No
25º ano do exílio do povo judeu na Babilónia, 14 anos depois de ter caído a
cidade de Jerusalém, Ezequiel teve a visão de um grandioso templo.
Que
templo é este? O que representa este templo da visão de Ezequiel?
É um templo futuro?
Muitos
interpretam este templo como um templo futuro, de um futuro relativamente ao
nosso tempo, um templo que ainda há-de ser construído.
Contudo,
se olharmos simplesmente para o que nos é ensinado no Novo Testamento, podemos
afirmar que isto não pode de modo algum ser uma interpretação correta.
Repetidamente
é feito referência a sacrifícios animais (Ez 40:39-43; 43:18, etc.), a ofertas
de manjares (Ez 42:13), ao serviço levítico (Ez 44), ao sacerdócio da linhagem
de Zadoque (Ez 40:46; 43:19; 44:15). A Nova Aliança, com o seu melhor
sacrifício, melhor sacerdócio e melhores promessas, tornou tudo isto obsoleto
quando Jesus veio (Hb 9:1-15). Foi o próprio Jesus que aboliu o sistema antigo,
que era apenas temporário, uma sombra das coisas que haviam de vir.
No
templo da visão, os gentios (incircuncisos) ainda são excluídos do santuário
(Ez 44:9). Mas, pelo sangue de Jesus, os gentios já não estão separados da
comunidade de Israel. De ambos os povos fez um, e ambos temos acesso ao Pai (Ef
2:11-18).
Por
que razão haverá de existir um templo futuro que regressa ao passado? Se
acontecer, não será certamente da vontade de Deus. Seria renegar a obra de
Jesus na cruz e a sua ressurreição.
Já nem há qualquer razão para
continuar a existir um templo de pedra, porque a habitação de Deus passou a ser
no interior do homem. Não há mais necessidade de um altar para oferecer
sacrifícios: Jesus fez o derradeiro e perfeito sacrifício na cruz. E também já
não há necessidade de uma cidade terrena onde estivesse o nome e o trono do
Senhor, porque Deus se adora em espírito e em verdade, e porque a igreja é a
luz do mundo, a cidade edificada sobre o monte.
Se o templo descrito nos capítulos 40
a 48 do livro do profeta Ezequiel não é um templo futuro, vamos refletir sobre
o que poderá significar.
O contexto histórico e cronológico
Olhemos
para a história bíblica e a cronologia
dos factos.
Israel
estava no exílio na Babilónia quando Ezequiel teve esta visão. Embora longo, o
exílio seria temporário. Havia numerosas promessas de regresso à terra de
Israel (Jeremias 3:14-18; 16:9-5; 23:-8; 24:5-7; 29:10-14; 30:1-4,18-20; 31;
Ezequiel 11:16-20; 34:13; 36; 37).
Cronologicamente,
e pela natural lógica da história, o templo que Ezequiel viu era o modelo do
templo para o período que viria a seguir, com o regresso de Israel à sua terra.
O profeta devia anunciar e mostrar à casa de Israel o que estava vendo,
fazer-lhes saber a planta da casa e o seu arranjo, as suas saídas, entradas,
todas as suas formas, todos os seus estatutos dispositivos e leis, “para que
observem todas as suas instituições e estatutos e os cumpram” (Ez 40:4;
43:10-).
Deus
sempre deu ao seu povo o modelo do santuário que haviam de edificar para ele
pôr o seu nome. Moisés, o profeta, recebeu os planos do tabernáculo (Ex
25:8-9). David, o rei, recebeu os planos do templo (1Cr 28:11-19) que seria
depois construído pelo seu filho Salomão. Ezequiel, o “filho do homem”, recebeu
o modelo do templo da Restauração, que é o período que começa com o regresso do
povo à terra de Israel e culmina com a vinda do Renovo, de Jesus homem (Jr
23:5). E João, o discípulo amado exilado na ilha de Patmos, recebeu a visão da
Nova Jerusalém, a cidade santa, o tabernáculo de Deus com os homens (Ap
21-22:5), representação e imagem simbólica da realidade e culminar do período presente
da Nova Aliança.
A visão espiritual e a realidade material
A
medida em que a visão de Ezequiel havia de se cumprir no reino do natural, foi
cumprida depois do regresso do cativeiro.
Porém, o templo reconstruído por Zorobabel não correspondia à magnitude do templo da
visão de Ezequiel. Nem chegava a igualar a grandeza do templo de Salomão (Ag
2:3). Por isso, é geralmente interpretado como sendo outro templo, futuro.
Era
impraticável concretizar materialmente o templo da visão de Ezequiel. De certo
modo, porque era um período conturbado, com uma dura oposição dos adversários aos
planos de reconstrução da cidade e do templo. Também, o templo visionário era de
tal maneira colossal que seria difícil concretizá-lo em qualquer época. Podemos
deduzir que exprime uma realidade espiritual, muito mais do que uma realidade
material.
Não
há informações relativamente à planta do templo que foi construído por
Zorobabel, mas parece-me que as medidas terão sido as indicadas por Ciro. Terá
Deus mostrado um modelo a Ciro? Não nos esqueçamos que a época em que os Judeus
viviam naquele tempo era o que podemos designar como o “tempo dos gentios”, período
que começou quando Deus deu o reino a Nabucodonosor: Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder,
a força e a glória (Dn 2:37). Nabucodonosor era cabeça do primeiro reino e
Ciro, do segundo: O Senhor, Deus dos
céus, me deu todos os reinos da terra (2Cr 36:23).
Ciro
afirmou que Deus o encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém (2Cr
36:23). No decreto que ele baixou no seu primeiro ano, diz com respeito à casa
de Deus em Jerusalém que “seus fundamentos serão firmes, a sua altura de 60
côvados, e a sua largura de 60 côvados, com três carreiras de grandes pedras, e
uma de madeira nova (Ed 6:3).
Materialmente,
o templo era mais pequeno, menos rico e vistoso mas, por outro lado, a época da
Restauração era um tempo com uma realidade espiritual muito mais rica, e cronologicamente mais avançada no plano da salvação. Eram os
“últimos dias” antes da manifestação do Messias, dias de restauração para
Israel.
Observei
também uma diferença com as anteriores casas. Quando Moisés levantou o
tabernáculo, no primeiro dia do primeiro mês, a nuvem cobriu a tenda da
congregação e a glória (KABOD) do Senhor encheu o tabernáculo (Ex 40:34). De
igual modo, quando a arca foi introduzido no templo de Salomão acabado de
construir, no 7º mês (2Cr 5:3), a glória do Senhor encheu a casa de Deus (2Cr
5:14). Estranhamente, não há relato disto quando foi dedicado o templo de
Zorobabel (Ed 6:16), apesar de, em Ageu, Deus declarar a sua presença no meio
do povo (Ag 1:13; 2:5). Mas no templo da visão de Ezequiel, neste sim, a glória do Senhor enchia a casa do Senhor
(Ez 43:4-5; 44:4).
Aos
olhos do povo, a casa era como coisa de nada em comparação com o glorioso
templo de Salomão (Ag 2:3). Contudo, Deus disse “Encherei de glória esta casa”
e “a glória desta última casa será maior do que a da primeira” (Ag 2:7, 9).
Será
que este “encher de glória” foi realizado quando Jesus esteve e ensinava no
templo? Porque o templo que estava em Jerusalém no tempo de Jesus era aquele que
fora construído por Zorobabel, incrementado e enriquecido muito mais tarde pelo
rei Herodes e cuja planta inicial ficou irreconhecível, mas era o templo de
Zorobabel.
Ou
será que foi no dia de Pentecostes que a glória do Senhor encheu o templo?
Analisaremos
esta hipótese na próxima mensagem.
Muito enriquecedor
ResponderEliminarMuito esclarecedor,parabéns
ResponderEliminarExcelente suas indagações, Deus a abençoe.
ResponderEliminarEscalarecendo, antes que Essas linhas não tem objetivo nenhum de ofender, só admoestar. Esse é minha oração. Vi que a autora tem conhjecimenmto sobtre os fatos historicos e isso é muito bom. Realmente não é de fácil entendimento, as visões relativa ao Templo, que o Profeta Ezequiel teve, mas isso não deve nos limitar em nada, no que diz respeito a vontade do Eterno, no que se refere a ordem para a construção desse Templo de Ezequiel. Mas daí(em considerando essa dificuldade), dizer que é "É UM SIGNIFICATIVO ESPIRITUAL E NÃO MATERIAL, é um "perigo", pois não estaremos julgando o Eterno? Quando os homens querem "legislar sobre assuntos vindos pela profecia, fora de um ASSIM DIZ O SENHOR, sempre incorrerá em graves erros.Vc colocou que “Era impraticável concretizar materialmente o templo da visão de Ezequiel” e teve grande petulancia em dizer “Também, o templo visionário era de tal maneira colossal que seria difícil concretizá-lo em qualquer época.” Quem somos nós para deixar se levar por tais idéias, isso nos coloca em conflito direto com o PODER DE YHWH? Como o vaso dirá ao Oleiro, aqui e ali fizeste errado? Ele mesmo diz: "Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso há alguma coisa demasiado difícil para mim? Jeremias 32:27 Voce ainda quer nos colocar na mesma “rebeldia”, quando escreveu “Podemos deduzir que exprime uma realidade espiritual, muito mais do que uma realidade material”. Podemos não, você diz que pode. Eu não posso pactuar com isso, de forma nenhuma. Em especial, pela seguinte razão: como ali é mencionado sacrificios rituais, é de dificil aceitar, que se trata de um simbolismo somente “espiritual”. As coisas do Eterno são superiores as dos homens, e só isso em si, já me limita a pensar em interpretar ao meiu bel prazer, as Santa Palavras do Deus Altissimo. Quando a isso, não tenho dúvida nenhuma. Pela oração e contrição, busco entender os conceitos que o Senhor Deus de Israel colocou em sua Palavra, mas nunca por mim e sempre nEle, no Poder do seu Santo Espírito, qjue esse sim, nos capacita/capacitará para entender tais mistérios. O perigo que incorremos com tais colocações comoas tuas, induzindo outros a erros, como os nossos, tais como o que se vê nas linhas daqueles que deixaram aqui suas opinioes:“Muito enriquecedor, Unknown12 de fevereiro de 2020 às 14:48”Muito esclarecedor, “parabéns”. “Excelente suas indagações”, …. Creio ainda que o Eterno nos fará compreender como de fato deve ser compreendido, se o buscarmos com profundo interesse em realmente “conhece-lo” como Ele quer ser conhecido, pois é sua promessa “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.Jeremias 33:3 Almeida Revista e Atualizada. E mais em: “E assim como Ele deu aos discípulos o que tanto precisavam. "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lucas 24 : 45), "E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3 : 19); "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;" b- Agindo diferente disso, incorremos em estar entre aqueles que o Apostolo chamou de “nenés na fé”. "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento." (Hebreus 5 : 12). Como a principio falei, é um texto de difícil compreensão, mas não de ser compreendido, uma vez que nos apeguemos a YHWH, como Jacó se apegou ao Anjo e disse: ”NÃO TE DEIXAREI IR, SE NÃO ME ABENÇOARES”. E "Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo." (II Timóteo 2 : 7)
ResponderEliminarCaro leitor Desconhecido,
EliminarNão posso deixar de responder ao seu comentário. Porque não lhe posso dar razão quando continua a insistir em interpretar o templo de Ezequiel como uma promessa futura, como algo que espera que se construa em pedra, em Jerusalém, e onde voltem a sacrificar animais. Você acusa-me de induzir outros em erro, mas não fundamenta porquê.
Não disse Jesus que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade?
A interpretação que fiz não é ao meu bel-prazer. A Bíblia compreende-se através da Bíblia. Ezequiel recebeu a profecia quando Israel estava no exílio na Babilónia, quando ainda faltavam muitos anos para o povo regressar a Jerusalém. Ele devia mostrar o que viu à casa de Israel (Ez 43:10-11), naquele contexto e tempo bem específicos. E no contexto mais amplo da Lei, a que Israel ainda estava sujeito. E a Lei nenhuma coisa aperfeiçoou (Hebreus7:19). A Lei previa sacrifícios, oferecidos dia após dia pelos pecados. Mas Jesus ofereceu-se a si mesmo como sacrifício derradeiro, tornando totalmente inúteis esses sacrifícios. Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire o pecado. Os sacrifícios anunciavam a Jesus. Já não fazem falta. A carta de Paulo aos Hebreus é bem clara sobre este assunto. Não é de difícil compreensão.
Se Jesus entrou no verdadeiro santuário, no céu, e pelo seu sangue temos ousadia para entrar no santuário e não ficar à porta, atrás do véu como no templo de antigamente, quem quer regressar aos tempos passados quando hoje temos um melhor concerto? Um Novo Concerto, que envelheceu o velho! Não faz qualquer sentido voltar a um templo de pedra com sacrifícios. Isto é voltar às obras da lei. Isto é renegar a obra de Jesus na cruz. Isso, sim, é entrar em conflito com Deus. Deus não faz coisas contrárias aos Seus próprios desígnios. E creio que também tenho o espírito de Deus.
Amandos irmãos em Cristo Jesus, gostei de tudo que li aqui e parabenizo pelas explicações. Humildemente, oeço licença para indicar o "CANAL VENHA O TEU REINO" do irmão professor Ygor Guerreiro no youtube, onde irão encontrar vários estudos edificantes, inclusive sobre Ezequiel do 40 ao 48.
EliminarVai lá e confira. Tenho certeza que irão gostar!
Cuidado com esses canais associados a esse "Canal Venha teu Reino" pois ele se associa com canais como "Reino Eterno" do homem chamado "Luiz Shimoyama" juntamente com "Pedro Ururahy" que infelizmente são inimigos de Cristo, Claramente ensinam que Jesus seria um segundo deus com o Pai, claramente o Luiz Shimoyama disse isso de Alto e Bom som, além disso negam a trindade, e perseguem quem assim crê, cuidado com essas pessoas, elas não servem a Cristo, pelo contrário pervertem a fé dos irmãos.
EliminarOlá,Graça e paz no Senhor Jesus. Muito me enriqueceu o entendimento sobre o tema de Ezequiel 40-48. Não vejo razões para reconstrução de templo nos dias atuais.Hebreus explica claramente a obra Redentora de Jesus, que os judeus não a entenderam. Em Isaias 1.11-15 O profeta exorta a nação de Israel , que está farto dos sacrifícios e não se alegra com o sangue dos bezerros bem ovelhas. Agindo assim vós viesseis pisar os meus átrios. Não tragais mais ofertas inúteis; o incenso pra mim é abominação. Não posso suportar iniquidade nem mesmo ajuntamento solene.das vossas festas já estou cansado. As vossas mãos estão cheias de sangue. Além do que o Templo e a Tenda éram Figuras de Jesus Cristo.
ResponderEliminarEsse templo de Ezequiel não seria o templo do Milênio com Cristo e a igreja reinando na terra?
ResponderEliminarNão, não é e não pode ser. Penso que está suficientemente explicado na mensagem.
Eliminarhttps://miquels777.wordpress.com/2022/07/17/os-santos-anjos-tiveram-que-revelar-uma-nova-planta-do-templo-ao-profeta-ezequiel-porque-a-planta-do-primeiro-templo-de-salomao-foi-adulterada-pelo-arquiteto-hiram-abiff-que-era-um-ocultista/
EliminarLeiam artigo que publiquei no meu site para saber por que Deus teve que dar uma nova planta do Templo ao profeta Ezequiel para ser construído definitivamente em Jerusalém. Vcs nunca mais verão a Bíblia da mesma forma. Não desprezem o conhecimento, pois ninguém explica a Bíblia como Miqwells7.
Eliminarhttps://miquels777.wordpress.com/2022/07/17/os-santos-anjos-tiveram-que-revelar-uma-nova-planta-do-templo-ao-profeta-ezequiel-porque-a-planta-do-primeiro-templo-de-salomao-foi-adulterada-pelo-arquiteto-hiram-abiff-que-era-um-ocultista/
Paz perfeita a todos, sinceramente existem trechos na Bíblia sagrada de difícil interpretação, mas devemos comparar a Bíblia com a bíblia e deixar ela responder por si.a muitos ensinamentos no templo e em toda a sua estrutura. Quero deixar hebreus cap.10 quando o escritor diz que a lei e todos os sacrifícios do templo, e seus rituais são apenas (sombras) dos bens futuros e não a imagem exatas das coisas, esse capítulo da Bíblia ao meu ver enterra definitivamente a literalidade do templo de Ezequiel.
ResponderEliminarLeiam artigo que publiquei no meu site para saber por que Deus teve que dar uma nova planta do Templo ao profeta Ezequiel para ser construído definitivamente em Jerusalém. Vcs nunca mais verão a Bíblia da mesma forma. Não desprezem o conhecimento, pois ninguém explica a Bíblia como Miqwells7.
ResponderEliminarhttps://miquels777.wordpress.com/2022/07/17/os-santos-anjos-tiveram-que-revelar-uma-nova-planta-do-templo-ao-profeta-ezequiel-porque-a-planta-do-primeiro-templo-de-salomao-foi-adulterada-pelo-arquiteto-hiram-abiff-que-era-um-ocultista/
Olá, boa tarde!
ResponderEliminarMuito bem desenvolvido e bem escrito seu artigo sobre Ezequiel 40-48!
Mas eu fiquei com uma pergunta, em Ezequiel 47 ele fala sobre um rio que passará em muitas regiões diferentes, como até mesmo o Mar Morto (Ez 47.8). Como funcionaria isso, se o reino não fosse literal?