo suas mãos sujas de sangue, e bateu na rocha quando Deus mandou apenas falar para a rocha emanar águas, tendo assim desobedecido à Deus e sido falho na fé. Lógico que são pequenos erros em comparação aos ímpios ou tantos outros seres humanos no mundo, mas já é uma grande diferença em relação à Jó, Noé e Daniel.

      Eliminar
  5. Não saberemos isso nem mesmo quando estivermos com ele, haja vista que lá não haverá lembranças daqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você está equivocado. A Seventh-Day Adventist Church (fundada por Ellen G. White, por causa das visões que ela tinha de DEUS), em uma das mais de 2.000 sonhos/visões que ela teve (todas ela relatava por escrito e contava aos amigos e membros da IASD [Igreja Adventista do Sétimo Dia], fundada por ela), ela disse veementemente que quando Jesus buscar os Salvos, nós julgaremos os perdidos por 01 MIL ANOS no Céu, e após esse período a a Nova Yerushalayim Shel Zahav iria descer na Terra, os mortos ressucitados e a sentença seria dada. Eles seriam exterminados pelo lago de Fogo e Enxofre (segunda morte/morte eterna = não é inferno/o inferno não é eterno) e a Terra sendo purificada seria refeita, e reinalgurada.

      Ainda assim teriamos todas as lembranças em nossas mentes e essas lembranças iriam se extinguir aos poucos através dos Milênios, ou seja, ainda choraremos a perda de alguém, e por isso a Bíblia diz que "ELE enxugará toda Lágrima", pois ainda estaremos chorando na Nova Terra "e não haverá mais pranto nem dor, pois todas estas coisas passaram" se refere ao futuro eterno, mas nossas lembranças não se desaparecerão de uma hora para outra mas sim aos poucos.

      Assista: https://www.youtube.com/watch?v=lBqK2Cntc9s (APOCALIPSE E NOVA TERRA - ano 2006)

      https://www.youtube.com/watch?v=AIfvqdZGVAU (o inicio de tudo - ano 2009)



      Assista também o último lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=XHjeDJbZOhU


      Ambos produzidos pela IASD em parceria com a SONY Pictures de Hollywood

      Eliminar
    2. Nova Jerusalém só vai ser na segunda ressureição, ou seja, após, o fim (a destruição total da terra), e não no arrebatamento. E sim, depois dos 1000 anos, e o diabo ter sido solto, e depois do juízo final: Apocalipse 19,20 e 21, assim Deus limpará e não mais haverá v:4 choro, tristeza, lembranças... porque são coisas da velha vida, velha terra - Apocalipse 21:1 e 4.
      Inferno= sofrimento = falta de Deus = quem n~çao ser salvo, terá a falta de Deus eternamente, ou seja, sofrimento eterno = inferno > logo, inferno eterno.
      Primeiro, Cristo, o Criador do cosmos, falou com clareza sobre a realidade irrevogável do inferno. Ele passou mais tempo falando sobre o inferno do que sobre o céu. No Sermão da Montanha (Mateus 5—7), Ele alertou seus seguidores explicitamente quanto aos perigos do inferno diversas vezes. No Sermão Profético no Monte das Oliveiras (Mateus 24—25), Cristo avisou seus seguidores repetidas vezes do julgamento por vir. E, em sua famosa história do rico e Lázaro (Lucas 16.19-31), Cristo retratou vividamente a finalidade do tormento eterno no inferno.

      Além disso, o conceito de escolha requer acreditarmos no inferno. Sem o inferno, não existe escolha, o céu não seria céu; o céu seria inferno. Os justos herdariam um céu falsificado, e os ímpios ficariam encarcerados no céu contra a sua vontade, o que seria uma tortura pior do que o inferno. Imagine passar toda a vida voluntariamente distanciado de DEUS, só para se encontrar involuntariamente envolvido em sua amável presença por toda a eternidade; a alternativa para o inferno é pior do que o próprio inferno, pois as pessoas, feitas à imagem de Deus, seriam desprovidas da liberdade e forçadas a adorar a contragosto.

      Cristo passou mais tempo falando sobre o inferno do que sobre o céu.

      Finalmente, o senso comum também declara que sem o inferno não há necessidade de um Salvador. Não é preciso falar muito sobre o absurdo de sugerir que o Criador deveria sofrer mais do que os sofrimentos acumulados para toda a humanidade, se não houvesse inferno do qual nos salvar. Sem o inferno, não há necessidade de salvação. Sem salvação, não há necessidade de um sacrifício. E sem um sacrifício, não há necessidade de um Salvador. Quanto mais queremos pensar que tudo será salvo, mais o senso comum impede essa possibilidade. -HANK HANEGRAAFF
      - I Coríntios 15:55 = ...Onde está , ó inferno, a tua vitória? = Pois não tem como sair dele, logo não tem vitória.
      -Marcos 9:43,44 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, - Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
      -Malaquias 4:1 PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como forno: todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.= não serão mais, pois não haverá lembranças deles.http://sejasaudetotal.blogspot.com/2014/02/pecado.html

      Eliminar
  6. Cada comentários mais profundo que o outro amém

    ResponderEliminar
  7. Cada comentários mais profundo que o outro amém

    ResponderEliminar
  8. Gostei dos vossos esclarecimentos, em-fim ...quem era o pai de jó ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ler com atenção a mensagem ... a minha opinião é que o pai de Jó era Issacar, um dos filhos de Jacó.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Nao tem como ser issacar pois issacar e filho de jaco e isso faria de jo um hebreu. E sabemos que JÓ e provalvemente um semita e o texto fala sobre elifaz filho de milca e naor, conteporaneo de abrao e jaco. Portanto jo continua sem genealogia outra coisa pra se obserba jo ele abencoava e amaldicoava e sacrificava jo era um sarcedote pois tinha alinca com o Deus altissimo e temor e desviava se do mal. Um sarcedote segundo a ordem de melquisedeque.
      E justamente ele por ser um sarcedote da ordem de melquisedeque ele nao poderia ser filho de issacar pois foge da ordem cronologica pois abraao ofereceu oferta a esss sarcerdocio do Deus altissimo.


      Jonatas.dutrasilva@gmail.com

      Eliminar
    4. Nao tem como ser issacar pois issacar e filho de jaco e isso faria de jo um hebreu. E sabemos que JÓ e provalvemente um semita e o texto fala sobre elifaz filho de milca e naor, conteporaneo de abrao e jaco. Portanto jo continua sem genealogia outra coisa pra se obserba jo ele abencoava e amaldicoava e sacrificava jo era um sarcedote pois tinha alinca com o Deus altissimo e temor e desviava se do mal. Um sarcedote segundo a ordem de melquisedeque.
      E justamente ele por ser um sarcedote da ordem de melquisedeque ele nao poderia ser filho de issacar pois foge da ordem cronologica pois abraao ofereceu oferta a esss sarcerdocio do Deus altissimo.


      Jonatas.dutrasilva@gmail.com

      Eliminar
    5. Permita-me responder às suas observações:
      - Elifaz, filho de Milca e Naor? Onde está isto escrito? Elifaz é temanita. Temã era filho de Elifaz, primogénito de Esaú (Gn 36:15). Esaú era irmão de Jacó. Portanto, Elifaz seria da mesma geração que Jó, quando admitimos que Jó é filho de Issacar como em Gn 46:13.
      - Jó sem genealogia? Jó tinha irmãos e irmãs (Jó 42:11) e tinha pai (Jó 15:10), portanto tem genealogia. E o pai de Jó ainda era vivo quando ele passou pela provação (Jo 15:10).
      - Jó era sacerdote da sua família, sim. Oferecia holocaustos segundo o número de todos os seus filhos (Jó 1:4-5). Isto não o faz sacerdote da ordem de Melquizedeque. A única outra referência que encontramos referente à ordem de Melquizedeque diz respeito a Jesus (Hb 6:20;7).

      Eliminar
    6. Anne, você quebrou o Jonatas ao meio !

      Eliminar
    7. Parabéns Anne, analisando todos os comentários, notei que o ato de falar sem evidências não vale, e a nossa querida Anne cita muitas passagens como prova, acredito sim que Jó viveu poucos anos antes de Moisés nascer, acredito tbm que era filho de issacar , porém foi morar no meio do povo de Esaú(edom), e mais, issacar um personagem tão esquecido que teve a honra de ganhar reconhecimento através de um justo em sua parentela e pelo fato de Jó ter saído do meio dos israelitas, por isso que não é contada sua história na genealogia dos israelitas. Como foi citado pela Anne, é mencionado que seus parentes foram visita lo, porém pessoas sem tanta importância na história para terem seus nomes mensionados . Anne, a melhor explicação já lida até hoje.

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Em Jó 22:15,16 Bíblia Versão ARC Elifaz fala do diluvio que aconteceu no "século passado" em um dilúvio veio sobre os homens iníquos. ..século são 100 anos, será que interpretei ao pé da letra? E com referência ao Temanita, em Jó faz referência a uma localidade chamada Temá (Jó 6:19) então pode não ter nada ver com Temã de Esaú. ...No livro faz registro a Sabá, Caldeus, e nenhuma referência a Abraão, o que encontramos sempre na história dos seus descedentes, o que leva a crer que talvez ele tenha sido descendente de Uz, filho de Arã, filho de Sem.Quanto à nacionalidade dos seus amigos, vemos vários nomes iguais na Bíblia, então não podemos ligá-los á alguém pelo nomenclatura, visto que pode ser coincidência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confira as localidades que cita nos versículos abaixo a título de curiosidade:
      20 e a toda a mistura de gente, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, e a Asquelom, e a Gaza, e a Ecrom, e ao resto de Asdode;
      21 e a Edom, e a Moabe, e aos filhos de Amom;
      22 e a todos os reis de Tiro, e a todos os reis de Sidom, e aos reis das ilhas dalém do mar;
      23 e a Dedã, e a Tema, e a Buz, e a todos os que habitam nos últimos cantos da terra;

      Jer. 25

      Bíblia CCB Android

      Eliminar
    2. Jó 22:16 diz que «Estes [homens] foram arrebatados antes do tempo», isto é, antes do seu tempo, no sentido de "na flor da vida". A hipótese de Jó como descendente de Uz, filho de Arã, filho de Sem, pode ser uma possibilidade, que não considerei, havendo muito mais elementos que apoiam a descendência de Abraão via Issacar e a localização em Edom. Se Jó for descendente de Sem, via Uz, sou de qualquer modo de opinião que o tempo em que vivia Jó não é duas ou três gerações depois do dilúvio, mas posterior ao tempo de Abraão, como defendo num recente post sobre Jó (julho 2016).

      Eliminar
    3. TEMA, como em Jó 6:19 significa "deserto". Também aparece em Is 21:14 e Jr 25:23.TEMA é também um filho de Ismael (Gn 25:15). Elifaz não pode ser descendente de TEMA porque geograficamente os descendentes de Ismael não são localizados em Edom, mas mais para sul, em frente do Egipto (Gn 25:18).
      TEMAN (palavra diferente de TEMA) significa "sul". Assim aparece em Jó 9:9, Ex 26:18,35; 27:9). TEMAN é filho de Elifaz (Gn 36:11, 15). TEMAN aparece, mais tarde, como cidade: Jr 49:7,20; Ez 25:13; Amos 1.12; Ob 1:9; Hab 3.3.
      O mais certo parece ser a identificação de Elifaz o temanita como descendente de TEMAN, filho de Elifaz,filho de Esaú. O que apoia a identificação de Jó como filho de Issacar.

      Eliminar
  11. Tomando por base os demais comentários,e Gênesis 36: 10. 46: 13. 1 Crônicas 7: 1. chegaremos a conclusão de: Jó era filho de Issacar, neto de Jacó, e era parente de Elifaz,um dos três amigos de Jó. Porem não se tem certeza de que Jó tem ido para o Egito, nada ainda, nos é fornecido de conhecimento ou informação de que ele, Jó, estivesse entre as almas que foram com Jacó, ao Egito.

    ResponderEliminar
  12. Tomando por base os demais comentários,e Gênesis 36: 10. 46: 13. 1 Crônicas 7: 1. chegaremos a conclusão de: Jó era filho de Issacar, neto de Jacó, e era parente de Elifaz,um dos três amigos de Jó. Porem não se tem certeza de que Jó tem ido para o Egito, nada ainda, nos é fornecido de conhecimento ou informação de que ele, Jó, estivesse entre as almas que foram com Jacó, ao Egito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Já é filho de Issacar, como refere Gn 46:13, ele foi com Jacó e toda a sua família para o Egito como diz Gn 46:8-15). Jó, na altura, ainda era criança. Não está escrito que ele voltou a sair do Egipto para ir para a terra de Uz. Isto é uma hipótese que se coloca, tendo em conta que em 1 Cronicas 7:1 o nome de Jó é substituído por o de Jasube, que significa "ele voltará", o que implica que ele se foi embora.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Shalom! Muito interessante sua posição em relação à Iyov. Apenas para somar informações, a literatura judaica e sua tradição passada por gerações após gerações colocam sim Iyov neste período, inclusive ele é colocado como um conselheiro do Faraó.

      Eliminar
  13. Quem ou o que é Raabe mencionada em Jó 09:13. Seria a mesma mencionada em Jó 26:12; Salmos 87:04; Salmos 89:10; Isaias 30:07; Isaias 51:09. Isto não seria um indicativo da época em que viveu Jó?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que Rahab possa ser um indicativo que permite situar uma época. O Léxico de Gesenius dá o significado de "orgulhoso, arrogante". Também é usado como epíteto ou nome emblemático do Egito. Em Is 51:9 é traduzido Egipto. Em Is 30:7 é traduzido "gabarola", referindo-se ao Egipto. Tambem em Sl 87:4 e 89:10 e possível que se refira ao Egipto.

      Eliminar
    2. Exacto irmã Anne, se refere a outro ser mitológico Leviatã. Rahab, ou Raab, Leviatã, Behemoth... figuras mitologicas, ou metáforas para o Egito, (por exemplo).

      Paz.

      Eliminar
  14. Poderia Jó ter ido ao Egito e lá ter tamanha riqueza, (se Jó tivesse ido ao Egito)? Não é razoável pensar que ele ficou lá até sua morte como os demais descendentes de Jacó? Iria Jò morar em Uz e deixar os demais "parentes" no Egito?
    Creio ser mais provável Jó ter existido fora do tempo de exílio. Ou antes ou depois, e até mesmo ser uma narrativa de um personagem sem ligação com os demais personagens bíblicos.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns e muito proveitosa esta matéria de estudo pois auxilia muito na análise e crescimento da palavra de Deus e muito boa sim a sua colocação pois segundo a sua opinião e isto deve ser respeitado pois veio em bom tempo esta estrutura Biblica e teológica.

    ResponderEliminar
  16. o importante de tudo é Deus olhar para cada um de nós e falar ao nosso respeito assim como falou de Jó em JÓ 1-8 amém

    ResponderEliminar
  17. estou estudando o livro de jó e vejo que jó era atribuladoe- e que ainda não tinha conhecido Deus,e que tambem apoiava seus filhos nas praticas pagãs ,no cap 42 ele (jó) diz agora vejo Deus .......como se esplica isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. A paz meu irmão , Jó Não era uma pessoa atribulada,Jó era uma pessoa que temia a Deus, ele apenas conhecia de ouvido, agora no cap.42 ele declara que agora estou vendo Deus,a confiança de Jó em Deus era tanta, que o próprio Deus permitiu que satanas tocasse em Jó, e ele (jó) não decepcionaria Deus,e assim aconteceu,Jó sabia em quem ele cria...

      Eliminar
  18. Esaú era irmão de Jacó. E José filho de Jacó foi próspero no Egito, tornando-o uma potência, e depois da morte de José, 400 anos é que Moisés tirou o povo da escravidão do Egito... Então, Elifaz filho de Esaú não era o amigo de Jó. E nem o Jó filho de Issacar era o Jó do livro de Jó. Se fosse no Egito, não estaria na terra de Uz como se refere o Cap 1 de Jó, e se tivesse na terra de Uz, nessa época, e fosse neto de Jacó, teria sido deixado pra trás??? - Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência levou consigo ao Egito.
    Gênesis 46:7 ao 27

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Darlene Guedes concordo plenamente com você e pra ser sincero, até agora não entendi a coerência da Anne Philip ao fazer uma matéria tão esclarecedora e manter uma outra opinião colocando de Jó como o filho de Issacar. Não entendo pq o ser humano tende a complicar coisas tão simples e tão óbvias... Se a história de Jobabe se passa em Uz, uma cidade edomita, com amigos edomitas: Elifaz de Temã, Bildade de Suá e Zofar de Naamá, todas cidades e descendentes de Edom, com um modo de se referir a Deus dos próprios personagens, diferente do Javista e ainda com uma invasão de Caldeus que contribuíram para a ruína de Jó, acho que fica MUITO ÓBVIO de que esse não era o tempo do exílio egípcio e nem muito menos o Egito.

      Menos achismo e mais pesquisa, por favor!!! E parabéns pelo post!

      Eliminar
    2. Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Job (Job 1.1). Jó, quem? Elifaz, o temanita. Bildad, o suíta. Eliú, filho de Baraquel, o buzita. Todos identificados, menos Jó. Portanto, tudo está em aberto. É comummente assumido que a questão da identidade de Jó permanece sem resposta decisiva. A identificação de Jó como filho de Issacar não é nova (não é invenção minha) e não é menos plausível ou menos óbvia que a identidade que lhe é dada por um comentário na Septuaginta que ele seja da linhagem de Esaú, considerada a interpretação mais tradicional. Aliás, temos o direito, senão o dever, de analisar se aquilo que é tradicional está mesmo correto (Atos 17:11). Tenho pesquisado, analisado e lido, e em meu ver os argumentos a favor de Jó como filho de Issacar são mais coerentes. Não é por viver em Edom que é edomita. Emigração não é algo de hoje mas de todos os tempos. Mas não é minha intenção contender. Não é importante quem é Jó exatamente face ao tema universal do sofrimento tratado no livro. E talvez seja por isso que a sua origem permanece um ponto de interrogação.

      Eliminar
    3. Eu acredito q era descendente de Esaú é mais óbvio

      Eliminar
  19. Acredito que Jó viveu mais do que os seus contemporâneos, se ele fosse viver apenas 70 anos, como seus contemporâneos, Deus deu mais 70 anos e ele viveu 140.

    ResponderEliminar
  20. Tudo isso é muito rico! Dá pra aprender muito, mas tenho uma pergunta, que em minha opinião é o mais importante sabermos para nosso crescimento espiritual:

    Vcs entendem que Jó foi provado por Deus com o objetivo de ser tratado?
    Que desde o início foi um PLANO de Deus e não ideia do diabo?

    ResponderEliminar
  21. Por favor, pode me dizer onde está escrito nas Escrituras que Jó foi provado? No início do livro de Jó, está escrito "A virtude, tentação e perdas de Jó". Jó foi tentado, Jesus foi tentado. E foram tentados pelo diabo, por aquele que ama a carnalidade. Foram tentados a blasfemar, a deixar Deus. Um plano de salvação é consequência na efetivação da Justiça Divina. E mais, para que sejamos curados do pecado que em nós habita pela carne. Para que o mau, o pecado, permaneça no seu lugar próprio, que é longe de Deus. Porque só os que forem salvos é que estarão na Glória com o Senhor. E o diabo tenta desde que esteve na Glória, conseguir aumentar os seus seguidores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dt 8:2 - E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto, estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos,ou não....

      Eliminar
    2. Estava me referindo a Jó e não a Israel...

      Eliminar
    3. Penso que se aplicam os mesmos princípios.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Deuteronômio 8:2 se aplica ao povo de Israel, porquanto, o fim deles é que foram destruídos no deserto, pelas transgressões, e não entraram/herdaram a terra prometida.
      Deuteronômio 8:16 “Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;”
      Já DT 8:16 se aplica aos seus filhos que o fim foram herdar a terra prometida. Mesmo que seriam castigados, assim como seus pais foram, mediante o castigo da desobediência. Deuteronômio 8:5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus.
      O Senhor permite as adversidades, as dificuldades, mas Ele nos socorre e nos provê. Assim, nos prova quão bom é. E Jó sabia disso, tanto que mesmo que seus filhos erravam, ele orava e oferecia holocaustos por seus filhos. E através de Jó, seus filhos eram santificados e de certo não eram castigados (Jó 1:5). O Senhor permitiu que Satanás tentasse a Jó, para provar para satanás que realmente Jó temia a Deus por amor a Deus ( Jó 1:8 a 12 ). Tanto que Jó ficou sem nada e doente e não deixou de temer e amar a Deus. Tanto que o Senhor se agradara dele e lhe devolveu tudo até mais do que possuía. O erro de Jó ao ser repreendido por Deus foi o de contender com seus amigos em seus debates. Jó 40:2 Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso. Jó 42:7 Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

      Eliminar
  22. não seria muita coincidência em Genesis 46/ 13 fazer referências aos filhos de dissecar, como sendo Tola,Piva,Jó, e Sinrom! e em 1° crónicas 7/1 o escritor falar sobre os filhos de dissecar como sendo:Tola, Pia, Jasube, e Sinrom? entendo que Jasube de 1° crónicas 7/1 é o mesmo Jó de Genesis 46/13, porque seria muita coincidência os outros 3 filhos de dissecar terem nomes iguais, acredito que Jó é o filho de dissecar mesmo é neto de Jacó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. 1° crónicas 7:1 (é só confirmação dos descendentes de Issacar por Tola, sendo essa descendência já na época de Davi: verso 2), dando destaque para Tola, e não para Jasube. Confirmando: do Êxodo até Saul, que também Davi: 1.491 – 1.095 a.C. Portanto, se fosse esse o Jó do livro de Jó, ele, estaria no Egito também. Mas, como o livro começa com “Havia um homem na terra de Uz...” dando ideia que estava lá, naquelas terras que por onde passaram. Veridicamente, Davi não existia em Gênesis 46:13: E os filhos de Issacar: Tola, e Pua e Jó, e Sinrom. = título “Jacó e toda a sua família descem ao Egito”: família: filhos e netos – Gênesis 46:7. Então: Tola, e Pua e Jó, e Sinrom, eram netos de Jacó, porque Issacar era um dos doze filhos de Jacó(Israel), portanto, não poderia ser o Jó do livro de Jó, pois fora para o Egito também. Havia muitos reinando em Canaã, antes que se instituísse os reis que governariam os povos que herdaram essas terras (os que com Moisés saíram do Egito, os quais seriam os herdeiros dessa terra prometida), dos quais, Bela filho de Benjamim foi o primeiro a reinar sobre esses povos de Israel. Davi era descendente de Judá, assim, como Saul era descendente de Benjamim (I Crônicas 8:1 a 33): Gênesis 46:21 e I Crônicas 8:1 E BENJAMIM gerou a Bela, seu primogênito... I Crônicas 1:43 E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei sobre os filho s de Israel: Bela filho de Beor; e era o nome da sua cidade Dinabá.

      Eliminar
  23. No Alcorão 6:84, Jó foi um descendente de Noé. A esposa de Jó confrontou-o.Jó entristecido, a advertiu dizendo que se algum dia recuperasse sua saúde bateria nela 100 vezes. Mas, não queria machucá-la porque a amava profundamente. Deus queria confortar o coração de seu servo devotado e paciente e o aconselhou “Apanha um feixe de capim, e golpeia com ele; e não perjures!” (Alcorão 38:44). :( :(

    ResponderEliminar
  24. Muito edificante! Anne Philip Santos, vc teria alguma outra rede social com tais estudos dos quais eu poderia seguir a fim de continuar a crescer em conhecimento? Ficaria grato.

    ResponderEliminar
  25. Jó viveu num período em que não havia nuinguém como ele na face da Terra, após a morte de José, homem íntrego e fiel a Deus, em 1567 AC e antes de 1430 quando Deus entregou a Lei povo de Israel, se Jó tivesse vivido após o tempo de Moisés ele não poderia atuar como sacerdote da família e nem oferecer sacrifícios.
    Jó teve ter nascido uns 50 ou 90 anos após a morte de José e 100 anos antes de Moisés. É provável que Jó fosse descendente de Jacó, pois Esaú ( Edom ) perdeu a benção de Deus por vender a sua primogênitura, além do mais a Bíblia é um livro que conta a História do Povo Israelita em diversos momentos, e no livro de Romanos 3:2 diz que aos judeus foram confiados a palavra de Deus, foi através dos judeus que Deus deu a lei, manifestou maravilhas, inspirou reis com sabedoria,etc. Concluindo eu creio que Jó não era edomita. Na minha opinião Issacar não era o pai de Jó, mas eu creio que Jó era israelita.
    Se Jó fosse edomita, uzita ou árabe o livro de Jó o identificaria como : Jó, o edomita, Jó, o uzita, Jó, o árabe. Todos os amigos de Jó são idenficados pelo lugar de onde nasceram, mas Jó é simplesmente Jó. O autor do livro de Jó era hebreu/judeu ( talvéz seja Moisés esse autor ), se Jó fosse estrangeiro ele diria isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corringido um erro meu :
      Jó deve ter nascido 50 ou 90 anos após a morte de José e morrido 100 ou 150 anos antes do nascimento de Moisés.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente que Jó era israelita. Se fosse de outra origem, isto seria dito, como no caso dos amigos. E também à luz de Rom 3:2.
      Quanto às datas que propõe, na cronologia, entre a morte de José em 2369 Anno Mundi e o nascimento de Moisés em 2433 só há 64 anos. Mas é plausível que Jó se encaixe neste intervalo, também sendo filho de Issacar.

      Eliminar
    3. Discordo deste ponto de vista, ainda que o respeite claro, de que a revelação de Deus estava restrita aos hebreus e seus descendentes. Entendo que o texto em Romanos 3:2 se refere aos israelitas como sendo o povo de Deus em sua plenitude no tempo da Antiga Aliança, e por isso eles receberam a maior parte das revelações diretas e/ou inspiradas. Contudo, não esqueçamos que Deus em toda a história nunca "prendeu-se" a grupos étnicos ou nacionais para revelar-se ao ser humano, ou mesmo deixou de usá-los para a realização da própria história exercendo sua plena soberania. Basta lembrar-nos de Melquisedeque (antigo rei de Salém), Raabe (de Jericó), Rute (moabita), Obede-Edom (filisteu, como foram também diversos outros companheiros de Davi), etc. Com Jó, provavelmente ocorreu algo semelhante a estes. Não esqueçamos ainda que vários dos povos do antigo oriente, ademais dos hebreus, foram descendentes de homens tementes ao único Deus. Assim, mesmo povos como Edom já sendo idólatras, poderia haver ao menos em seus primórdios famílias que mantiveram as tradições de crenças herdadas de Abraão e Isaque. E mesmo que assim não o fosse, alguns entre aqueles poderiam ter recebido revelação pessoal de Deus em suas respectivas famílias. Fazendo até um paralelo com a dispensação atual da Igreja de Cristo na Era da Graça, tem-se o relato de várias pessoas que mesmo sem ter tido qualquer contato com missionários ou cristãos, confessaram a Jesus como Senhor após terem recebido revelações individuais em suas vidas. Por fim, acredito que independente do escritor de Jó ser israelita, o que também creio ter sido, provavelmente a tradição oral que o originou veio de terras estrangeiras, como a terra de Uz, demonstrando o maravilhoso poder soberano e universal (não exclusivista) de Deus na História.

      Eliminar
  26. É um pouco difícil ele ser filho de Issacar, pois os descendentes dos quatro filhos de Issacar ( Tola, Sinron, Jabuse/Jó e Pua ) formaram grugos de famílias na tribo de Issacar. O livro de Números fala que os jasubitas, descentes de Jasube/Jó, os sinronitas, descendentes de Sinrom e os descendentes de Tola e Pua formaram grupos de famílias na Tribo de Issacar, eles se estabeleceram em Canaã juntamente com as outras tribos de Israel.
    Se Jasube for mesmo o Jó do livro de Jó, isso seria possível se Jó e seus descendentes fossem se juntar ao povo de Israel durante o Êxodo no deserto, ou seja todos os animais e as riquezas de Jó também seriam levadas.
    Isso põem um pouco em dúvida a questão de Jó ser filho de Issacar, mas por outro lado o fato de Jó conhecer tão bem a Deus e a menção do dilúvio, a criação da Terra,etc. apontam que Jó seja israelita.
    Na minha opinião, se Jó for mesmo israelita, ele deve ter fugido do Egito durante o período de escravidão dos hebreus.
    A paciência de Jó, a sua forte fé e integridade, mostram que ele é uma pessoa bem vivida, que já sofreu muito e tudo isso o aproximou mais de Deus, fazendo-o uma pessoa de fé,integridade,coragem,sabedoria,etc.
    Ao fugir do Egito, Jó se instalou em Uz onde foi muito abençoado por Deus.
    Mas tem a possibilidade de Jó ser filho de Issacar, mas nem tudo a gente sabe e talvez só saberemos disso quando estivermos morando lá no céu com Jesus Cristo.

    Anne eu quero te agradecer, eu estou aprendendo muito lendo os assuntos de seu site.😘

    ResponderEliminar
  27. Acreditando que Jó era um árabe, descendente de Abrão, temente a Deus: Gênesis 10 Descendentes de Noé - Gênesis 10:10[...] na terra de Sinear – Gênesis 10:18 [...] e depois se espalharam as famílias dos cananeus. – Gênesis 10:21Sem em Sinear- 22 Arã descendente de Sem, em Sinear- 23 Uz descendente de Arã em Sinear – Gênesis 36:32:Belá, filho de Beor, reinou em Edom. Sua cidade chamava-se Dinabá. Gênesis 36:33:Quando Belá morreu, foi sucedido por Jobabe, filho de Zerá(era filho de Reuel, que era filho de Esaú Gênesis 36:17 e Gênesis 36:2,3 Esaú casou com mulheres de Canaã e com Basemate, filha de Ismael e irmã de Nebaiote), de Bozra(fazia parte dos edumeus também). = Jobabe(filho de Zerá, que era filho de Reuel, que era filho de Esaú com a filha de Ismael Basemate, foi reinar no lugar de Belá que ficava em Sinear = montanhas de Seir que eram as terras dos descendentes de Uz-Arã-Sem). Jobabe foi reinar no lugar de Belá que ficava nas terras de Sinear e Uz também ficava nestas terras = Então esse Jobabe descendente de Ismael por parte de sua filha provavelmente era o Jó das terras de Uz. Sendo assim, não era israelita e sim árabe.
    Gênesis 36:20:
    Estes foram os filhos de Seir, o horeu, que estavam habitando aquela região:
    Lotã(que tinha a irmã Timna que era comcumbina de Ada filha de Elom- heteu=hitita), Sobal (I Crônicas 2:50,52,53 Calebe –Sobal-Quiriate-Jearim-Jetreus – quenezeus, queneu, sogro de Moisés- Midiã – povos do deserto – árabes).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os descendentes de Noé se espalharam pelo mundo a partir da terra de Sinear(Mesopotâmia), os descendentes de Sem, filho de Noé habitaram no Oriente Médio, incluindo o que é atualmente o país de Israel,a Arábia Saudita,Jordânia,Síria,Líbano,Irã,Arménia,China e muitos outros países. Uz, filho de Sem não ficou na terra de Sinear, ele e seus descendetes hatitaram no leste da Síria. Na antiguidade era muito comum os filhos adultos(junto com sua esposa e filho, servos,riquezas,etc.) se afastarem de seus pais para habitarem em terras distantes. O mesmo aconteceu com Abrão e seu sobrinho Ló, as suas riquezas eram tantas e seus escravos numerosos e resultava em conflito e os dois se separaram. As montanhas de Seir(que atualmente ficam na Jordânia) nunca foi terra dos descendentes de Uz e Arã(que habitaram na Síria). As montanhas de Seir foi primeiramente povoada pelos horeus, os horeus foram derrotados pelos edomitas que se apossaram de Seir, que passou a se chamar Edom. Na Bíblia a três Uz diferentes : Uz,filho de Arã; Uz,filho de Seir e Uz,filho de Naor. Os estudiosos e peritos em estudos e geográfia bíblica não indicam que algum desses “ Uzes ” habitou na terra de Sinear(o sul da Mesopotâmia[Iraque] ).

      E Jobabe não é descendente de Ismael.
      Esaú foi pai de Reuel, Reuel foi pai de Zerá e Zerá foi pai de Jobabe.
      Jobabe é descendente de Esaú, ou seja ele é edomita. Zerá,segundo a bíblia vivia em Bozra(a capital de Edom), sendo assim Zerá é edomita e seu filho Jobabe também é edomita. Não há nenhuma referência bíblica que indique que Zerá e Jobabe são descendentes de Ismael.
      SE JÓ FOR JOBABE, JÓ SERIA EDOMITA E NÃO ARÁBE. MAS VOCÊ ACREDITA QUE JÓ É ARÁBE, SE VC ACREDITA MESMO NISSO, VC TAMBÉM DEVERIA ACREDITAR QUE JOBABE NÃO É JÓ, POIS ISSO FARIA DE JÓ UM EDOMITA. Jobabe foi rei de Edom e era da cidade de Bozra(que fica em Edom).Jó não foi rei e ele era da terra de Uz. No livro de Jó não referencia de que Jó fosse rei, e não nenhuma menção a Edom ou Seir.

      Eliminar
  28. É provável que Jó seja arábe, mas a sua teoria tem muitos erros. Se Jobabe e Jó fosse a mesma pessoa, Jó não seria arábe,ele seria edomita, pois Esaú foi pai de Reuel,e Reuel foi pai de Zerá, e Zerá foi pais de Jobabe. Sendo assim Jó seria edomita. Eu creio que Jó não é Jobabe porque se ele fosse Jobabe, o livro de Jó indicaria que Jó fosse rei,pois o autor se preocupou em colocar informações sobre a sua familia e o lugar onde ele vive. A terra de Sinear( hoje fica no sul do Iraque ) e a terra de Seir/Edom ( hoje fica no sul da Jordânia ), sendo assim essas terras são muito distantes uma da outra e você não pode relaciona-los como se fossem próximas. É mais provável que a Terra de Uz, fosse povoada pelos descendentes de Uz,filho de Naor (provavelmente habitou no sul da Síria) ou Uz,filho de Seir(que habitou na terra de Edom,que foi conquistada pelos edomitas). As referência textuais mencionadas no livro de Jó indicam que A TERRA DE UZ FOI HABITADA PELOS DESCENDENTES DE UZ,FILHO DE SEIR. apesar de Jó viver na terra de Uz isso não quer dizer que ele seja edomita ou uzita/horeu, pois nos tempos antigos era muito comum os povos do deserto(edomitas,arábes,horeis,buzitas,suítas,naamatitas,ismaelitas,midianitas,etc.) habitar em um lugar que não seja a sua terra natal. Jó poderia ser de outro povo e mesmo assim habitar na terra de Uz.
    No meu último comentário eu sugerir a hipótese de Jó ser um israelita que fugiu do Egito no tempo de escravidão e foi morar em Uz onde foi abençoado por Deus com riquezas. Agora eu não considero mais esta hipotese, alèm disso isso seria um ato de traição, abandonar o seu próprio povo, parentes e amigos no Egito. Agora eu acho que Jó era estrangeiro, fiel a Deus; pois Deua não faz acepção de pessoas para Ele todos nós somos iguais. Qualquer um que seja fiel a Deus é aceito por Ele. O povo escolhido por Deus foi os Israelitas/judeus, mas isso não quer dizer que Ele não aceita estrangeiros entre seus servos. Alguns egípcios se juntaram ao povo de Deus durante o exodo, Raabe uma prostituta abandonou a falsa religião cananéia e ajudou os hebreus na conquista de Jericó ( Raabe se casou com Salmom e ela está presente na genealógia de Jesus ), Rute era moabita e foi abençoada por Deus, Moisés se casou uma midianita chamada Zípora, a Rainha de Sabá creu em Deus ao ouvir a sbedoria de Salomão. Qualquer um pode fazer parte do povo de Deus, se crer em Deus de todo seu coração, abandonar o seu mal caminho e se voltar para Ele. Sendo que os amigos de Jó eram de tribos arábes, acho que Jó também era arábe ou edomita. Eliú era de Buz ( tribo arábe que se estabeleceu no norte da Arábia ), Elifaz era de Temã ( tribo edomita ) e Zofar era de Naamá ( tribo arábe ). O autor do livro de Jó não especifica se Jó era edomita,israelita ou arábe; talvez porque Jó era uzita e descendente de Uz, o livro começa dizendo que Jó vivia em Uz. Se Jó for mesmo uzita o autor do livro de Jó não precisaria fazer uma outra referência a respeito da nacionalidade de Jó.
    Jó é um uzita, ou seja, ele é descendente de Uz,filho de Seir. Uz é uma tribo dos horeus, os horeus são considerados arábes por habitar na Península Arábica. Até mesmo os edomitas e amalequitas são considerados arábes.

    ResponderEliminar
  29. O Livro de Jó que provavelmente foi escrito por Moisés em 1473 A.C ou pelo rei Davi ou pelo rei Salomão por volta do século 10 antes de Cristo. O livro começa dizendo “ NA TERRA DE UZ MORAVA UM HOMEM CHAMADO JÓ.” o autor faz referência a terra natal/nacionalidade dos amigos de Jó. Mas não faz referência a nacionalidade de Jó, apesar dele ter se preocupado em escrever informações sobre sua riqueza,filho e animais.Talvez por que Jó fosse uzita(nativo de Uz) e não seria necessário fazer outras referências ao lugar ou nacionalidade de Jó.
    O que é um pouco estranho pois Moisés ( possível autor do livro ) escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia faz repetidas referências à nacionalidade de muitos homens. Não outra referência ao lugar onde Jó vivia no livro que leva o seu nome talvez pelo fato do livro ser muito poetico e se foca nos discursos de Jó e seus amigos; só os capitulos 1,2 e 42 desse livro estão escritos em prosa.

    ResponderEliminar
  30. É provável que Jó seja arábe, mas a sua teoria tem muitos erros. Se Jobabe e Jó fosse a mesma pessoa, Jó não seria arábe,ele seria edomita, pois Esaú foi pai de Reuel,e Reuel foi pai de Zerá, e Zerá foi pais de Jobabe. Sendo assim Jó seria edomita. Eu creio que Jó não é Jobabe porque se ele fosse Jobabe, o livro de Jó indicaria que Jó fosse rei,pois o autor se preocupou em colocar informações sobre a sua familia e o lugar onde ele vive. A terra de Sinear( hoje fica no sul do Iraque ) e a terra de Seir/Edom ( hoje fica no sul da Jordânia ), sendo assim essas terras são muito distantes uma da outra e você não pode relaciona-los como se fossem próximas. É mais provável que a Terra de Uz, fosse povoada pelos descendentes de Uz,filho de Naor (provavelmente habitou no sul da Síria) ou Uz,filho de Seir(que habitou na terra de Edom,que foi conquistada pelos edomitas). As referência textuais mencionadas no livro de Jó indicam que A TERRA DE UZ FOI HABITADA PELOS DESCENDENTES DE UZ,FILHO DE SEIR. apesar de Jó viver na terra de Uz isso não quer dizer que ele seja edomita ou uzita/horeu, pois nos tempos antigos era muito comum os povos do deserto(edomitas,arábes,horeis,buzitas,suítas,naamatitas,ismaelitas,midianitas,etc.) habitar em um lugar que não seja a sua terra natal. Jó poderia ser de outro povo e mesmo assim habitar na terra de Uz.
    No meu último comentário eu sugerir a hipótese de Jó ser um israelita que fugiu do Egito no tempo de escravidão e foi morar em Uz onde foi abençoado por Deus com riquezas. Agora eu não considero mais esta hipotese, alèm disso isso seria um ato de traição, abandonar o seu próprio povo, parentes e amigos no Egito. Agora eu acho que Jó era estrangeiro, fiel a Deus; pois Deua não faz acepção de pessoas para Ele todos nós somos iguais. Qualquer um que seja fiel a Deus é aceito por Ele. O povo escolhido por Deus foi os Israelitas/judeus, mas isso não quer dizer que Ele não aceita estrangeiros entre seus servos. Alguns egípcios se juntaram ao povo de Deus durante o exodo, Raabe uma prostituta abandonou a falsa religião cananéia e ajudou os hebreus na conquista de Jericó ( Raabe se casou com Salmom e ela está presente na genealógia de Jesus ), Rute era moabita e foi abençoada por Deus, Moisés se casou uma midianita chamada Zípora, a Rainha de Sabá creu em Deus ao ouvir a sbedoria de Salomão. Qualquer um pode fazer parte do povo de Deus, se crer em Deus de todo seu coração, abandonar o seu mal caminho e se voltar para Ele. Sendo que os amigos de Jó eram de tribos arábes, acho que Jó também era arábe ou edomita. Eliú era de Buz ( tribo arábe que se estabeleceu no norte da Arábia ), Elifaz era de Temã ( tribo edomita ) e Zofar era de Naamá ( tribo arábe ). O autor do livro de Jó não especifica se Jó era edomita,israelita ou arábe; talvez porque Jó era uzita e descendente de Uz, o livro começa dizendo que Jó vivia em Uz. Se Jó for mesmo uzita o autor do livro de Jó não precisaria fazer uma outra referência a respeito da nacionalidade de Jó.
    Jó é um uzita, ou seja, ele é descendente de Uz,filho de Seir. Uz é uma tribo dos horeus, os horeus são considerados arábes por habitar na Península Arábica. Até mesmo os edomitas e amalequitas são considerados arábes.

    ResponderEliminar
  31. 1ª parte do comentário: É absolutamente necessário o cuidado de ser perspicaz nas modificações regionais, devido a ocupações e possessões das demais características do relevo a cultura ... mediante as guerras e migrações referente aos povos da antiguidade.
    Gênesis 46:12,13 Título Jacó e toda a sua família descem ao Egito – E os filhos de Judá: Er, e Onã, e Sela, e Peres, e Zerá. Er e Onã, porém, morreram na terra de Canaã; e os filhos de Perez foram Hezrom e Hamul . E os filhos de Issacar: Tola, e Puva, e Jó, e Sinrom.
    Retomando apontamentos como Paulo em Gálatas 3:17 e Gênesis 15:16 e a Septuaginta e a versão Samaritana que reduzindo à metade o período de servidão de Israel no Egito (colidindo com o tempo de vida de Jó).
    *Jó 1:1,3 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó;... Este homem era maior do que todos do oriente.
    *Gênesis 42:11 vivia em sua casa e os amigos e seus conhecidos se condoeram e lhe deram presentes mil;
    O livro se refere inicialmente a Jó como um homem que possuía mais que os outros homens. Jó vivia em uma casa e que foi abençoado em dobro. Jó 34:7,8 O amigo de Jó também menciona ele como um homem comum. Jó com o acréscimo das bênçãos acrescido para Jobabe.
    Gênesis 36:33 Acreditando que Jó era o Jobabe, filho de Zerá, de Bozra e que reinou em Belá: *Sacrifícios em Bozra: Isaías 34:6 A espada do Senhor está cheia de sangue, está cheia de gordura de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o Senhor tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom.
    Amós 1:12 Por isso porei fogo a Temã, e ele consumirá os palácios de Bozra.
    *palácios e príncipes – são em relação a reis.
    *Gênesis 36:31,33,34 E estes são os reis que reinaram na terra de Edom... E morreu Bela; e Jobabe, filho de Zerá. de Bozra, reinou em seu lugar. E morreu Jobabe; e Husão, da terra dos temanitas, reinou em seu lugar.
    Grande chance de Jó/Jobabe e Husão/Husã terem sido descendentes de Zerá filho de Judá.
    *Gênesis 36:13 E estes foram os filhos de Reuel: Naate, e Zerá, Samá, e Mizá: estes foram os filhos de Basemate(filha de Ismael Gênesis 36:3), mulher de Esaú. E morreu Bela; e Jobabe, filho de Zerá de Bozra, reinou em seu lugar (Gênesis 36:33).
    * O pai de Etão/Etã e Ezer era Zerá, filho(gêmeo Gênesis 38:27-30) de Judá com Tamar (I Crônicas 2:1-6 e I Crônicas 4:1), e neto de Jacó, fora avô de Husã bisneto de Judá(Husã = Husão que sucedeu Jobabe (Gênesis 36:34) após sua morte, e que fora sucedido por Hadade(Gênesis 36:35), no reinado de Belá ) = I Crônicas 4:1,3,4 E estes foram os filhos do pai de Etã [...] E mais Penuel, pai de Gedor, e Ezer pai de Husã: estes foram os filhos de Ur, o primogênito de Efrata, pai de Belém. Se eles reinaram em Belá e eram filhos de Hur, então Belá era dessa região - I Crônicas 4:1.
    *Referência ao povo de Tamar mãe de Zerá filho de Judá, de Esaú e de outros povos como os temanitas :
    -Timna, Quezibe, Enaim, Adulão. - Filha de Seir, o horeu, e, portanto, irmã de Lotã e dos demais filhos de Seir. (Gên 36:20-22; 1Cr 1:39). Temã (Obadias 1:9) – Geremias 25:20-24 (povos misturados) E a toda a mistura de gente, e a todos os reis da terra de Uz, e a todos os reis da terra dos filisteus, e a Asquelom, e a Gaza, e a Ecrom, e ao resto de Asdode, e a Edom, e a Moabe, e aos filhos de Amom; E a todos os reis de tiro, e a todos os reis de Sidom; e aos reis, das ilhas de além do mar, A Dedã, e a Tema; e a Buz e a todos os que habitam nos últimos cantos da terra; e a todos os reis da Arábia, e todos os reis do misturado povo que habita no deserto.

    ResponderEliminar
  32. 2ª parte do comentário (amigos e amigas... excedeu o nº de caracteres por isso fiz em duas parte (essa e a de cima)I Crônicas 1:42 Ora, estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei sobre os filhos de Israel...
    Descendentes de Abraão e Isaque/povos misturados
    Reuél(de Esaú com a filha de Ismael)Sobrinho de Jacó. Zerá, de Bozra Jobabe(reinou em Belá)
    Judá (primo 1º de Reuél) com Tamar descendente de povos do deserto. Zerá Ezer Bilhã, e Zaavã, e Jaacã Husão da terra dos temanitas reinou no lugar de Jobabe em Belá.
    - Nos 140 anos de vida de Jó contempla as suas quatro gerações (Jó 42:16).
    Príncipes dos Horeus: Lotã,Sobal,Zibeon,Aná,Dissom,Ezer,Disã
    Reinaram em Edom antes que houvesse rei em Israel: Belá, Jobabe,Husão,Hadade.Sanlá.Saul Reobote do rio,Baal-Hanã,Hadar,
    Príncipes de Edom: Timna, Alva, Jetete,Aolibama,Ela, Pinom,Quenaz, Tema, Mibzar,Magdiel,Irão
    I Crônicas 4:1 [...] Carmi, [...] = Josué 71-26 I Crônicas 2:6,7 Josué 22:20 I Crônicas 1:42 I Crônicas 4:1 Gênesis 36:27 Judá Zerá Zabdi Zinri Carmi Acar/Acã.
    I Crônicas 4:1 [...] e Sobal [...] = as famílias dos zoratitas.
    I Crônicas 4:1 [...] Hur, [...] = /e estes foram os filhos do pai de Etão Jezeeel, e isma, e Ibdias [...] e Ezer , pai de Husá(Husa, Husã, Husão há diferenças nas traduções) : estes filhos de Hur, [...] Belém. Josué 18:14 Quiriate-Jearim cidade dos filhos de Judá.

    ResponderEliminar
  33. Notei que fiz um apontamento por engano na primeira parte do meu comentário e e estou corrigindo... : Grande chance de Jó/Jobabe e Husão/Husã terem sido descendentes de Esaú (Reuél e filha de Ismael)Zerá filho de Judá. E algumas traduções o descendente de Ezer é Husão e em outras está como é Bilhã, e Zaavã, e Jaacã (podendo ser Husão um destes dois primeiros ou descendentes destes). E Zerá avô ou bisavô de Husã bisneto ou trineto de Judá. Mas aponta ser descendente tanto próximo como mais longínquo. E a expressão "antes que reinasse rei em Israel" denota as aproximações dos períodos êxodo, juízes e libertadores e reis em Israel (primeiro rei foi Saul) em mais de quatrocentos anos, bem como o livro de Juízes.

    ResponderEliminar
  34. sou somente um curioso e apaixonado por antigas civilisaçoes,so entrei neste forom para ver se acho algo sobre s mudanças de linguas ja que existia uma so lingua universal,alguem sabe algo???

    ResponderEliminar
  35. Obrigado.. gostei muito esclarecedor.. DEUS continue te Abençoando muito , você sua casa e Toda sua família.. Sejam guardados e protegidos Em tudo no nome do CRISTO VIVO.... Felicidades.... DEUS cada dia mais te unha com mais e mais sabedoria dobrada... saúde multiplicada PAZ e prosperidade.... Abraço

    ResponderEliminar
  36. Amém um de seus postes acima, fala que jó tinha irmãos e irmãs jó 42.11 como podemos identifica-lo como filho de Isacar se as escrituras não mencionam filhas para Isacar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As listas genealógicas geralmente só incluem os filhos. Raramente há menção de filhas.

      Eliminar
  37. Não acredito, ainda que tudo seja possível especialmente quando não há evidências contrárias ou a favor, de que Jó seja filho/neto de Issacar com o você indicou. Realmente é difícil de acreditar que um hebreu/israelita não tivesse sua genealogia, ainda que parcialmente, descrita especialmente se o autor do livro for igualmente um hebreu. Outro fato que corrobora contra esta tese é que o próprio livro de Jó deixa claro que ele era um líder em sua cidade ou região, pois ele mesmo declara que pessoas o honravam à porta da cidade em seu primeiro estado feliz. Portanto, é bem mais provável que ele fosse descendente de uma família tradicional da terra de Uz, e dificilmente um descendente de estrangeiros hebreus. Isto não significa por outro lado que Jó tenha sido o Jobabe conforme indicado nos comentários da Septuaginta, embora considere menos improvável que a primeira hipótese. Seja como for, saber com certeza sua origem nesta mundo, creio que somente quando o encontrarmos futuramente no Reino de Deus, o que aqui entre nós, talvez então não fará muita diferença, como de fato, agora também não o faz a despeito de nossa tenaz curiosidade humana. Saudações!

    ResponderEliminar
  38. Se bem que Tiago 5:11 cita Jó repassado como que numa tradição oralmente, sendo que podemos concluir a sua veracidade, porquanto também testificam dele: Jeremias Ezequiel, Daniel, Paulo...

    ResponderEliminar
  39. Boa noite e que Deus nos abençoe sempre. Complementei a resposta anulada acima, para melhor compreensão... eu acho :) Seguindo a rota do nome Uz percebemos que:
    1º Uz dos descendentes de Arã irmão de Asfarxade, por parte de Sem(Gênesis 10:22,23 e Gênesis 11:28-32) – não podendo ser a Uz de Jó porque é muito distante e sem indicações que comprove ser.
    2º Uz dos descendentes de Naor/Milca (Gênesis 22:20,21) por parte de Tera, Asfarxade o irmão de Arã filhos de Sem - provavelmente, a Uz de Jó (Jó 31:38 “a minha terra ” os seus regos”) porque está entre os povos que praticaram as calamidades sofridas por Jó e dois descentes até sua época com esse nome. Uz de Jó: Jó 1:15,17,19 (sabeus e os 03 bandos de caldeus; grande vento dalém do deserto a atacaram) - cita três bandos, e por vezes, a Mesopotâmia fora conquistada por vários povos e retalhada durante a história das civilizações antigas - reinos e reis como Sargão de Acade, Hamurabi (Gênesis 10:10 e 14:1), Arioque, Cassi, reis egípcios, assírios Tiglate-Piléser III, Salmanazar IV, caldeus Merodaque Baladã (II Reis 20:12-19 e Jeremias 50:2), Esar-Hadom (II Crônicas 33:11,) Samas-Sumukin, Nabopolassar, Nabucodonosor, Evil-Merodaque, Nabonido, Ciro... como até sua época nos aponta o profeta Jeremias 50:1,8,10,21 “A PALAVRA que falou o Senhor contra Babilônia, contra a terra dos caldeus, por Jeremias, o profeta” e Jeremias 25:20 “E a toda a mistura de gente, e a todos os reis da terra de Uz”. Analisamos como exemplo, a época da Babilônia em ambos os lados do rio Eufrates(Jeremias 50:2 e II Reis 20:12-19) no 1norte e no 2sul, 3no princípio os pântanos salinos à foz do rio Eufrates e do Tigre o Merataim Jeremias 50:21, 4junto ao rio Quebar(rio/canal de irrigação próximo ao rio Eufrates) Ezequiel 1:3 contando aqui quatro vertentes de caldeus - Jeremias 50:1,8,10,21; Jó 2:11 que os três amigos (Elifaz, Bildade, Zofar) ficaram sabendo o acontecido com Jó e foram juntos e não é citado assim de Eliú e já aparece falando com ele, como que estivessem próximos ou na mesma região - “Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão” Gênesis 22:21; Jeremias 25:20,21 aponta Edom e a terra de Uz como que, não na mesma região, designando apenas uma Uz como regionalidade; Como vimos, Abrão e Naor –Gênesis 11:31 “Ur dos caldeus” e Gênesis 22:20,21; Ezequiel 1:3 (como cativo na época do cativeiro babilônico) filho de Buzy, o profeta, na terra dos caldeus; Eliú (buzita “da família de Rão/Arão” classe sacerdotal Jó 32:2 dos descendentes de Naor e Milca entre eles Uz, Buz e Betuel pai de Rebeca (Gênesis 24:15-Gênesis 28:2 esposa de Isaque filho de Abraão e pai de Jacó) e Labão que fora pai de Lia esposa de Jacó (Gênesis 29:23), sendo pais de Levi (Gênesis 29:34)pai de Rão/Arão e Moisés). Os caldeus fora um povo numeroso e forte ao longo da história dos povos.
    Jeremias cap.46 ao 50 (abcde,f,g,h) e Jeremias 25:18 ao 25: (12345678):
    1:Jerusalém e cidades de Judá;
    2:Egito;
    3:E a toda a mistura de gente, terra de Uz, terra dos filisteus, Asquelom, Gaza, Ecrom, Asdode, Edom, Moabe, Amom, Tiro, Sidom;
    abcde: Filisteus, Moabe, Edom, Amom, Damasco;
    4:ilhas além do mar;
    5:Dedã, Temá;
    6:Buz, e os que habitam nos últimos cantos da terra;
    7:Arábia, povos do deserto;
    f:Arábia
    8:Zinri, Elão, Média[...];
    g:Elão;
    h:Babilônia sul e norte, Caldeia, Merataim.
    3º Uz em Seir dos descendentes de Disã, não podendo ser a Uz de Jó, porquanto é de épocas e descendentes mais à frente e muitos longínquo de Jó. GN 36:20-28 e I Crônicas 4:3,4 (Eser e Disã são citados juntos. Portanto, suas cronologias têm que estar na mesma altura, mesmo que apareça/ou que fora encontrada só a de Eser).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paz nossa estou aprendendo muito com essas explicações,mas ainda ficamos na dúvida,na verdade não uns falam uma coisa e outros outras,acho q na verdade não nca vamos ficar sabendo quem era os antepassados de Jó,se era Jacó ou Esaú.

      Eliminar
  40. E, subentendendo, Jó 1:13-19 que os filhos não estavam na propriedade de que aconteceram as calamidades, consequente a esposa estava com eles, parecendo que não serviam a Deus (Jó 1:4-8 e Jó 2:6-10) e que os moços(empregados) é que morreram, e só um moço (empregado) de cada parte de suas propriedades ficava vivo para ir contar o acontecido a Jó (pasto de bois e jumentas, pasto de ovelhas, pasto de camelos, e sua casa) e Jó não estava nelas, Jó 1:6 ”E vindo” cultuar e Jó 2:1 E, “VINDO” - Jó fora depois de todos os aniversários/festas e depois que perdeu seus bens a um lugar onde se congregavam os crentes em Deus e Jó 2:11 ”vieram” os amigos de Jó vieram onde ele estava consequente onde foi morar depois que sua casa e seus bens foram destruídos, - Jó 1 a destruição dos bens materiais e Jó 2 da chaga que o acometeu. Jó 42:12 cita os bens em dobro, mas a família dele não. V13 mantém a quantidade de filhos e filhas.

    ResponderEliminar
  41. Mais uma indicação de que o 2º Uz dos descendentes de Naor/Milca (Gênesis 22:20,21)era a Uz de Jó e não localizada no oriente: Jó 1:3 "[...]era muitíssima gente ao seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente." Ou seja, Jó era mais rico do que os homens ricos do oriente, e comparando-o aos árabes.

    ResponderEliminar
  42. Oi pessoal espero que todos estejam bem e que Deus nos abençõe sempre. Ainda em estudo esse maravilhoso estudo que a Anne nos proporcionou :) JÓ 2:11[...] VIERAM CADA UM DO SEU LUGAR: ELIFAZ O TEMANITA, E BILDADE O SUÍTA,
    E ZOFAR O NAAMATITA; [...] E JÓ 22:15,16 DIZ DO DILUVIO EM SÉCULO PASSADO, MAS CONSIDERANDO AS IDADES CITADAS DESDE NOÉ A ABRÃO ( GN 11), VEMOS QUE SE PASSARAM MAIS DE MIL ANOS , ENTÃO A REFERÊNCIA DE ELIFAZ “SÉCULO PASSADO”, SÓ PODE SER MILÊNIO PASSADO, E, OS AMIGOS DE JÓ SÃO DE DESCENDÊNCIA DE TERÁ: ABRAÃO/AGAR/QUETURA e NAOR/MILCA: CAM GN 10:6 PUTE CANAÃ CUXE RAAMÁ GN 10:7 QUETURA/ABRAÃO CANANÉIA (nome do pai Sua que era nome cananeu I CRO 2;3) - JOCSÃ/RAAMÁ GN 25:1-3I CRO 1:9,32SEBA E DEDÃDEDANITAS
    NAAMÁ-NAAMATITAS JOSUÉ 15:1,21,41 ZOFAR NAAMATITA JÓ 11TRINETO DE ABRAÃO? -SUÁ GN 25:1-3 I CRO 1:9,32 BILDADE SUÍTA – JÓ 8 TRINETO DE ABRAÃO?
    SEM GN 10:22,23 – I CRO 1:17 ARÃ (UZ ) E ASFARXADE TERÁ GN 11:25, 32 (MORREU COM 205 ANOS) AGAR/ABRAÃO ISMAEL GN 16:16(ABRAÃO 86 ANOS E MORREU COM 175 ANOS : GN 25:7) TEMÁ I CRO 1:28,30 ELIFAZ TEMANITA JÓ 4:1 E JÓ 6:19BISNETO DE ABRAÃO BASEMATE/ESAÚ GN 36:1-3 REUEL/EDOMITA GN 36:1-4 ZERÁ DE BOZRA GN 36:1-13 JÓ/JOBABE TRINETO DE ISMAEL E QUADRINETO DE ABRAÃO? – NOS DIAS DO SOFRIMENTO DE JÓ SEU PAI ERA AINDA VIVO E VELHO E HAVIA OUTROS MAIS IDOSOS AINDA JÓ 15:10.
    SEM GN 10:22,23 – I CRO 1:17 ARÃ (UZ ) E ASFARXADE TERÁ GN 11:25, 32 (MORREU COM 205 ANOS). NAOR/MILCA = FAMÍLIA DE RÃO/ARÃO GN 22:20,21 BUZ BUZITAS JEREMIAS 25:23 UZ e QUEMUEL. BETUEL GN 24:15 ARÃ GN 22:21 LABÃO /LIA GN 29 REBECA/JACÓ GN 28 - GN 21:5–GN 25:20(ABRAÃO COM 100 ANOS E MORREU COM 175 ANOS:GN 25:7).LIA/JACÓ LEVI GN 29:34 COATE GN 46:11-NÚMEROS 3:27 BARAQUEL O BUZITA JÓ 32:2 ELIÚ JÓ 32:2 DESC. DE NAOR/MILCA(IRMÃO DE ABRAÃO)MENÇÃO DO NOME ARÃO PODEDENDO SER OU NÃO RÃO:
    1-GN 10:22,23 SEM - ARÃ (HARÃ);
    2-I CRO 2:1 ao 9 JUDÁ/TAMAR – PERES- HEZRON – RÃO;
    3- JÓ 32:2 BARAQUEL O BUZITA DA FAMÍLIA DE RÃO – ELIÚ PARECE SER DA DESC. DE NAOR/MILCA QUE GEROU A CLASSE SACERDOTAL ICRO 27:17;
    4- GN 22:21 NAOR/MILCA - UZ E BUZ – QUEMUEL – ARÃ;
    5- GN 29:34 - I CRÔNICAS 6:1-3 NAOR/MILCA -BETUEL-LIA/JACÓ - LEVI – COATE – ANRÃO – ARÃO IRMÃO DE MOISÉS;
    6- I SAMUEL 1:1 - GN 29 – I CRO 6:1,2,33-38 NAOR/MILCA – BETUEL-LIA/JACÓ - LEVI – COATE - ISAR – CORÁ - ZUFE EFRATEU - O PROFETA SAMUEL (ÉPOCA DE DAVI) FILHO ELCANA/ANA (DAS MONTANHAS DE EFRAIM) – NÃO SENDO OBSERVADO MENÇÃO DO NOME ARÃO/RÃO DE DESCENDENTES = +- 10 GERAÇÕES CORÁ/ARÃO/MOISÉS A ELCANA/SAMUEL/REI DAVI.





    ResponderEliminar
  43. Quem aí aprendeu que se deve estudar Jó quando se converte? Eu também, Mas, aprende que isso é totalmente errado, pois Jesus disse (aprendei) de mim que sou manso e humilde de coração e encontrarei descanso para vossa alma. Mateus c11v25 e também diz em Colossenses c2v2 que o mistério de Deus é Cristo em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

    ResponderEliminar
  44. A conta da idade de Jó não pode estar certa. Se Jó tinha em Gado 7000, perdeu tudo e depois Deus lhe retribuiu o dobro do que tinha, gados 14.000, a idade não lhe foi tirada, ele continuou tendo 70 anos, ele não perdeu esses anos, levando- se em conta que Deus acrescentou seu tempo de vida em dobro, ele viveu mais 140 anos e assim só poderia ter vivido até os 210 anos e jamais até 140. Ni guerra perde a idade que tem. Mas é uma história muito controversa essa de Jó, a terra em que vivia,a época em que viveu, quem escreveu esta história, o fato de ter equivalentes dessa história na Mesopotâmia é no Egito...

    ResponderEliminar
  45. Já mais jó foi filho de isacar, Jacó durou 147 anos,seus filhos não chegaram essa idade, como jó viveu 210 anos, é 0 a possibilidade

    ResponderEliminar
  46. Tem um detalhe Muito importante, é quando no capítulo primeiro no verso 8, O SENHOR fala QUE NINGUÉM HA NA TERRA SEMELHANTE A ELE (...) E aí, em que época ele viveu ????? Que não havia outro igual a ele ?

    ResponderEliminar
  47. Que época é esta, que não havia outra pessoa igual a ele ? Pela fala de Deus no capítulo 1 verso 8, não pode ser numa época onde vivia os grandes nomes da Bíblia, seja os Patriarcas, os profetas, etc etc E aí ?????

    ResponderEliminar
  48. Concordo plenamente com o estudo e comentário de Anne, primeiro, para termos condições de participar do estudo com opiniões e afirmações, fica difícil compreender porque um ou outro faz determinado comentário se a pessoa nunca tiver estudado grego e hebraico, pois podemos determinar pelo estudo da raiz, da cronologia e referências aos diversos nomes no decorrer de toda a Bíblia que foi muito comum nela toda a diversidade dos nomes que eram representados pela mesma pessoa. Em cada país diferente que estivesse, eles teriam um nome dado a eles que representariam seus devidos nomes originais de seu país de origem.

    ResponderEliminar
  49. Penso que Jó viveu num tempo entre José e Moisés, que faz jus ao capítulo 1 v8 de Jó: "e não há na terra ninguém semelhante a ele(...)". Se Jó/Jobabe tenha sido descendente de Zerá de Bozra, que era filho de Reuel, que era filho de Esaú/Basemate(filha de Ismael), que era filho de Abrão/Agar, que era filho de Tera, pode ser que em Jó 15:10 "Também há entre nós encanecidos e idosos, muito mais idosos do que teu pai" e Gênesis 11:28 "E morreu Harã estando seu pai Tera ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos Caldeus.", um dos encanecidos possa ser Tera que viveu 205 anos perfazendo mais de quatro gerações de 40 anos.

    ResponderEliminar
  50. BOA NOITE A TODOS E ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM. DE FATO JOBABE DOS DESCENDENTES DE JOCTÃ NÃO É O JOBABE/JÓ: GÊNESIS 10:32 GERAÇÕES E NAÇÕES. DOS DESCENDENTES DE JOCTÃ (FILHO DE ÉBER, SEM, NOÉ), ALMODADE ATÉ JOBABE HOUVE 13 GERAÇÕES: GÊNESIS 10:25-30) E DOS DESCENDENTES DE JOCTÃ ALMODADE ATÉ JOSUÉ TAMBÉM HOUVE 13 GERAÇÕES, PORQUE: COMO NOTAMOS QUE NOS TEMPOS DE JOSUÉ HOUVE UM REI JOBABE (REI DE MADOM) QUE MORRERAM POR MÃOS DE JOSUÉ, JUNTAMENTE COM OS REIS: DE HAZOR (JABIM), DE SINROM, DE ACSAFE (JOSUÉ 11 E JOSUÉ 19:12-15,24, 27, 34, 36), E TODOS OS REIS E POVOS (DO LADO ORIENTAL E DAS MONTANHAS, ORIENTE, PARA A NASCENTE DO SOL...) E JOSUÉ 12:7, JOSUÉ 13:10, JOSUÉ 1:4. SENDO QUE DOS DESCENDENTES DE PELEGUE A JOSUÉ TAMBÉM NOS MOSTRA QUE FORAM 13 GERAÇOES: PODENDO OBSERVAR ABAIXO OS DADOS DA LXX. (SEPTUAGINTA) E O SAMARITANO: ABRAÃO NA CANAÃ ATÉ O NASCIMENTO DE ISAQUE (25 ANOS) + IDADE DE ISAQUE AO NASCER JACÓ (60 ANOS) + IDADE DE JACÓ AO ENTRAR NO EGITO (130 ANOS) + ISRAEL NO EGITO (215 ANOS) = 430 ANOS (GÊNESIS 15:13,16). 4ª GERAÇÃO DE ABRAÃO: 1 ISAQUE VIVEU 180 ANOS E COM 60 ANOS TEVE 2 JACÓ E ESAÚ, JACÓ VIVEU 147 ANOS E COM MAIS OU MENOS 50 ANOS TEVE SEU 3 PRIMOGÊNIO (COMPREENDENDO NETOS DE JACÓ, A GERAÇÃO NO EGITO. INCLUINDO MOISÉS E JOSUÉ). ENTÃO 120 ANOS + 97 ANOS + 215 ANOS = 432 ANOS
    GN 10 E 11: HABITANTES DA MESOPOTÂMIA: DESC. DE CAM E OS DESC. DE PELEGUE/ÉBER/SELÁ/ASFARXADE/SEM/NOÉ
    HABITARAM A MONTANHA DO ORIENTE: DESC. DE JOCTÃ/ÉBER/SELÁ/ASFARXADE/SEM (GN 10:26-31
    HETEUS, JEBUSEUS: ERAM DESC DE CAM/CANAÃ HABITAVAM TAMBÉM A MONTANHA DO ORIENTE ASSIM COMO OS DESC. DE SEM:
    JEBUSEUS, TRIBO QUE OCUPAVA JERUSALÉM NO TEMPO DA CONQUISTA ISRAELITA. TALVEZ FOSSE DA RAÇA DOS AMORREUS (JOSUÉ 10:5,6 ) EM NÚMEROS 13:29 SÃO CLASSIFICADOS COM OS HITEUS (HETEUS) E OS AMORREUS COMO HABITNTES DAS MONTANHAS.
    JEBUSEUS: GN 10:16 DESC. DE CANÃA/CÃO/NOÉ I CRÔONICAS 01:14, 19 GN 15:18-28 (DESDE O RIO EGITO ATÉ O RIO EUFRATES.
    NÚMEROS 13:28,29 O POVO PORÉM QUE HABITA NESSA TERRA É PODEROSO, E AS IDADES FORTES E MUI GRANDES: E TAMBÉM ALI VIMOS OS FILHOS DE ENAQUE. OS AMALEQUITAS HABITAM NA TERRA DO SUL;
    • E OS HETEUS, E OS JEBUSEUS, E OS AMORREUS HABITAM NA MONTANHA: E OS CANANEUS HABITAM AO PÉ DO MAR, E PELA RIBEIRA DO JORDÃO;
    • JOSÚE 14:6,13,15 CALEBE FILHO DE JEFONÉ O QUENEZEU – DA TRIBO DE JUDÁ, RECEBE HEBROM (QURIATE ARBA, E ARBA FOI DOS ANAQUINS- GIGANTES) COMO HERANÇA.
    • JOSUÉ 15:8 VALE DO FILHO DE HINOM DA BANDA DOS JEBUSEUS DO SUL: ESTÁ É JERUSALÉM. VALE DOS REFAINS BA BANDA DO NORTE (PARA O OCIDENTE):
    • NORTE, OCIDENTE: REFAINS
    • VALE DO FILHO DE HINON
    • SUL: JEBUSEUS
    • GN 12:6, 9 ABRAÃO CAMINHOU PARA O SUL ONDE ESTAVAM OS JEBUSEUS E DEPOIS POR CAUSA DA FOME NAQUELAS TERRAS, FOI PARA O EGITO.
    • JEBUSEUS: GN 15:18-21 QUANDO DEUS FALA A ABRAÃO ESSE POVO JÁ EXISTIAM.GN 13:18 ABRAÃO VOLTA E HABITA NOS CARVALLHAIS DE MANRE QUE ESTÃO JUNTO A HEBROM (JOSÚE 14:6,13,15).

    • ESDRAS 10 OS ISRAELITAS QUE CASARAM COM MULHEERES HETÉIAS E ALGUNS TIVEERAM FILHOS.
    GN 25:18 OS DESC. DE ISMAEL HABITARAM DESDE HAVILÁ ATÉ SUR, QUE ESTÁ EM FRENTE DO EGITO, INDO PARA ASSUR; E FEZ O SEU ASSENTO DIANTE DA FACE DE TODOS OS SEUS IRMÃOS.
    GN10:30 OS DESC. DE JOCTÃ HABIRTARAM DESDE MESA, INDO PARA SEFAR, MONTANHA DO ORIENTE.
    GN25:6 AS COMCUMBINAS COM SEUS FILHOS E DE ABRAÃO HABITARAM AO ORIENTE PARA A TERRA ORIENTAL.

    ResponderEliminar