25/12/2020

CRONOLOGIA DA DEDICAÇÃO DO TEMPLO

 

QUANDO OCORRE A DEDICAÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO ?

 

Elementos cronológicos:

1Rs 6:1 – No ano de 480 depois de saírem os filhos de Israel do Egipto, no ano 4º do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Ziv (este é o mês 2º), começou a edificar a casa do Senhor.

1Rs 6:37 – No ano 4º se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Ziv.

1Rs 6:38 – No ano 11º, no mês de Bul, que é o mês 8º, se acabou esta casa, com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em 7 anos.

1Rs 8:1-2 - Então congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os príncipes dos pais, de entre os filhos de Israel, diante de si, em Jerusalém, para fazerem subir a arca do concerto do Senhor, da cidade de David, que é Sião. E todos os homens se juntaram na festa, ao rei Salomão, no mês de Etanim, que é o 7º mês.

 

Questão:

À primeira vista estas datas não apresentam dificuldades. Contudo, estranhamos que, se a obra da casa terminou no 8º mês do 11º ano de Salomão, porque é que a dedicação ocorre no 7º mês, aparentemente antes de terminar a obra?

A questão que geralmente se coloca é: se o templo não estava acabado até ao 8º mês, como podia Salomão convidar para a festa de dedicação no 7º mês? Por isso, todos os comentários apontam para o 7º mês do ano seguinte, o 12º ano de Salomão, quase um ano depois de terminar a obra. Atribuem este atraso a vários motivos: o desejo de Salomão de encontrar a melhor oportunidade em que haveria um grande número de pessoas em Jerusalém, ou porque ainda havia um grande número de objetos a produzir ou preparativos a fazer, ou porque o ano seguinte seria um ano de jubileu.

A dedicação do templo foi feito em paralelo com a festa dos tabernáculos. Mas para ter muito povo em Jerusalém, não haveria necessidade de esperar quase um ano pela festa dos tabernáculos no 7º mês. E não me parece lógico esperar quase um ano para dedicar o tempo.  Podiam tê-lo feito numa ocasião mais próxima, a Páscoa, no 1º mês, que era aliás o mês em que fora dedicado o tabernáculo no deserto no tempo de Moisés (Ex 40:17).

E não há nenhuma indicação no texto bíblico de que era o início de um ano de jubileu.

 

Proposta de solução:

A dedicação ocorreu no 7º mês do 11º ano de Salomão.

Diz em 1Rs 6:38 que, no ano 11º, no mês 8º, se acabou (verbo KALAH, forma Qal perfeito) esta casa, com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha.

Se a dedicação fosse feita no 7º mês do ano seguinte (12º ano), não se poderia dizer que no 8º mês do 11º ano a casa se acabou com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha (1Rs 6:38). Porque a casa não estava completa, faltava o principal: a arca que foi trazida na festa que Salomão organizou no 7º mês para fazer subir a arca ao templo (1Rs 8:1-2).

Depois de uma descrição extensa das obras do templo nos capítulos 1Rs 6 e 7, é concluído – Assim se acabou (verbo SHALAM forma Qal imperfeito) toda a obra que fez o rei Salomão para a casa do Senhor: então trouxe Salomão as coisas santas do seu pai, David; a prata, e o ouro, e os vasos, pôs entre os tesouros da casa do Senhor (1Rs 7:51).

Então congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os príncipes dos pais, de entre os filhos de Israel, diante de si, em Jerusalém, para fazerem subir a arca do concerto do Senhor, da cidade de David, que é Sião. E todos os homens se juntaram na festa, ao rei Salomão, no mês de Etanim, que é o 7º mês (1Rs 8:1-2).

Parece-me que a obra terminou (mas sem o templo estar completo) antes do 7º mês, talvez no 5º ou 6º, e o templo foi dedicado no 7º mês. Como a arca e os vasos sagrados foram colocados no templo no 7º mês, só no 8º mês, depois da dedicação e da colocação da arca, se pode dizer que o templo estava completo, e que se acabou (verbo KALAH, forma Qal perfeito) esta casa, com todas as suas dependências, e com tudo o que lhe convinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário