0/ DE ADÃO A JESUS

 A cronologia de ADÃO A JESUS é agora apresentada em cinco capítulos separados (que substituem a anterior organização numa só lista):

1)      De Adão a Abraão

2)      De Abraão ao Êxodo

3)      Do Êxodo a Salomão (4º ano)

4)      De Salomão ao exílio

5)      Do regresso do exílio a Jesus

A cronologia é progressiva, começando com a criação do homem/Adão, expressa em anos ANNO HOMINIS (AH), com adição de anos a.C. (antes de Cristo).

Para introduzir datas a.C., temos que recorrer a uma data que nos é fornecida pela cronologia convencional através de um evento sincrónico. O ponto sincrónico é 596 a.C., a data (aproximada) consensualmente aceite para a destruição de Jerusalém no 19º ano de Nabucodonosor, rei da Babilónia.

Com esta posição, não nego o que tenho defendido, isto é: que deve ser a cronologia da Bíblia a orientar a cronologia da história do mundo antigo, e não ao contrário. Mas até se resolver o mistério envolto nas 70 semanas da profecia de Daniel, este é um compromisso que assumo.

Um dos objetivos do trabalho realizado para este blogue, foi ver se era possível elaborar uma cronologia desde Adão até Jesus (ou seja, quantos anos decorreram desde a criação de Adão até Jesus e situar todos os eventos bíblicos históricos nessa cronologia) utilizando, apenas, a informação fornecida no texto bíblico, não recorrendo a fontes externas.

Verificou-se ser possível até ao período do regresso do cativeiro na Babilónia na sequência do decreto de Ciro (livros de Esdras, Neemias e Ester). Permanece, no entanto, a questão – não resolvida - do tempo exato abrangido pelas 70 semanas da profecia de Daniel 9, que encerra a chave cronológica para transpor biblicamente o tempo até Jesus. A última data que podemos com certeza situar biblicamente é o 32º ano de Artaxerxes/Dario (Ne 13:6).

Algum texto em vermelho indica dúvidas quanto à datação do ocorrido e continua sujeito à análise, como, aliás, tudo o que está aqui escrito permanece sempre sujeito ao escrutínio, “examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas são de facto assim” (At 17:12).

Alerto também para algumas datas nesta cronologia atualizada que poderão diferir ligeiramente das datas usadas nas mensagens do arquivo.

Não tenho a pretensão de dizer que todas as datas nesta cronologia estejam rigorosamente corretas, mas outros chegaram a resultados idênticos ou muito semelhantes. Uma maior falta de rigor será consequência da transposição de datas AH em datas a.C.., isto devido em parte ao uso de calendários diferentes. Entre outros, na cronologia AH usamos anos bíblicos – começando em Abib/Nisan, as datas a.C. são naturalmente de janeiro a dezembro.





5 comentários:

  1. Anne.
    Admirado com o dominio imcomparavel e seu conhecimento a respeito do velho testamento, pergunto se você concorda com a data, interpretação, situado na última semana, das Setenta, Sendo: Batismo, Morte e o Apedrejamento de Estevão?
    Ele fará uma firme aliança com muitos, por imacSemana!!!!
    -Batismo ano 27
    ...desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, (até ao Ungido)...
    -Morte ano 31
    ...na metade da semana, fará (cessar o sacrifício e a oferta de manjares);...
    -Estêvão ano 34.
    Três anos e meio depois da cruz, ano 31, para que os judeus se arrependessem e aceitassem a Cristo como Nação, chegando ao ano 34, quando então, o evangelho começa a ser levado aos gentios...

    ResponderEliminar

  2. Pesquisar
    search icon
    Questões Bíblicas Respondidas
    Menu icon
    DESCUBRA COMO ...
    Receber a Vida Eterna
    Receber o Perdão de Deus
    GotQuestions.org > Português > Perguntas sobre fim tempos > setenta semanas
    PERGUNTA
    O que são as setenta semanas de Daniel?


    RESPOSTA

    A profecia "setenta semanas" é uma das mais significativas e detalhadas profecias messiânicas do Antigo Testamento. Encontra-se em Daniel 9. O capítulo começa com Daniel orando por Israel, reconhecendo os pecados da nação contra Deus e pedindo a Deus por misericórdia. Enquanto Daniel orava, o anjo Gabriel apareceu a ele e lhe deu uma visão do futuro de Israel.

    As Divisões das 70 Semanas
    No versículo 24, Gabriel diz: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade." Quase todos os comentaristas concordam que as setenta "semanas" devem ser entendidas como setenta "semanas" de anos, ou seja, um período de 490 anos. Estes versículos fornecem uma espécie de "relógio" que dá uma ideia de quando o Messias viria e alguns dos eventos que acompanhariam o Seu aparecimento.

    A profecia continua a dividir os 490 anos em três unidades menores: uma de 49 anos, uma de 434 anos e uma de sete anos. A "semana" final de sete anos é dividida pela metade. O versículo 25 diz: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas." Sete "semanas" são 49 anos, enquanto que sessenta e duas "semanas" são outros 434 anos: 49 anos + 434 anos = 483 anos.

    ResponderEliminar
  3. Depois dos 483 anos, restam ainda a ultima semana. Sete anos.
    Esses sete ultimos anos começam no ano 27 e terminam no ano 34. DC.
    Nesse periodo foi esperado a conversão e arrependimento da Nação Judaica. Coisa que não aconteceu.
    Por isso hoje nós somos o templo doEspirito Santo.
    Onde a gente vai, ali a verdade é manifestada. Por isso a lei deixou de ser escrita em pedra mas escrita nas tábuas intimas do coração...

    ResponderEliminar
  4. não gostei, prefiro a página como era até 2020.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. Com todo respeito a Anne e aos demais irmãos e irmãs, eu creio que a semana setenta está para se cumprir muito me breve, quando Cristo abrir o primeiro Selo (Apoc.6.1), e teremos a contagem de sete anos, a partir deste momento, e no final deste tempo, Ele vem novamente. Eu entendo que quando Cristo morre, Ele gera a Igreja e abre o Tempo dos Gentios, quando o veu do templo é rasgado de cima abaixo, e todos os povos agora podem ir ate Deus (Santo dos Santos), pelo sangue de Jesus. Esse tempo tem inicio e fim, que será a Consumação do Século, na parabola de Jesus do Joio e do trigo, quando termina esse grande intervalo entre a semana 69 e temos o inicio da semana Setenta. Jesus completa a semana 69 e sobe para o Pai, e retem a semana 70 com Eles.
    Quando se completar os acordos já iniciados no oriente medio, e com Israel (em setembro de 2020), se cumprira o verso 27 de Daniel 9. "Ele fará firme aliança com muitos por uma semana." E então Deus nos leva para o livro de Apocalipse, quando Jesus pega o livro selado com sete selos e abre o primeiro selo. Aqui é o inicio da semana setenta, e terminará no final da grande tribulação, quando Ele volta e pisa em Israel (Apoc.14.1). Nos tres anos e meio iniciais Jesus abre os quatro primeiros selos, e tambem caem os quatro primeiros flagelos das sete trombetas, pois todos eles acontecem dentro da semana profetica de Sete anos, a septuagésima Semana da profecia que o anjo Gabriel trouxe primeiro a Daniel, capitulo 9:24-27.
    A semana setenta, pelo que tenho visto e sentido dentro de mim, não segue uma contagem sequencial apos a ascensão de JESUS, mas estamos dentro de um grande intervalo de quase dois mil anos, de tolerancia e misericordia de Deus, que alguns chamam de tempo da graça.
    No tempo de Noé, quando ele termina a longa obra, Deus fala a ele que em Sete dias começariam as chuvas, e agora, creio que talvez ate o final do ano que vem, será solto os ponteiros do Relogio da Soberania e Gloria de Deus, e o mundo inteiro terá SETE anos cravados (como diz em Apocalipse, 1.260 dias e 42 semanas), divididos em dois tempos iguais.

    Não pertenco a denominação alguma e não sigo doutrinas teologicas diversas, mas apenas espero de Deus, a Unção, que nos ensine todas as coisas, atraves de muita leitura, estudo e meditação nas escrituras. Deus abençoe a todos.

    Daniel Prado Carneiro
    siloelife@gmail.com

    ResponderEliminar