Começando no
13º ano de Josias, este é o período em que Jeremias profetiza em Judá e
Jerusalém. O livro de Jeremias não é organizado de modo cronológico, mas vamos tentar
colocar os vários capítulos no seu lugar na história.
Naquele
tempo, falam também os profetas Naum, Sofonias e Habacuque.
Com as
primeiras deportações para Babilónia, assistimos também ao começo das profecias
de Ezequiel e da história de Daniel.
JOSIAS
AH 3364
Josias tinha apenas
8 anos quando começou a reinar e reinou 31 anos (2Rs 22:1).Ainda criança, o governo deve ter sido assumido interinamente pelo “povo da terra” (2Cr 33:25), até Josias ter idade suficiente para reinar. O “povo da terra” seria uma classe de pessoas influentes, da aristocracia, do poder militar, ....
Quando Josias
tinha 13/14 anos, tinha já duas mulheres: Zebida, mão de Jeoaquim (2Rs 23:36),
e Hamutai, mãe de Jeoacaz (2Rs 23:31). Jeoaquim nasceu em 3369, Jeoacaz, em
3371, aproximadamente.
Numa idade
tão jovem, Josias estava envolvido num casamento polígamo, proibido pela lei
(Gn 2:24; Lv 18:18;Dt 17:17). Mas estes casamentos foram arranjados antes de
ele começar a buscar a Deus e encontrar o livro da lei.
AH 3371
No 8º ano
do seu reinado, Josias (16 anos, ainda moço) começa a buscar a Deus (2Cr 34:3).Também nesse ano, nasceu Salum (= Jeoacaz).
AH 3376
13º ano de
Josias: Jeremias é chamado pelo
Senhor e começa a profetizar (Jr 1:2; 25:3).
É possível
que a primeira grande mensagem de Jeremias (Jr 2 a 3:5) pertença a esta época. Não se
descortina nela o menor vislumbre de perdão.
AH 3381
Tendo
derribado os altares, os postes-ídolose e as imagens de escultura, até reduzi-los
a pó, e tendo despedaçado todos os altares do incenso em toda a terra de
Israel, então voltou para Jerusalém (2Cr 34:7; 2Rs 23:20). O texto (2Cr 34:3-8)
dá a entender que a purificação da terra e da casa estava completada no 18º
ano de Josias. Naquele ano, Josias ordenou que o templo fosse reparado.Josias mandou Safã, o escrivão, a Hilquias, o sumo-sacerdote, para contar o dinheiro e entregá-lo aos que tinham a seu cargo a obra da casa (2Rs 22:3-7; 2Cr 34:8-13). Este dinheiro provinha das mãos de Manassés, de Efraim, e de todo o resto de Israel, como também de todo o Judá e Benjamim, e dos habitantes de Jerusalém (2Cr 34:9). Aparentemente, o dinheiro fora recolhido durante os anos em que Josias procedera ao derrube dos altares dos deuses estranhos, do 12º ao 17º ano do seu reinado.
Por essa ocasião, Hilquias encontrou o livro da Lei, que Safã leu perante o rei. O rei mandou-os consultar a profetiza Hulda (2Rs22:8-20; 2Cr 34:14-28) e ficou grandemente preocupado quando percebeu que era grande o furor do Senhor sobre eles porque não guardaram a aliança. O resultado foi que Josias lesse a lei perante todo o povo e fizessem aliança para seguir o Senhor e guardar os seus mandamentos. Todos anuíram a esta aliança, e de seguida celebraram a Páscoa (2Rs23:21-23; 2Cr 35).
2Cr 34:3-8 dá a entender que a purificação da terra e da casa terminou no início do 18º ano. Segundo 2Rs
23:4-20, parece que a purificação do templo teve lugar no 18º ano, antes da Páscoa. Contradição? Ou trata-se simplesmente de informação
complementar. As reformas que iniciaram no 12º ano continuaram no 18º ano, e
ainda foram reforçadas, depois de Josias ter tomado conhecimento da lei?
Durante o seu
reinado, Josias fez várias reformas para cumprir as palavras da lei (2Rs
23:24), e obrigou o povo a servir o Senhor (2Cr 34:33). Não houve rei
semelhante a ele que se convertesse ao Senhor de todo o coração. Nada obstante,
o Senhor não desistiu do furor da sua grande ira com que ardia contra Judá, por
todas as provocações com que Manassés o tinha irritado. Judá seria removido tal
como Israel o foi (2Rs 23:25-28), conforme também as palavras que foram ditas
pela profetiza Hulda, mas o mal não viria no tempo de Josias (2Rs22:18-20; 2Cr
34:27-28).
A segunda
mensagem de Jeremias, nos dias de Josias (Jr 3:6 a 6:30) oferecia uma garantia de perdão
desde que o arrependimento fosse genuíno e sincero. Mas Judá não se voltou de todo
o coração para o Senhor, mas fingidamente (Jr3:10). A reforma de Josias não foi
muito profunda. O arrependimento não passou de superficial. Depois da morte de
Josias, o povo voltaria rapidamente aos velhos hábitos.
A mensagem em
Jr 11 e 12 - “ouvi as palavras desta aliança” –
parece estar relacionada com a descoberta do livro da lei, o livro que fala da
aliança entre Deus e o seu povo. “Maldito o homem que não atentar para as
palavras desta aliança (11:4). Ouvi as palavras desta aliança e cumpri-as
(11:6)”, foi a mensagem que o Senhor mandou Jeremias apregoar nas cidades de
Judá e nas ruas de Jerusalém.
Os
homens de Anatote, terra natal de Jeremias, não gostaram da mensagem e
procuraram a morte do profeta (11:18-21). Anatote era uma cidade sorteada no
tempo de Josué para habitação dos levitas na região de Benjamim (Jos 21:18).
Mas um estigma pairava sobre Anatote porque Abiatar, último sacerdote da
linhagem de Itamar (ver mensagem Eli e descendentes), foi expulso do sacerdócio
por Salomão, porque ele tinha sido infiel a David. “Vai para Anatote, para teus
campos, porque és homem digno de morte”, cumprindo-se a profecia feita ao
sacerdote Eli, em Silo (1Rs 2:26-27).
Jr 14-15
poderá também datar do tempo de Josias. Comparar Jr 15:4 e 2Rs 23:26-27
Naquele
tempo, o poder da Assíra estava a encolher na sequência de rebeliões em todo o
império e do poder crescente da Babilónia.
Nesse tempo, ainda no reino de Josias, falou o profeta SOFONIAS, antes da destruição de Nínive (AH 3392 / 612 a.C.) e do fim do império da Assíria (Sof 2:13).
AH 3394
O Império
Assírio tinha sucumbido às forças aliadas de Babilónios e Medos. Ninive já caíra
(612 a.c.), seguido de Haran (610 a.C.). Como líder das forças aliadas,
Nabopolassar, rei da Babilónia, tomou para si os títulos dos reis que
conquistou. Ele é o “rei da Assíria” contra quem Neco marchava com um exército
para o rio Eufrates para o confrontar, em Carquemis.
Foi quando o
exército egípcio atravessou Judá a caminho do Eufrates, que Josias saiu de
encontro a Neco. “Então Neco lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu
contigo, rei de Judá? Não vou contra ti hoje, mas contra a casa que me faz
guerra; e disse Deus que me apressasse; cuida de não te opores a Deus, que é
comigo, para que ele não te destrua. Porém Josias não tornou atrás, antes se
disfarçou, para pelejar contra ele, e, não dando ouvidos às palavras que Neco
lhe falara da parte de Deus, saiu a pelejar no vale de Megido. Os flecheiros atiraram
contra o rei Josias … e ele morreu (2Cr 35:20-24).
Jeremias
compôs uma lamentação sobre Josias (2Cr 35:25). Esta lamentação não chegou a
nós. Mas “o pranto de Hadadrimom (um lugar) no vale de Megido”, mencionado em
Zacarias 12:11, refere-se, segundo os comentários, a uma lamentação sobre
Josias. A lamentação era tão grande que acabara por tornar-se proverbial para
expressar um pranto extraordinariamente grande (Jamieson, Fausset & Brown).
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