14/07/2014

DE JOSUÉ A SALOMÃO (3) Josué-Juízes

Da conquista de Hesbon (Num 21:21-31; Dt 2:24-36) até Jefté (Jz 11:26) são 300 anos.

Primeiro precisamos de encontrar uma solução para as sobreposições dos tempos de paz e de opressão a fim de podermos deduzir a duração da liderança de Josué depois da divisão da terra, bem como o tempo dos anciãos que sobreviveram a Josué, até o início do primeiro período de opressão, que é de Cusã-Risataim.

Todos os valores que nos são dados neste período de 300 anos:

Período de guerras até à divisão da terra (ver mensagem anterior) ...   7 anos
O período da liderança de Josué até à sua morte  ..............................    ?
O tempo dos anciãos que sobreviveram a Josué (Jz 2:7,10)       ..........    ?
Tempo da opressão de Cusa-Risataim, rei da Mesopotâmia ..............     8
Juiz: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo  ................   40 anos de paz
Tempo da opressão de Eglom, rei dos moabitas, e amalequitas  .......   18
Juiz: Eúde       ............................................................................                80 anos de paz
Juiz: Sangar                                                                                                           -
Opressão de Jabim, rei de Canaã (comandante Sísera) .......................   20
Juizes: Débora e Baraque              .........................................................    40 anos de paz
Opressão dos midianitas               .........................................................      7
Juiz: Gideão                              ................................................................   40
Abimeleque (filho ilegítimo de Gideão proclamado rei)      .................     3
Juiz: Tola      ..........................................................................................   23
Juiz: Jair        ..........................................................................................   22
Opressão dos filisteus e filhos de Amom      .........................................  18
Até início do julgado de Jefté                                                                                  -

A soma de todos estes valores dá 326 anos (sem contar o tempo de Josué + anciãos), enquanto este período conta apenas 300 anos.

Floyd Nolen Jones (2009:p.73) oferece uma solução que nos parece aceitável para as várias sobreposições existentes.
Existe sobreposição onde o período de opressão é dado juntamente com os anos de paz da terra. Por exemplo, os versículos referentes à servidão sob Eglon, rei dos moabitas, e ao juiz Eúde, levantado para livrar Israel e devolver a paz à terra, são interpretados como um todo, um único “episódio” por assim dizer (Jz 3:12-30). No último versículo do conjunto, uma pausa é construída no pensamento a seguir à palavra “paz” de modo que as duas palavras seguintes – oitenta anos – são consideradas como uma recapitulação da totalidade do tempo de todo o episódio, que é de oitenta anos.

Destes 80 anos, os primeiros 18 estavam sob o controlo de Eglon; os restantes 62 anos são os tempos de paz depois da vitória de Eúde sobre Eglon. Este tipo de interpretação não se aplica apenas no caso de Eúde-Eglon, mas também para os outros juízes.
Porque podemos fazer tal interpretação? A justificação está na pontuação e sintaxe das línguas modernas. O hebraico, porém, não tem pontos, nem vírgulas, o que pode criar dificuldades de interpretação. A tradução levou a introduzir um ponto entre “e a terra ficou em paz” e “oitenta anos” (no hebraica não vem a palavra “durante” que ocorre em várias traduções), sugerindo que a terra teve um período de paz de 80 anos a seguir à derrota de Moabe. Juizes 3:30 devia ser entendido como “e a terra ficou em paz”, seguido de uma pausa no pensamento, e depois “80 anos” como uma declaração que resume o tempo todo coberto pela história. Assim, cada episódio bíblico em Juízes regista o período de tempo desde um período de paz até ao próximo período de paz, dentro do qual estão incluídos os anos de opressão. Na realidade, o que conta para o cálculo, são os tempos de governo dos juízes.

Em apoio a esta teoria vem o Seder Olam, “A Grande Crónica do Mundo”, um texto judaico talmúdico, presumivelmente escrito no século II d.C, que contem a cronologia do mundo segundo as tradições judaicas. No caso de Juízes, conta com os 300 anos de Hesbon a Jefté, como temos feito, e atribui à liderança de Josué 28 anos.

Façamos contas:
Jz 3:5-11 ---- Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor. Servem a Cusã-Risataim 8 anos. Otniel liberta-os. O versículo 11 resume: Então a terra ficou em paz. Quarenta anos. Otniel, filho de Quenaz, faleceu.

>> Tempo total Cusã-Risataim / Otniel: 40 anos
Jz 3:12-30 ---- Tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau, o Senhor deu poder a Eglom, rei dos moabitas, que os filhos de Israel serviram 18 anos. Levantou-se Eúde, que subjugou os moabitas. Versículo 30: Assim foi Moabe subjugado naquele dia sob o poder de Israel: e a terra ficou em paz. Oitenta anos.

>> Tempo total Eglom / Eúde: 80 anos
Jz 4 e 5 ---- Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor, depois de falecer Eúde. Entregou-os o Senhor nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército. Por 20 anos oprimia duramente a Israel… Débora, profetisa, julgava Israel naquele tempo (4:4). Baraque é convocado e reúne as tropas. Sísera é morto por Jael, mulher de Héber, queneu (sobre os queneus, ver mensagem sobre Calebe). Assim, Deus humilhou a Jabim, rei de Canaã. E cada vez mais a mão dos filhos de Israel prevalecia contra Jabim, até que o exterminaram (4:24). A seguir ao cântico de Débora e Baraque (Jz 5): e a terra ficou em paz. Quarenta anos.

>> Tempo total Jabim e Sísera / Débora e Baraque: 40 anos

Jz 6:1 a 8:32 ---- Fizeram os filhos de Israel o que era mau …. os entregou nas mãos dos midianitas por 7 anos. Gideão é chamado para libertar Israel.

Jz 8:28 – assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a cabeça; e ficou a terra em paz 40 anos nos dias de Gideão.
>> Tempo total midianitas / Gideão: 40 anos

Somando: 40 + 80 + 40 +40 = 200 anos
Se somarmos a isto o tempo dos juízes que se seguiram a Gidão – Abimeleque 3 anos (Jz 9:22) + Tola 23 anos (Jz 10:1-2) + Jair 22 anos (Jz 10:22) – chegamos a 248 anos.

Os 18 anos de opressão pelos filisteus e filhos de Amom (Jz 10:6-18) deverão estar incluídos no tempo de Jair. Deduz-se que, depois da sua morte, foram buscar Jefté para os livrar … naquele momento Israel habitava 300 anos em Hesbon (Jz 11:26), que é o ponto final do período em análise de 300 anos. Depois da vitória Jefté julgou Israel 6 anos (Jz 12:7).

Aos 248 anos (desde Cusã-Risataim até à vitória de Jefté (o início do seu julgado de 6 anos; os 6 anos de Jefté pertencem ao próximo período), temos de acrescentar os 7 anos da conquista  da terra até à divisão, o que nos leva a 255 anos.

Isto deixa-nos 45 anos (300 -255) para a liderança de Josué até à sua morte, mais o tempo dos anciãos que ainda lhe sobreviveram.


 

 
 
Cusan
 
Eglom
 
Jabim e Sísera
 
Midia-
nitas
 
 
 
 
Filisteus
 
 
8
 
18
 
20
 
7
 
 
 
 
18
7
45
40
80
40
40
3
23
22
Conquista
Da terra
Josué
+
anciãos
Otniel
Eúde
Débora
Gideão
Abi-
Me-
leque
Tola
Jair
< 2552(conquista de Hesbon)
 
Fim 300 anos – Jefté: 2852

 


Reconstrução da cronologia:
2552 : Conquista de Hesbon. No final deste mesmo ano, Moisés morre e Josué é instituído como líder.

2552 + 300 = 2852 : Vitória de Jefté sobre os amonitas e início do julgado de Jefté.
2852 – 248 = 2604 – Fim do tempo dos anciãos e início da opressão de Cusã-Risataim.

2552 + [28] = [2580] – morte de Josué [o Seder Olam dá 28 anos à liderança de Josué].
Naturalmente, o Seder Olam é uma fonte extra-bíblica e, como tal, não tem a mesma autoridade e temos que estar conscientes da sua limitação, como dos seus possíveis erros.

Embora o exato ano da morte de Josué não seja verificável pelas Escrituras, é possível demonstrar que esta data é aceitável, pelo menos aproximadamente. A esta demonstração, Jones (2009:pp.88-94) dedica um capítulo (Joshua’s age), analisando factos pertinentes associados à vida de Josué.

4 comentários:

  1. O problema com Josué é que a Bíblia não dá nenhuma data precisa que nos permite um cálculo certo. Diz apenas que morre com 110 anos. Qualquer solução é sempre uma aproximação.
    Segue em resumo o que Floyd Nolen Jones diz sobre este assunto, com algumas adições minhas:
    Pouco depois do êxodo, quando se dá o ataque de Amaleque, Moisés instala Josué como comandante do exército (Ex 17:9). Josué mantém esta posição pelo menos até ao tempo da divisão da terra 47 anos depois. Antes do fim do primeiro ano no deserto, Ex 33:11 chama Josué um “moço”, um jovem portanto. Josué tinha pelo menos 20 anos porque esta era a idade mínima para o serviço militar (Nm 1:1-3). E pode-se inferir que ele tinha mais de 30 na altura. As Escrituras não consideram um homem maduro e qualificado para liderar ou elegível para servir como sacerdote antes da idade de 30 anos. É pouco provável que o exército tivesse seguido um homem com menos de 30 anos.
    A narrativa bíblica parece sugerir que Josué é da mesma geração de Calebe. Calebe tinha 40 quando foi enviado de Cades-Barneia com espia (Js 14:7). Os homens enviados para espiar a terra eram provavelmente todos “jovens” líderes das suas respetivas tribos. Não são os mesmos que os cabeças das tribos indicados em Nm 1. Por exemplo, para Efraim, o cabeça da casa de Efraim era Elisama, pai de Nun, portanto avô de Josué. Se Calebe tinha então 40 anos, Josué teria sensivelmente a mesma idade.
    Calebe tinha 85 anos quando a terra foi dividida entre as tribos ao fim de 7 anos de guerra. Calebe diz que a sua força é a mesma que 45 anos antes, que o Senhor o conservou em vida como prometeu (Js 14:10-11). Porém, na mesma altura, Josué é “idoso, entrado em dias” (Js 13.1).
    Num intervalo de 47 anos, de “moço” aquando do êxodo a “idodo” 7 anos depois da entrada em Canaã, Josué envelhece grandemente, ao contrário de Calebe. Tem de haver uma explicação para esta discrepância na sua condição física na altura da divisão da terra. A bíblia indica que o vigor de Calebe era anormal, uma bênção especial do Senhor, como também foi o caso de Moisés (Dt 34:7). O que é corroborado pelo Salmo 90:10 (da autoria de Moisés) diz: Os dias da nossa vida sobem a setenta anos, ou, em havendo vigor, a oitenta: neste caso o melhor deles é canseira e enfado. A condição de Josué era o resultado de um processo de envelhecimento normal, acrescentado com as pressões associadas ao comando de uma nação inteira. Claro, ainda viveria até aos 110 anos.
    Por outro lado, se Josué fosse muito mais velho que Calebe, por exemplo 15 anos ou mais, ele já não seria “moço” no tempo do êxodo, com mais de 50 anos. E seria pouco provável que Elisama fosse então cabeça do exército da casa de Efraim.
    Se Josué é da geração de Calebe, ainda dá anos suficientes depois da sua morte para o governo dos anciãos que sobreviveram por muito tempo a Josué (Js 24:31), e dá tempo para a história de Mica e o sacerdote (jz 17-18), a história do levita e sua concubina que resultou na quase aniquilação da tribo de Benjamim (Jz 19-21) e, eventualmente, a servidão a Cusâ-Risataim.

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  2. Respostas
    1. https://cronologiab.blogspot.com/2014/07/de-josue-salomao-4.html

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