15/11/2014

Eli e descendentes


Foram indicados para oficiar como sacerdotes Arão e seus filhos, a saber Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (Ex 28:1).

Arão, e seu irmão Moisés e irmã Miriã, eram filhos de Anrão e Joquebede (Ex 6:20). Joquebede era filha de Levi, que lhe nasceu no Egipto (Num 26:59).

Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o Senhor. Não tiveram filhos. Ficaram na linha para o sacerdócio, Eleazar e Itamar, que oficiaram como sacerdotes diante de Arão, seu pai (Lv 10; Num 3:1-4; 26:61; 1 Cro 24:1-2).

 
No tempo em que os Juízes julgavam em Israel, o único sacerdote a oficiar no tabernáculo a que é feito referência é Eli, e seus filhos Hofni e Finéias. Finéias, filho de Eleazar, apareceu no tempo de Josué (Jos 22) e depois da morte de Josué, no episódio da guerra com Benjamim na sequência da morte da concubina do levita (Jz 19 e 20). Mas este episódio teve lugar na época anterior à opressão de Cusã-Risataim (ver anteriores mensagens sobre Juizes).

Tomamos conhecimento de Eli em 1 Samuel, quando Elcana e sua mulher Ana subiram a Siló, onde se encontrava então o tabernáculo. Deus ouviu a oração de Ana, e nasceu Samuel, que se tornaria profeta.

Eli morreu quando a arca foi capturada pelos filisteus no seguimento da batalha catastrófica de Ebenezer. Anteriormente, já calculámos em que ano isto aconteceu no ano 2883 AH. Eli tinha 98 anos, nasceu portanto em 2785.

Isto significa que Eli nasceu no tempo em que Gideão era juiz. Portanto, tendo vivido tantos anos, foi contemporâneo de muitos juízes - Gideão, Abimeleque, Tola, Jair, Jefté, Ibsá (época em que nasceu Sansão), Elom e Abdom – e passado por vários períodos de opressão.
 

Eli é do “braço” sacerdotal de Itamar, filho de Arão (1Cro24:3).

Eli tinha dois filhos, Hofni e Finéias, cujo comportamento era tudo menos irrepreensível.

Eli foi advertido através de um homem de Deus (1Sam 2:27-36) com as seguintes palavras:

“Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai para que não haja mais velho nenhum em tua casa. O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar, será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma: e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade. Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéias: ambos morrerão no mesmo dia “ (vs.31-33).

Como isto aconteceu é narrado no decurso da história de Saul, David e Salomão.
 

ELI

 
FINÉIAS                                                              HOFNI

Hofni e Finéias morreram na batalha de Ebenezer, quando a arca foi capturada.

Nesse tempo, a mulher de Finéias deu à luz um filho, ao que deu o nome Icabode (ISam 4:19-2). Icabode tinha um irmão, chamado Aitube (1Sam 14:3).

                                             |                                           |
                                       AITUBE                                ICABODE
                                             |

                                    AÍAS, também chamado AIMELEQUE (1Sam 22:9,11)

No tempo de Saul, o sacerdote era Aías. Aías, filho de Aitube, irmão de Icabode, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Siló, trazia a estola sacerdotal (1Sam 14:3).

Quando David fugia de Saul, foi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque (1Sam 21:1-9). Estando lá também Doegue o edomita, este foi informar Saul. Saul acusou Aimeleque de traição e mandou matar os sacerdotes de Nobe (1Sam 22:6-23). Apenas Abiatar, um dos filhos de Aimeleque, conseguiu salvar-se e fugiu para David que lhe dá proteção (1Sam22:20-23;23:6).

                                        |
                                       ABIATAR

Abiatar ficou fiel a David durante a rebelião de Absalão, tendo levado a arca de volta para Jerusalém quando David fugira. Juntamente com Zadoque, ficaram na cidade, servindo de informadores a David. Por meio dos filhos deles, Aimaás e Jónatas, mandavam notícias a David do que ouviam na cidade. (2Sam 15:24-29,35-36; 17:16-21;19:11).

Porém, mais tarde, sendo David já velho e Adonias conspirava para usurpar o trono, Abiatar seguiu e ajudava Adonias, juntamente com Joabe, o comandante do exército de David (1Rs 1:5-8). Enquanto Zadoque permaneceu fiel a David.

Zadoque e Abiatar foram sacerdotes durante todo o tempo do reino de David (2Sam20:25).

Quando Salomão sobe ao trono, ele expulsa Abiatar do sacerdócio (1Rs 2:22,26-27,35). A linhagem sacerdotal de Arão fica agora reduzida a linhagem de Eleazar.

                                            | 
                                      JÓNATAS, filho de Abiatar (2Sam 15:27)

Jónatas é o último descendente de Eli de que é feito menção. Não sabemos o que aconteceu com ele.


Uma certa confusão pode resultar da leitura paralela de 1 Cro 18:16 e 24;6, 31, onde é feito referência a Abiatar e Aimeleque. No entanto, contrariamente ao que aparece na narrativa em 2Samuel e 1 Reis, Abiatar é mencionado como o sacerdote que ajudou David em Nobe e Aimeleque como filho de Abiatar. Isto parece ser uma simples troca de nomes pelo cronista. Troca de nomes retomada por Marcos 2:26.

62 comentários:

  1. O verdadeiro sumo sacerdote não era Eli e sim Uzi. Eli fez uma revolta contra Uzi estabelecendo um culto em Siló, mas a verdadeira linha sacerdotal permaneceu em Siquem (No Monte Gerizim). Consulte I Cronicas 6, e veja a verdadeira linha sacerdotal. Arão > Eleazar > Finéias > Abisua > Buqui > Uzi. O sacerdócio de Eli era fraudulento. Em Numeros 25:10-13 Fineias recebe o direito ao sacerdócio para sua linhagem perpetuamente. Portanto Eli sendo da linhagem de Itamar jamais poderia ter assumido a função de sumo sacerdote. Menos ainda Samuel que nem era da linhagem de Arão e sim da linhagem de Corá (primo de Arão e Moisés). Portanto o sacerdócio de Siló foi uma fraude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me, mas penso que a sua interpretação não é correta. Embora Eli falhasse em muitas coisas e fosse advertido pelo Senhor (1Sam 3:11-18), a Escritura não diz, nem dá a entender que ele foi um usurpador do sacerdócio.
      Os filhos de Arão, o primogénito Nadabe; depois Abiú, Eleazar e Itamar foram todos sacerdotes ungidos, consagrados para oficiar como sacerdotes. Mas Nadabe e Abiú morreram …. Porém Eleazar e Itamar oficiaram como sacerdotes (Num 3:1-4). Especificamente, o serviço das famílias de Gérson e de Merari (dos filhos de Levi) na tenda da congregação estava sob a direção de Itamar (Num 4:28 e 33).
      O pecado do povo relatado em Num 25, e a ação de Finéias, filho de Eleazar que fez cessar a praga sobre os filhos de Israel levou o Senhor a declarar à descendência de Finéias “a aliança do sacerdócio perpétuo”. Mas isto não significa que a descendência de Itamar tivesse sido destituída do sacerdócio. Nada é mencionada acerca disso. As duas famílias continuaram a oficiarem juntas.
      Eli não foi repreendido por ter usurpado o sacerdócio, mas por não cuidar da santidade da sua casa (1 Sam 3:3) e por conseguinte do templo.
      1 Samuel 14:3 diz de Eli, sacerdote do Senhor em Silo. Se Eli fosse um sacerdote fraudulento, certamente não dizia aqui que era “sacerdote do Senhor”.
      É a linhagem de Eli (“o homem da tua linhagem …) que foi amaldiçoada e afastada do altar (1Sam 2:27-36), o que foi cumprido depois dele, em Abiatar, no tempo de Salomão, cumprindo então a palavra que o Senhor havia dito sobre a casa de Eli em Siló (2Rs 2:27).
      Quando David estabelece os turnos dos sacerdotes (1 Cron 24:1-19), tanto os filhos de Eleazar como de Itamar formaram os turnos. E tanto Zadoque, de Eleazar, como Abiatar, de Itamar, foram sacerdotes no tempo de David (2 Sam 20:25). Abiatar traiu David, mas Zadoque permaneceu fiel a David e tornou-se sumo-sacerdote (1Rs 2:35; 1Cr 29:22). É nele que a promessa a Finéias se torna efetiva.

      Eliminar
    2. 1 Samuel 2 - 28. E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. - Bíblia

      Eliminar
    3. Que Deus te abençoe por este comentário Anne! Eu estou lendo o antigo testamento e ao chegar na história de Eli, me lembrei da aliança que Deus fez com Fineias e através do seu comentário todas as minhas dúvidas foram esclarecidas! Que o mundo tenha mais cristãos assim que esclarecem a palavra ao invés de distorcer as promessas de Deus!

      Eliminar
    4. O que eu entendo a respeito disso, é que o sacerdócio de Samuel foi propósito de Deus, ainda antes dele nascer, não foi em vão q Deus deixou ana sem engavidar por um tempo.Portanto não creio q foi fraude, e sim um plano de Deus em benefícios ao povo de Israel.

      Eliminar
    5. O SACERDÓCIO DE SAMUEL FOI UM PROPOSITO DE DEUS, POIS QUANDO O PROFETA DISSE A ELI Q DEUS IA COLOCAR UM Q FARIA SUA VONTADE, ELE SE REFERIA A SAMUEL,E NÃO FOI ENVÃO QUE DEUS CERROU A MADRE DE ANA POR UM TEMPO.

      Eliminar
    6. Samuel não era sacerdote da linhagem de Aarão. Portanto, não era sacerdote, nem foi sumo-sacerdote. Samuel é da linhagem de Ishar, filho de Coath. 1Cr 6:33-38
      Elcana, pai de Samuel, era, portanto, levita da família dos coatitas. Isto explica porque Ana levasse o seu filho à casa do Senhor para lá ficar.
      Samuel atuou como profeta, e como juiz depois da morte de Sansão.

      Eliminar
    7. Concordo plenamente.
      SAMUEL foi Profeta 1Sm 3:20-21 e foi Juiz 1Sm 7:15-17
      Mas Samuel não poderia ser Sacerdote porque além de ter nascido nas montanhas de Efraim (Efraimita por nascimento) era levita por genealogia, da descendência de Isar e não de Anrao que foi pai de Arão que deu origem a linhagem sacerdotal.

      Eliminar
    8. a maneira como foi descrita por langrei franzias é escarnecedora.

      Eliminar
    9. Sua dissertação me deu mais vontade de estudar teologia. Parabéns e que Deus te abençoe grandemente.

      Eliminar
    10. Sobre o comentário de Ediglei Sousa: Não se pode confundir filhos de Levi com Filhos de Arão. Os filhos deste último foram separados e consagrados para o sacerdócio, ou seja, para ministrar no altar do Senhor. Eli era da descendência de Itamar, o filho mais novo de Arão, logo era sim legítimo ministrador do sacerdócio da Herança do Senhor.

      Já os filhos de Levi, a saber: Gerson, pai dos Gersonitas, Coate, pai dos Coatitas e Merari, pai dos Meraritas, ficaram responsáveis pelas outras atividades do Tabernáculo e no período de Davi e Salomão responsáveis pelas atividades do templo. Vejam 1Crônicas de 23 a 26.

      Apesar de Arão ser da descendência de Levi, foram ele e sua descendência escolhida para o sacerdórcio perpétuo do Senhor.

      O caso específico de Fineias, o Senhor garantiu o sacerdórcio perpétuo a sua descendência em virtude do zelo ao Senhor relatado em Números 25, no caso da prostituição dos Israelitas com as Moabitas perpretado por Balaão, Filho de Beor, o famoso "Prêmio de Balaão" relatado em 2Pedro 2:15, Judas 1:11 e Apocalipse 2:14.

      Por fim, apesar de Deus ter separado o sacerdórcio para Arão e seus descendentes, isto não significa dizer que era exclusividades deles a ministração do sacerdócio, haja a vista que em Deus mandou o profeta informar a Eli sobre o que Ele o Senhor faria com Eli e seus filhos bem como sua descendência vejam em 1Samuel 2: 27 a 36 principalmente o verso 30 . Samuel entra como Sacerdote no lugar gar de Eli e seus filhos por causa do pecado deles e de vossas mortes repentinas, para que a Herança de Senhor não ficasse sem ministro, o que prova que apesar de Samuel não ser da descendência de Arão pode ser sacerdote, pois o compromisso do Senhor são com àqueles que são fiéis e o honram.

      A morte dos 85 sacerdotes em Nobe por Saul, em 1Samuel 22:18, é fruto da profecia contra os descendentes de Eli.

      Eliminar
  2. Será que ainda vai discordar. Hermenêutica e análise textual mano. Sem retoque. Muito bom

    ResponderEliminar
  3. os descendentes de Eli, perderam a sua autoridade espiritual herdada pelo sacerdote Eli, I REIS 2:35 (o rei pôs Benaias como comandante do exercito no lugar de Joabe e colocou o sacerdote Zadoque no lugar de Abiatar)Lembrando que Abiatar era o ultimo descendente de Eli com a função de sacerdote. Salomão era rei colocado por Deus, autoridade de Deus na terra,se cumprindo assim o que I SAMUEL 2:36,penso como seria difícil viver sem exercer a função de sacerdote,(1 REIS 2:27). Na realidade ele perdeu o seu serviço e não sabemos mais o que houve com Abiatar provavelmente...(1 SAMUEL 2:36 : e todos os outros descendentes de você que, por acaso, ficarem com vida terão que se curvar diante do rei para pedir dinheiro e comida e implorarão para ajudar os sacerdotes, a fim de terem alguma coisa para comer) explique melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando David organizou os turnos dos sacerdotes e levitas, contaram-se os levitas de 30 anos para cima. Eram em número de 38.000 no total. 24.000 para promoverem a obra da casa do Senhor (a construção do templo); 6000 oficiais e juízes; 4000 porteiros; 4000 para o louvor do Senhor com canto e instrumentos.
      Todos estes eram muitos e não estavam em Jerusalém ao mesmo tempo. A partir do tempo de David, os sacerdotes e os cantores eram divididos em 24 turnos, cada um oficiava durante uma semana em Jerusalém. O resto do tempo voltavam para a sua cidade.
      Aquando da conquista e divisão da terra de Canaã sob Josué, os descendentes de Levi não tinham parte no meio das tribos, mas receberam cidades e os seus arrabaldes para habitar (Josué 21). Deste modo podiam suprir suas necessidades, nomeadamente através da agricultura e pecuária, quando não estavam em serviço. Salomão mandou Abiatar para os seus campos em Anatoth (1Rs2:26), que era uma das cidades atribuídas aos sacerdotes filhos de Aarão (Josué 21:13-19).

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS

      Eliminar
  4. Excelente e condensado comentário de Anne Philip Santos. Parabéns. Deus lhe abençoe imensamente.

    ResponderEliminar
  5. Olá Anne Philip!
    Obrigado por suas explicações e a Cleide Ferreira, muito boa a sua pergunta.
    Grato, Eli Hudson

    ResponderEliminar
  6. Muito útil tais explicações. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. O que tenho a dizer é que Deus ao aprovar Samuel como sacerdote derruba toda crença de que sacerdote tinha que ser da linhagem de Arão .porque mais tarde o Sumo sacerdote e Pastor da igreja seria da linhagem de Judá. JUBÉR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samuel nunca foi o sumo-sacerdote. Era levita, e era profeta e juiz. Mas não sumo-sacerdote.

      Eliminar
    2. Bom diaa!!a paz .então vc pode me me explicar por que em 1Samuel capítulo 2 versículo 27 o profeta que a mando de Deus traz a profecia contra a casa de Eli e no versículo 35 ele diz que suscitarei para mim um sacerdote fiel,que procederá segundo o meu coração e a minha alma,e eu lhe edificarei uma casa firme,e andará sempre diante do meu ungido .de quem Deus está se referindo então se não é de Samuel?

      Eliminar
    3. Esse sacerdote fiel prometido por Deus é Jesus

      Eliminar
  8. VC é inteligente mas afirmo a vc sem medo de errar que Samuel era sacerdote juiz e profeta. Basta uma leitura bem pontuada pra vc entender os.

    ResponderEliminar
  9. Gente, só eu q queimo meus neuronios qnd leio q Fineias apareceu no tempo d Josue 22 e morreu mais d 300 anos depois ,por volta de juizes 18,20?? Ou era outro Fineias q taca sendo sacerdote ja? Kkk

    Nao q me escandalize com pessoas vivendo mais d 400 anos,mas quero so confirmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é outro Fineias, mas o mesmo. Explico: Apesar de os capítulos 17 a 21 de Juizes, onde aparece Fineias, estarem no fim do livro, eles pertencem cronologicamente ao princípio da época de Juizes, e não ao fim. Isto resolve o seu problema.

      Eliminar
    2. Ahh. Interessante. Vo dar uma olhada d volta la.

      Ainda sobre aparentes disparidades cronológicas ,mas fugindo um pouco do tema : o q vc me diz da carta que Elias mandou pro rei Jeorão, sendo q Elias ja tinha sumido? Acha q ele preparou previamente a carta, ou enviou ela pro Rei, a partir de um outro lugar ?

      Eliminar
    3. Esta dúvida é sugerida pela ordem da narrativa. Mas temos que ter em atenção que nem sempre a narrativa bíblica é uma narrativa cronológica. A cronologia tem de ser reconstruida através da sincronização de nomes e eventos. O que é dificultado porque a informação é frequentemente espalhada por vários capítulos e mesmo livros diferentes. É principalmente o caso de Reis e Crónicas, que tratam da mesma época e têm narrativas paralelas.
      Temos que situar os últimos atos de Elias no seu contexto cronológico:
      Acazias, filho de Acabe, rei de Israel, morre segundo a palavra de Elias (2Rs 1).
      Acazias, por não ter filhos, é sucedido por seu irmão Jorão. Jorão começa a reinar no 18º ano de Josafá (2Rs 3:1).
      O episódio de Elias ser elevado ao céu (2Rs 2), pela sua colocação na narrativa, deve situar-se algures durante o reinado de Jorão, mas não é dito exatamente quando.
      Em 2Rs 3 já temos uma intervenção de Eliseu na história do confronto com Mesa, rei dos moabitas. Mas isto não é necessariamente depois da elevação de Elias. Não podemos esquecer que Elias foi chamar Eliseu para o seguir muitos anos antes, provavelmente nos primeiros 5 a 6 anos do reino de Acabe, que reinou 22 anos e entretanto morreu, sendo sucedido por Acazias e pouco depois por Jorão.
      A carta de Elias aqui em questão (2Cr21:12) foi recebida por Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, depois que Josafá morreu e Jeorão ter matado todos os seus irmãos e ter ferido os idumeus.
      Jeorão reinou 8 anos, dos quais 4 em co-regência com seu pai Josafá. Todo o tempo de reinado de Jeorão, de Judá, é simultâneo com o de Jorão, filho de Acabe.
      O mais lógico e natural é situar a carta de Elias a Jeorão antes da sua elevação, para não estarmos a inventar coisas que não estão escritas. Tanto um como outro acontecimento ocorre durante o reinado de Jeorão e Jorão.

      Eliminar
    4. Alguém por favor poderia me dizer quem foi o sacerdote após a morte de Eli?
      Quem que ensinou Samuel nas coisas de Deus, do templo e tudo mais...
      Agradeço se alguém tiver essa resposta

      Eliminar
  10. Samuel não era sacerdote o povo que o via como sacerdote porque ele tinha sido criado no templo por eli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samuel era levita da linhagem de Isar irmão de Anrão pai de Arão e Moisés 1 Crônicas 6:33-38

      Eliminar
  11. Interessante mesmo. A cronologia vai pro beleléu nessa questão, igual a muito dos discursos proféticos, tema em cima de tema,sem intenção de seguir uma linha de raciocínio, literalmente Deus usando seus servos como megafones pra liberar oráculos e diretivas pra quem tem ouvidos.
    Agora, sobre a questao acima, quem sabe em algum Midrash ou em algum comentário de Flavio Josefo achariamos algo a respeito, pena nao ter nada completo ou satisfatório em .pdf, na internet, sobre os Midrash,pelo menos aqui na minha área.
    Valeu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a Josefo, para as épocas que não são contemporâneas dele, ele segue quase inteiramente o texto bíblico: não traz grandes novidades. os textos de Josefo estão na internet em vários sites até, pelo menos em inglês, em português não sei.

      Eliminar
  12. Queria saber sobre Icabod se ele teve filho?

    ResponderEliminar
  13. E possivel ser jeremias da casa de Itamar, ou seja, parente de Itamar descendente de fineias, filho de ELI?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anatoth era uma das cidades dadas aos filhos de Aarão no território de Benjamim (Jos 21:18; 1Cr 6:60). Sendo Jeremias filho de um sacerdote, ele pode ser da descendência de Eleazar ou de Itamar. Nenhuma informação nos é dada. Não vamos especular.

      Eliminar
  14. Mais seria a descendência de icabod?

    ResponderEliminar
  15. Se é o mesmo Finéias isto quer dizer que Eli era descendente de Eliazar e não de Itamar?

    ResponderEliminar
  16. Uma coisa, eu creio,ninguém entende, ou explica o agir de DEUS!

    ResponderEliminar
  17. Meu amigo vc seguiu a linhagem de Eleazar e não a de Itamar. Pela linhagem de Eleazar vc não vai encontrar Eli mesmo.

    ResponderEliminar
  18. Amei esses comentários. Vou dar uma pesquisada no blog, siu curiosa cm fatos biblicos

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Anne pelos seus comentários você é muito didadtica.

    ResponderEliminar
  20. Shalom,

    Desculpe mas você está equivocada.

    Segundo a Torah , lemos o seguinte em Números:

    32. E o príncipe dos príncipes de Levi será Eleazar, filho de Arão, o sacerdote; ele terá a superintendência dos que têm a seu cargo o santuário.
    (Números, 3)


    Logo , somente um dos filhos de Arão possuia a superintendência no santuário , e isso foi confirmado em Finéias como estatuto perpétuo em Números 25 .

    Logo , o Sumo Sacerdócio deveria ser seguido corretamente através de Uzi, coisa que acontece no livro de juízes, onde somente Eli aparece fazendo o serviço na tenda.
    Outro fator, é que a tenda de Eli se emclmtrsvs em Siloh, contrariando a Torah em Deuteronomio 27 é ordenado que o altar seja levantado no monte Gerizim ( versão samaritana da Torah) . Já na versão judaica , está monte Ebal , mas de qualquer maneira , em nenhum local da Torah vemos ordem para se fazer serviço sacerdotal em Siloh.

    Outro equívoco é acerca de Samuel, pois o mesmo não poderia administrar o óleo da unção (1Samuel 10:1 / 1Samuel 16:13) ou algum utensílio sagrado por ser um coatita (coraita) como vemos em Números 4:17 a 20 e Êxodo 30:30 a 33 .

    Sem contar que ao contrário do que a Torah ordena , Samuel ofereceu sacrifícios em outros locais de Israel (1 Samuel 11:15 / 1 Samuel 4:5 ) desobedecendo a Torah em Deuteronomio 27 e Levitico 17 .

    Logo , chegamos a conclusão que não há
    lógica O Deus de Moshe permitir que Eli e Samuel fizesse o que Ele mesmo havia proibido em Sua lei .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do sumo-sacerdote é, de facto,complicada e confusa. Procurei entender um pouco melhor, e as minhas conclusões (sugestões) estão em 4 mensagens que publiquei em 2019 em abril.
      Quanto ao uso do óleo por Samuel: para ungir um rei, não era certamente usado o óleo da unção que só podia servir para ungir as coisas santas do tabernáculo como os próprios sacerdotes (Ex 30:22-32). O próprio Senhor enviou Samuel a ungir Saul (1Sam 15:1) e David (1Sam 16.1 - enche o teu vaso de aceite). Há outras situações em que é um profeta a ungir um rei 2Reis 9:1-3).

      Eliminar
  21. Samuel foi sacerdote sim isso fica claro que ele oferece sacrifício em Gilgal e adverte Saul poe fazer sacrifício que não fazia parte de suas funções como rei. O sacerdote era o responsável por apresentar sacrifícios a Deus. 1 Samuel 1.27 -36 na profecia contra Eli, Deus fala que suscitar um sacerdote fiel, esse sacerdote era Samuel.

    ResponderEliminar
  22. Gente alguém pode me responder se o filho do Eli teve filhos aquele que era o mas velho o Horfi

    ResponderEliminar
  23. Só passando para parabenizar a Anne! Fantástica suas explicações. Bem fundamentadas e didáticas.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  24. Concordo com Anne.Acrescento uma informação sobre a linhagem de Samuel ,pois em 1 Crônicas 6:33-38 percebemos que Samuel era levita e por isso oficiou também com sacerdote.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu nobre, você está equivocado, apesar de em 1Crônicas 6:33-38 relatar sobre um Joel, filho de Samuel da descendência de Levi, não é o mesmo Samuel e Joel de 1Samuel 1:19 e 20 e 1Samuel 8:2... Apenas são homônimos, visto que o profeta Samuel era da Tribo de Efraim (Elcana seu pai - 1Samuel 1:1) e sobre Ana sua mãe não é informado sua origem na bíblia, mas tudo leva a crer que também era da Tribo de Efraim e não Levita.

      Eliminar
    2. Quanto à linhagem de Samuel. Elcana vivia na montanha de Efraim (1Sam 1:1). Isto não quer dizer que ele seja da tribo de Efraim. Os levitas receberam lugares para sua habitação dentro dos territórios das tribos (Josué 21 e especialmente vs 20-22).
      Compare também os nomes e a semelhança dos nomes dos descendentes de Elcana em 1Cro 6:33-38 , 26-29 e 1 Sam 1:1. Este Elcana é claramente descendente de Coath.
      Veja também minha mensagem publicada em 1/12/2018 sobre Samuel.

      Eliminar
  25. Na bíblia há muitos homônimos que podemos nos confundir, por exemplo Davi teria se casado com Ainoã de Jezreel, entretanto o nome da mulher de Saul era justamente Ainoã, e já vi pessoas confundirem uma com a outra, alegando que como Saul morreu para "legitimar" o reino a Davi, o mesmo teria se casado com a viúva de Saul...
    Fato bem semelhante ao que fizera Absalão ao se deitar com as concubinas de Davi em praça pública para "legitimar" o reino para si.
    Entretanto, o primeiro caso não é verdade, pois Davi se casou com uma outra Ainoã que a bíblia deixa claro ser de Jezreel que ficava na tribo de Issacar e Ainoã mulher de Saul era filha de Aimaaz provavelmente da tribo de Benjamin (1Samuel 14:50).
    O segundo caso é verdade, Absalão seguiu o conselho de Aitofel o gilonita, como se ver em 2Samuel 16:21.

    ResponderEliminar