04/11/2013

SEM, CÃO, JAFÉ e CANAÃ

O primeiro período da história da humanidade, de Adão até ao dilúvio, não traz qualquer dificuldade no cálculo da cronologia.

Entre Noé, Sem e Arfaxade (que se seguem na linhagem de Jesus), há uma aparente descontinuidade.
Gn 5:32 diz que Noé era da idade de 500 anos quando gerou Sem, Cão e Jafé.

Trata-se de trigémeos? Ou consta apenas o ano de nascimento do primogénito?
Gn 7:6 diz que Noé tinha 600 anos (isto é, no ano 600 da vida de Noé) quando as águas do dilúvio inundaram a terra.

Gn 8:13 - No ano 601 da vida de Noé, no primeiro dia do primeiro mês secaram as águas e Noé removeu a cobertura.
Gn 11:10 – Sem era da idade de 100 anos quando gerou a Arfaxade, 2 anos depois do dilúvio.

Portanto, se o dilúvio teve lugar no ano 1656, Arfaxade nasceu 2 anos depois, portanto em 1658.
Como Gn 5:32 menciona Sem em primeiro lugar, estaríamos inclinados a dizer que Sem é o primogénito. Mas se isto fosse o caso Sem devia ter 100 anos quando o dilúvio começou e não 2 anos depois do dilúvio. Sabemos, porém, que Sem está incluído na linhagem da semente redentora que levará até Jesus, por isso ele é mencionado primeiro. Mas não é o primogénito.

Isto leva-nos ao tema do primogénito.
A história de Caim, Abel e Sete já nos revelou que ser o primogénito não significa necessariamente ser um elo na linhagem que garante a continuação da promessa de Gn 3:15, ou seja na linhagem genealógica de Jesus.

Caim era o primogénito. Mas Abel seria o herdeiro, se não tivesse sido morto, pelo que Eva disse quando deu à luz Sete: Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel (Gn 4:25).
Sem também não era o primogénito, mas era o herdeiro. Quem era o primogénito? Cão ou Jafé?

A maioria defende que Jafé era o mais velho e Cão o mais novo, baseado em Gn 9:24 que diz que Noé soube o que lhe fizera o filho mais moço, que por sua vez remete ao v.22 que diz que Cão, tendo entrado na tenda do pai, viu a sua nudez. Além disso, baseiam-se em Gn 10:21 (King James Bible) onde diz que Jafé é o irmão mais velho de Sem.
Aparentemente, não há que se enganar.
No entanto, relativamente a este último versículo, várias traduções (entre outras a que usamos de João Ferreira de Almeida) dizem que Sem é irmão mais velho de Jafé. Neste caso, Jafé será o mais novo e Cão o mais velho. Mas então o que fazer de Gn 9:24 que parece indicar que Cão era o mais novo?

Há prós e contras para as duas interpretações.

Proponho a seguinte hipótese:
- Cão é o mais velho, e perdeu o direito de primogenitura a favor de Sem, o segundo filho, o irmão do meio. Do modo como, provavelmente, Caim perdeu a primogenitura para Abel.

- Jafé é o mais novo. Nada é dito dele que lhe tivesse feito perder o seu direito de primogénito se ele fosse o mais velho.

- Canaã, filho mais velho e herdeiro de Cão, é o mais novo a que se refere Gn 9:24. Possivelmente foi adotado por Noé, tal como Jacó adotou como seus os filhos de José, Efraim e Manassés. Canaã é amaldiçoado porque Cão perdeu o seu direito de primogénito e, por conseguinte, foi excluído da linhagem da semente da mulher.

Penso que a solução pode ser encontrada no significado da terra de Canaã, a terra prometida, a terra da herança. De quem é a posse? A terra que pertence ao filho mais novo (considerando Cão o mais novo) passaria a ser a terra que Deus prometeu a Abraão? Logicamente, não deveria ser a terra do filho primogénito que passasse a ser a terra prometida, a terra que mana leite e mel, duplamente abençoada? E esta terra passaria a ser herança daquele que substitui o primogénito?
Olhemos para dois exemplos onde se trata de primogenitura: 1) Jacó e Esaú, e 2) a situação de Ruben, Judá e José.

Esaú vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó (Gn 25:27-34). Mais tarde, Jacó engana Isaque e recebe a bênção do primogénito (Gn 27:35), que teria sido de Esaú se este não tivesse vendido o direito. Esaú ficou sem bênção alguma (Gn 27:36-37; Hb 12:16-17).
Ruben, primogénito de Jacó, perdeu o direito e a bênção porque se deitou com a concubina de seu pai (Gn 35:22; 49:3-4). Em 1 Crónicas 5:1-2 lemos que Ruben não foi contado como primogénito e que a sua primogenitura foi dada aos filhos de José. De Judá veio o príncipe, porém o direito da primogenitura foi de José.

Depreendemos destes dois exemplos que o direito de primogenitura não era inalienável. O primogénito de facto podia perder este direito, por pecado, até mesmo vendê-lo.
Em que consistia esse direito de primogenitura e a bênção associada?

- Deus te dê do orvalho do céu e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto (Gn27:28) = prosperidade vinda da terra, porção dobrada (Dt 21:17)
- Sirvam-te povos, e nações te reverenciem: sê senhor de teus irmãos e os filhos de tua mãe se encurvem a ti (Gn 27:29) = autoridade, domínio, precedência (2 Cro 21:3)

- Maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar. (Gn27:29)
Esaú viveria longe dos lugares férteis da terra, sem orvalho que cai do alto. Viveria da espada e serviria a seu irmão (Gn 27:40).

Ruben perdeu o direito. Simeaõ e Levi também não entraram em linha de conta pela violência que fizeram (Gn 49:5-7). A autoridade, o domínio, o cetro passou a pertencer a Judá, quarto filho de Lia (Gn 49:8-12). A bênção do primogénito - a porção dobrada - foi para José, filho mais velho de Raquel (os filhos das concubinas de Jacó não entraram em linha de conta), através de Efraim e Manassés, filhos de José.
Depois de Jacó, o direito de primogenitura é repartido por dois. José recebeu o direito de primogenitura – a bênção da porção dobrada –, mas quem está na linhagem de Jesus é Judá, não José. Judá é o príncipe, que terá o domínio, de onde virá a dinastia de David, o rei.

Esta transmissão da primogenitura de Jacó para um filho de Lia e um filho de Raquel está em concordância com Deuteronómio 21:15-17: Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e uma e outra lhe derem filhos, e o primogénito for da aborrecida, no dia em que fizer herdar a seus filhos aquilo que possuir não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da aborrecida, que é o primogénito. Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogénito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir; porquanto é o primogénito do seu vigor: o direito da primogenitura é dele.
Isto também dá a entender que o direito de primogenitura não pode ser alienada pelo pai por capricho. Embora José fosse o filho mais amado de Jacó (Gn 37:3), Jacó não o podia privilegiar sobre os filhos de Lia (Ruben, Simeão, Levi e Judá).

O que me leva a concluir que Jafé, nada tendo feito para desmerecer o direito de primogénito, não terá sido por Noé (por Deus) preterido a favor de Sem. Cão, sendo o mais velho, sim, perdeu o direito de primogenitura pelo seu comportamento.

Quem considera Jafé o mais velho (é o caso de Jordan), não tem explicação para a preferência de Sem sobre Jafé. Diz apenas que em todo o livro de Génesis, o filho primogénito é posto de lado a favor de um filho mais novo, indicando assim a necessidade de um segundo Adão (JORDAN, J. The sin of Ham and the curse of Canaan. An Exposition of Genesis 9:20-27. Part 1 & 2. Biblical Horizons Newsletter, nº 96, 97, 98. 1997).
Mas tiraria o Senhor a primogenitura a alguém sem uma razão válida, para simbolicamente ilustrar a necessidade de um segundo Adão, filho mais novo?

15 comentários:

  1. Proponho repensarmos que:
    1º) Conforme Gn.10:21 "Sem, pai de todos os filhos de Héber e IRMÃO MAIS VELHO DE JAFÉ". Portanto, Sem é mais velho que Jafé e não mais novo que ele como registrado acima nas linhas 23 à 26. Tanto a versão King James como outras nos informam que Sem é o irmão mais velho de Jafé.
    2º) Cam é o filho caçula (mais novo) de Noé. O texto de Gn.9:24 deixa claro "Quando Noé acordou da sua embriaguez, soube do que Cam, seu FILHO MAIS JOVEM, havia feito" - Versão King James;
    "Despertado Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o FILHO MAIS MOÇO" - Almeida Revista e Atualizada;
    3º) CONCLUSÃO:
    Sem é o primeiro filho,
    Jafé é segundo filho,
    Cam é terceiro filho.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é tão simples assim. O problema com a sua proposta é o seguinte: No ano 1556 (ver página CRONOLOGIA de Adão a Jesus), Noé com 500 anos de idade gerou Sem, Cam e Jafé (Gn 5:32). Ou seja, gerou um dos três, o mais velho. O dilúvio aconteceu quando Noé tinha 600 anos, portanto 100 anos depois, em 1656. Gn 11:10 diz que Sem era da idade de 100 anos quando gerou Arfaxade, 2 anos depois do dilúvio, portanto em 1658. Por conseguinte, Sem não nasceu em 1556, mas dois anos depois em 1558. Portanto, Sem não pode ser o primogénito. Daí a hipótese e as razões que apresentei com Cam o mais velho e Jafé o mais novo; Sem sendo o filho do meio.

      Eliminar
    2. As traduções podem ser um problema quando, analizando mais afundo Gen. 10:21 em algumas versões do tanach, pode-se ler exatamente assim "A Sem nasceu-lhe filhos, também a ele que era pai de todos os filhos de Eber e irmão de Jafé, o mais velho", o que harmoniza exatamente sendo Jafé o primeiro, Sem o segundo (primogênito no sentido de importância) e Cão o mais novo

      Eliminar
    3. Sim, entendi perfeitamente, só disse que como um texto mostra cam sendo chamado de "filho mais novo", e na versão do codex de alepo da tanach, nos da perfeitamente a entender que Jafé é o mais velho, o que harmoniza como Jafé, Sem e Cam.

      Eliminar
    4. Gostei muito de seus estudos, parabéns!

      Eliminar
    5. Anne, boa tarde!
      Parabenizo pelo excelente trabalho, reconheço a profundidade e a seriedade do mesmo. Venho estudando estes artigos há algum tempo.
      Apesar de reconhecer o fundamento e de concordar com a hipótese da transferência da primogenitura muito bem explicada e fundamentada na Palavra de Deus, essa hipótese não sustenta o fato de que Cão sendo primogênito e perdendo a mesma foi citado em segundo lugar.
      Como a Palavra explica a si própria, vemos em toda a Bíblia os primogênitos sendo citados em primeiro lugar, mesmo tendo perdido esse direito.
      Por exemplo: Esaú perdeu seu direito para Jacó, mas sempre é citado primeiro (Gn 25:23,27; Gn 35:29). Ruben perdeu para José (citado acima no texto), mas sempre aparece em primeiro lugar (Gn 46:8; Gn 49:3,4; Ex 6:14.
      A ordem citada na Bíblia: Sem, Cão e Jafé está correta, pois essa ordem aparece 6 vezes (Gn 5:32; Gn 6:10; Gn 7:13; Gn 9:18; Gn 10:1; 1Cr 1:4).
      e eles não devem ser trigêmeos como você já explicou isso com base em Gn 11:10 e também creio que não nasceram no 500 da vida de Noé.

      Eu tenho uma hipótese e caso você não concorde e ache a mesma absurda fique à vontade para excluir meu comentário, ela será baseado no seguinte: A Bíblia explica a Bíblia.
      Para a idade dos filhos:
      De Gn 5:1 a 31 tem uma mesma sequência: E viveu tantos anos, e gerou e etc. Mas, quando chega em Gn 5:32 a sequência muda: E era Noé da idade de quinhentos anos, etc.
      Outro detalhe eles sempre geram filhos até 187 anos. Do nada diz: E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou... Não diz e viveu 500 anos, e gerou. Essa idade só pode está arredondada. Tipo um fechamento das gerações antediluvianas.
      Em Gn 6:8 é dito que Noé achou graça diante de Deus, em Gn 6:9 é dito estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito....; Noé andava com Deus e depois no v.10 diz: E gerou Noé três filhos:..... Porque somente com 500 anos Noé vai ter filhos?
      Penso assim: Noé não era casado e nem pensava em casar e ter filhos, pois sendo justo e temente a Deus não queria por filhos nesse mundo corrompido.
      Gn 6:8 a 10 Noé achou graça aos olhos do Senhor, então ele casa e tem três filhos; Gn 6:13 Deus revela seu plano a Noé e manda construir a arca.

      Para a maldição de Canaã e não Cão:
      Em Gn 9:18 e 9:22 É dito que Cão é o pai de Canaã, nada na Bíblia é por acaso, esse detalhe é muito importante; Cão tinha 4 filhos, sendo Canaã o mais moço (o menor).
      Em Gn 9:24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho (neto) menor (Canaã) tinha feito e lançou uma maldição sobre ele.
      Em Gn 9:22 diz que Cão viu a nudez de Noé e conta a ambos seus irmão do lado de fora, Canaã o neto soube e deve ter feito algo que a Bíblia não relata, mas foi ele que foi amaldiçoado (filho menor - neto mais novo).
      Já li muitos relatos sobre que Noé era profeta e estava vendo o futuro e na verdade não foi maldição, mas uma profecia do que ia acontecer. Acho isso muito mais improvável.
      A paz do Senhor Jesus

      Eliminar
    6. Boa tarde,
      É preciso entender a diferença entre o primogénito e o herdeiro da promessa, ou seja, aquele que está na genealogia de Jesus, aquele que tem a promessa e é o garante da chegada do Salvador anunciado em Genesis.
      Um primogénito nunca deixa de ser primogénito, porque o primogénito é o que abre a madre (Ex 13:2), por isso, é frequentemente mencionado primeiro. Mas ele pode perder a bênção, a herança.
      Começa logo no início da história. Caim nasceu primeiro e depois Abel. Mas quando nasceu Seth, Eva diz “Deus deu-me outra semente em lugar de Abel” (Gn 4:25). Caim não deixou de ser primogénito, mas era Abel o herdeiro da promessa, promessa que depois passou para Seth. Sem está na genealogia de Jesus, é nesta qualidade que é mencionado primeiro em Gn 5:32, mas cronologicamente, Sem não é o primogénito. É até provável que nenhum dos nomes nas listas de Gn 5 e 11 seja primogénito, apontando para a necessidade de um segundo Adão, que é Jesus (Rom 5:12-21).
      O mesmo acontece com Abrão (Gn 11:27). Abraão não era o primogénito de Tera, mas sim o herdeiro da promessa. Esaú era o primogénito, Jacob o herdeiro da promessa. E podemos continuar: Judá, David, Salomão,…
      No caso de Cam e Canaã. Se Sem era primogénito, porque é que ele iria ficar com a herança do mais novo se é o primogénito que herda – neste caso, a terra? Já seria dele. A herança é, inicialmente, sempre do primogénito e, numa sequência natural, do primogénito deste. Mas Cam, o primogénito, perdeu o direito e a bênção (não deixando de ser primogénito), e Canaã perdeu a herança (foi maldito) porque o seu pai a perdeu. A herança passou para Sem, o irmão de Cam, e para os descendentes de Sem.

      Quanto à idade de Noé. Se a Bíblia explica a Bíblia, como você diz (e é correto), e os anos mencionados em Gn 5:1 a 31 são válidos, como é que pode dizer que, quando chega a Noé, a idade de 500 anos já não é bem assim mas ‘só pode estar arredondada’?!
      Temos que ser coerentes ...

      Eliminar
    7. Boa tarde,
      Então ficou a seguinte questão: Sendo Jacó e Judá os herdeiros das promessas, porque eles não vem em primeiro lugar? Porque somente Sem e Abrão vem em primeiro lugar (que eu me lembro de memória)?
      No caso da idade de Noé por causa das narrativas: E viveu tantos anos e gerou alguém, quando chega a Noé a narrativa muda: Era Noé da idade de 500 anos e gerou. Não diz que Noé viveu 500 anos e gerou, se mudou tem um motivo.
      Somente por isso.

      Mas, reconheço que a tua argumentação é perfeita, bem fundamentada e profunda.

      Fica na Paz do Senhor Jesus.

      Eliminar
  2. maravilha esse conteúdo bíblico,a minha pergunta eo seguinte Noé teve esses três em espaço de tempo ou nasceram com diferenças de minutos no caso se são trigêmeos.

    ResponderEliminar
  3. Em

    Genesis 5:32

    E era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem,

    Cam e Jafé.

    ----------------------

    Genesis 7:6

    6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o

    dilúvio das águas veio sobre a terra.


    ----------------------

    Genesis 11:10

    Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem

    anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.

    ----------------------

    Obs: Se sem tinha 100 anos, depois de dois anos do diluvio entao Noé gerou ele com 502 anos. Então quem nasceu entre 500 e 501 anos de Noé. Aponta para Jafé já que Cam era o mais moço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No texto lido aponta para Cam. Cam teria nascido no ano 500 da vida de Noé, depois Sem e Jafé.
      O texto tem muita lógica.

      Eliminar
  4. Logicamente Cam é o mais velho. Sem é o do meio e Jafé o mais novo.
    A Terra de Canaã, terra que mana LEITE E MEL, Terra Rica em Minérios, em Pastagens e em Frutos. Essa terra foi prometida inicialmente à Canaã, filho mais novo de Cam, porque foi o filho ao qual Cam mais se apegou e mais teve apreço (O filho favorito de Cam).

    A Terra prometida óbviamente só seria dada ao primogênito ou ao filho favorito de Noé. O filho favorito de Noé era Jafé, tanto é que Noé dá permissão para os filhos de Jafé conquistarem as terras de Sem. Sem era o filho do meio pois herdou a terra que antes pertencia por direito a Cam, que é o Primogênito de Noé.

    Cuxe é o primogêmito de Cam. O filho Caçula de Cuxe, Ninrode,governou toda a terra. Os primeiros póvos que alcançaram proeminência e signficancia no cenário mundial foram os filhos de Cam.

    Póvos de Cam que dispontaram:
    Póvos de Cuxe:
    - Império da Núbia
    - Império de Aksum: Este exerceu influência sobre a Pércia, India, China, Oceania, Alto Egito, Roma, Península Arábica, Etiópia, Núbia e Egito.

    Póvos de Canaã:
    - Fenícios: Exerceram influencia sobre o Sul da Europa (Grécia, Espanha, Itália, Portugal), Ilhas Britânicas, Norte da África (Cartago, Baixo Egito, Menfis, Líbia...), Ilhas do Mediterraneo, Ásia, América do Sul (Brasil), e Canaã (Tiro e Sidom). Resumindo os Fenícios (Cananeus) execeram poder e influencia na Europa, Africa, Asia e América.
    - Civilização Cartaginesa também exerceu influencia sobre a Peninsula Ibérica, Ilhas Britanicas, Líbia, Peninsula Arábica e Egito. Ou seja exerceram poder e influencia sobre Africa, Europa e Asia.

    Povo de Mizrayn
    Egito: É só a civilização mais antiga após a confusão em Babél. Berço da cultura, desenvolvimento tecnológico, matemática, engenharia, astronomia, entre outros avanços.

    povo de Pute
    Reino de Punt um povo altamente desenvolvido que influenciou a Africa, Ásia e Oceania.

    Logo a pós a ascensão do filhos de Cam, percebse que os Filhos de Sem também alcançaram proeminência no cenário mundial como exemplo:
    Póvos de Arfaxade:
    - Caldeus
    -- Hebreus Israelitas
    -- Hebreus Ismaelitas (Arabes)
    -- Hebreus Edomitas (Povo de Esaú, filho de Isaque)
    -- Hebreus Moabitas (Povo de Moabe)
    -- Hebreus Amonitas (Povo de Amom)

    Povos de Assur:
    - Acádios
    - Assírios

    Póvos de Elão:
    - Elammitas
    - Indianos
    - Persas

    Povo de Aran
    - Syrius (Siria)

    Tempo depois se ve a ascenção dos Filhos de Jafé que dividem praticamente a terra toda entre si.
    Póvos de Jafé: Império Romano, Império Medo, Khazaria, Imperio Inglês, Império Portugês, Império Chines, Império Mongol, Civilização Grega, Império Russo e Estados Unidos da América.

    Podemos obcervar que na linha cronológica histórica podemos observar a evoluçãos intelectual dos filhos de Noé

    ResponderEliminar