06/07/2014

CALEBE, FILHO DE JEFONÉ

Quem era Calebe, que foi enviado espiar a terra de Canaã, junto com outros príncipes das tribos de Israel (Num 13:6)?

O que conseguimos saber acerca dele?
Num 13:6 – ele é da tribo de Judá, filho de Jefoné.

Ele e Josué creram na promessa do Senhor e não desistiram como os seus companheiros. “Visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar na terra que espiou, e a sua descendência a possuirá” (Num 14:21).
Num 32:12 – Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu.

Josué 14 – Aquando da divisão da terra, Calebe vem reivindicar a promessa e Josué dá-lhe Hebron. Também neste trecho Calebe é identificado como filho de Jefoné, o quenezeu.
Jos 15:13 –A Calebe, filho de Jefoné, deu Josué uma parte no meio dos filhos de Judá, segundo lhe ordenara o Senhor, a saber, Quiriate-Arba, isté é, Hebron.

Porque Calebe veio reivindicar uma porção da terra, se à tribo de Judá, no seu todo, foi atribuída a sua herança? Porque é mencionado que recebeu uma parte “no meio dos filhos de Judá”? Isto só faz sentido se não fosse da tribo de Judá, ou se não tivesse direito à herança no meio desta.
Jos 15:16, 17; Jz 1:13;3:9 – Sabemos que Calebe tem uma filha, Acsa, e um sobrinho Otniel (futuro juiz), filho do seu irmão, mais novo, Quenaz.

Jz 1:12-20 retoma a história do pedido de Acsa a Calebe e a promessa de Calebe de dar a sua filha a quem derrotar Quiriate-Sefer (também Jos 15:13-19). Calebe acedeu ao pedido de Acsa e deu-lhe fontes de água (v.15).
O versículo seguinte (v.16) parece estar fora do contexto:

Jz 1:16 – Os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá, que está ao sul de Arade; foram e habitaram com este povo.
O relato continua com as conquistas de Judá (vs.17-19) e conclui com a dádiva de Hebrom a Calebe. Lembramos que Jefoné, pai de Calebe, já foi acima identificado como “quenezeu”. Estará o v.16 relacionado com as origens de Calebe?

Num 10:29 – Disse Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Estamos de viagem para o lugar de que o Senhor disse: Dar-vo-lo-ei; vem connosco, e te faremos bem; porque o Senhor prometeu boas coisas a Israel.
O sogro de Moisés, sacerdote de Midiã, é aqui chamado Reuel; noutro lugar é chamado Jetro (Ex 18:1). Sabemos que Reuel/Jetro voltou à sua terra (Ex 18:27). Uma parte dos descendentes de Reuel/Jetro foi com Israel. Hobabe, filho de Reuel, também foi com Israel, embora primeiro dissesse que não iria (Num 10:29-33).

Mais tarde, no tempo de Débora e Baraque, encontramos Héber, queneu, que se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés. (Jz 4:11). A mulher de Héber é Jael, que corajosamente enfrentou e matou Sísera (Jz 4:12-24). No v.11 Hobabe é confundido com Reuel, sogro de Moisés. Mas o contexto é claro: os queneus são descendentes de Reuel/Jetro, sogro de Moisés.
E mais uma nota: Hobabe, possivelmente, não era filho, mas genro, de Jetro, porque este tinha (apenas?) sete filhas (Ex 2:16).

Conclusão: Calebe, filho de Jefoné, queneu, é descendente de Jetro, sogro de Moisés. Não é, portanto, descendente de Judá. No entanto, vemo-lo apresentado como “príncipe” da tribo de Judá (Num 13).
Então, como é que Calebe se aparentou com Judá?

Para saber mais, temos de ir a 1 Crónicas 2, onde encontramos as genealogias.
Em 1 Cron 2:9, encontramos um certo Quelubai, filho de Hezrom, por sua vez filho de Perez (v.5), este filho de Judá. Este filho de Hezrom é chamado Calebe no v.18 e seguintes, por isso gera alguma confusão inicial. Mas trata-se de duas pessoas diferentes.

Não há qualquer referência a Calebe, filho de Jefoné, nas genealogias de Judá. Mas podemos encontrar uma ligação com ele através da sua filha, Acsa. Esta Acsa, em 1Cron 2:49, é também identificada como filha de Calebe/Quelubai, de Hezrom. Calebe, filho de Hezrom, teve filhos com várias mulheres - Azuba e Jeriote (v.18), Efrate (v.19) -, e concubinas - Efá (v.46) e Maaca (v.48).
1Cron 2:48-49 – De Maaca, concubina, gerou Calebe a Seber e a Tiraná. Deu à luz também a Saafe, pai de Madmana, e a Seva, pai de Macbena e de Gibeá; e Acsa foi filha de Calebe.

Na Bíblia, o termo “filha” pode querer dizer “neta”.
A solução é: Calebe, filho de Jefoné, queneu, dos queneus que habitavam no meio de Judá, era casado com uma filha de Calebe, de Hezrom. Assim, a filha de Calebe, queneu, é ao mesmo tempo filha/neta, de Calebe, de Judá.

Vemos assim que, já no Velho Testamento, o verdadeiro Israel não era apenas composto de descendentes de Abraão na carne, mas também de gentios que adotaram a fé de Israel, creram nas promessas e integraram a comunidade da aliança, a ponto de terem parte nas promessas de Deus.

20 comentários:

  1. Isto é uma resposta a um comentário de Hosana. "Faz tempo q vi este post e estou fazendo as genealogias bíblicas e estou em 1 Cr 7. Fiz o mapa usando este pensamento e acho mto bom. Só que me deparei com uma questão. Se você pudesse me ajudar eu ficaria grata. Vendo as gerações de Calebe filho de Jefoné nesta solução e também as gerações de Josué filho de Num, percebi que há uma diferença de seis gerações entre eles. Tipo eles foram juntos espiar a terra prometida. Isso seria possível ter tamanha diferença de idade?"

    Resposta:
    Olá Hosana. Se percebi bem, a sua dúvida tem a ver com as gerações de Josué em comparação com Calebe. Penso que o problema da diferença de idade não se coloca. Fui analisar as genealogias de várias personagens dessa mesma época, e esta é a solução a que cheguei. Em vez de começar a genealogia no princípio, com Levi, Judá e Efraim, começamos pelos últimos, Josué e Calebe neste caso.

    Josué e Calebe tinham mais ou menos a mesma idade quando saíram do Egipto, e pertencem à mesma geração. Calebe tinha 40 anos no segundo ano do deserto (Js 14:7). Josué devia ter por volta de 43 anos. Se Josué morreu no ano 2580 AH aproximadamente, aos 110 anos (ver meu post Josué-Juizes, julho 2014), ele tinha 43 anos no ano do êxodo.
    Calebe é filho de Jefoné, que é possivelmente filho de Hobabe, ou de qualquer modo aparentado, e este é filho ou genro de Reuel/Jetro, sogro de Moisés.
    Josué é filho de Nun, que é filho de Elisama.
    Naassom (Num 10:14) e Elisama (Num 10:22) eram chefes do exército no êxodo, e possivelmente da geração a seguir a Moisés, bem como Hobabe, filho ou genro de Reuel/Jetro, sogro de Moisés.

    A genealogia de Josué é realmente mais longa do que a de Judá e Levi (4 gerações de diferença), mas isto não quer dizer nada: eles podem ter tido os filhos primogénitos a uma idade muito mais jovem do que os da genealogia de Judá e Levi.
    Também do lado de Acsa, filha de Calebe de Jefoné e neta de Calebe/Quelubai, as coisas resolvem-se bem. Quelubai era o filho mais novo de Hezrom e teve filhos de 5 mulheres, sendo Maaca a última (1Cr 2:48), e ela pode por isso ser contada como pertencendo à geração seguinte. Uma filha de um filho de Maaca (através de Seva - Macbena ou Gibeá??) casou com Calebe e tiveram a sua filha Acsa.
    Isto faz sentido assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, entendi sua ideia, mas em sua mensagem você afirmar que Calebe é Queneu onde claramente a Bíblia diz que ele é Filho de Jefoné o Quenezeu. Foi engraçado.

      Eliminar
    2. em seu texto lá em cima você disse o seguinte: "Conclusão: Calebe, filho de Jefoné, queneu, é descendente de Jetro, sogro de Moisés. Não é, portanto, descendente de Judá. No entanto, vemo-lo apresentado como “príncipe” da tribo de Judá (Num 13)." Foi por isso que resolvi comentar, fica na PAZ.

      Eliminar
  2. Quenaz era um descendente de Esau segundo ganeses 36.15

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calebe, descendente de Quenaz, filho de Esaú?
      A observação é pertinente. Mas parece-me pouco provável que Calebe seja descendente de Esaú, pelas seguintes razões:
      A palavra “quenezeu”, que identifica a origem de Jefoné, pai de Calebe, aparece apenas 4 vezes no Velho Testamento. Em Num 32:12 e Josué 14:6 e 14 onde se refere unicamente a Jefoné. A primeira vez que a palavra aparece é em Gn 15:19, como um dos povos da terra prometida a Abrão. Isto é portanto muito anterior a Esaú, que é neto de Abraão. Não há também qualquer menção de descendentes de Esaú indo para o Egipto e voltando do Egipto com os Israelitas, descendentes de Jacó. O único povo de que é feito menção que acompanhou os Israelitas são os que são identificados como queneus (da família do sogro de Moisés) e midianitas (descendentes de Abraão? Gn 25:2).
      Por outro lado, tenho que admitir que Calebe poderá não ser da família dos queneus, como defendi neste mensagem, e que pode não haver identificação entre queneus e quenezeus. Então Calebe poderá ser descendente de um dos quenezeus de Gn 15:19, que acompanhou Abraão e descendentes desde o princípio, descendo também com eles para o Egipto.
      Mas o que é mais importante, no fundo, é como Calebe, estrangeiro, passou a ter herança no meio dos filhos de Israel.

      Eliminar
  3. Era o que eu estava procurando para enriquecer meu conhecimento!
    obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Queneu é uma coisa e Quenezeu é outra. e os Quenezeus já habitavam a terra desde o tempo de Abraão. Gênesis 15:17-21.

    ResponderEliminar
  5. De fato gostaria de saber somente quem foi a mãe de Calebe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dá para saber o nome, a Bíblia não a cita, mas muito que certamente ela era da tribo de Judá, não faria sentido ele ser intitulado como de Judá, mesmo pelo título do pai estrangeiro "Quenezeu" se não tivesse mãe israelita e na própria descendência de Judá cita quenaz irmão de Calebe e Pai de Otiniel,

      Eliminar
  6. Gostaria de saber quantos anos viveu Calebe, a bíblia não? Eu não consegui encontrar! Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAIS PROXIMO DE INFORMAR
      JOSUÉ 14:7-11 ONDE SE ENCONTRA VELHO PÓREM MUITO VIGOROSO AINDA

      Eliminar
  7. Muito apropriado seu esboço,sensato e possui uma certa lógica, poderia Judá ter gerado seus filhos com Sua e Tamar, e estes Er, Ona, Sela e Perez...se tornado pais aos 9 anos de idade, considerando que após venderem José (aos 17 anos) e ao reencontrarem com ele (aos 39) no Egito passaram apenas 22 anos e
    Judá já é avô dos gemeos Hezrom e Hemul filhos de Perez. Desculpe-me é que estudo genealogia há 4 anos e tenho pérólas tais como: quando Izaque morre josé tem 29 anos faltando apenas 1 ano para se tornar principe no Egito, e gostaria muito de

    ResponderEliminar
  8. Midianitas são descendentes de Abraão com Querida.

    ResponderEliminar
  9. Correção: Midianitas são descendentes de Abraão com Quetura.

    ResponderEliminar
  10. Paz e Graça a todos os irmãos e irmãs que dão Valor ao Estudo da Escritura Sagrada!!! Estou estudando exatamente a questão Calebe x Quenezeus ,Gen.15.19, Calebe filho de Jefoné o Quenezeu. E cheguei a seguinte conclusão, Calebe não era da tribo de Judá; Porque se fosse não haveria a necessidade de Reivindicar a parte da terra. Josué 14,6,12,14....Leia Josué 15,do 1 ao 12 , que é a divisão da terra a tribo de Judá, verso 13; Mas a Calebe filho de Jefoné deu uma parte no meio dos filhos de Judá conforme o dito do SENHOR a Josué, A saber;A Cidade de Arba pai de Anaque;Este é Hebrom.

    ResponderEliminar
  11. Calebe era considerado hebreu? Yehudim? Ou um estrangeiro parte do povo.

    ResponderEliminar
  12. Entendo a vontade de explicar essa situação, mas não resolve o problema, uma vez que, a bíblia não deixa claro o por quê Jefoné pai de Calebe é chamado de Quenezeu. O que a bíblia diz é que Calebe foi contado entre os filhos de Judá conforme Josué 14:6.

    A Bíblia chama Abraão e Jacó de Arameus e eles eram descendentes de Artaxade e não de Aram, dessa forma, não temos clareza do por quê Jefoné é chamado de quenezeu.

    A certeza que eu tenho é a expressão Bnei Iehudah associado a Calebe e que as casas Paternas que definem a genealogia e que a própria Bíblia divide o Natural e o Estrangeiro residente, dessa forma, não seria loucura dizer que quem era descendente dos quenezeus era a sua mãe, portanto, associar Jefoné a um quenezeu poderia estar ligado a esse laço materno, pois não haveria a possibilidade desse tipo de assimilação em um periodo curto, uma vez que se sabia quem eram os naturais e estrangeiros.

    ResponderEliminar