O primeiro ano do regresso
No primeiro
ano de Ciro (o 70º ano desde o 3º ano de Jeoaquim), ano 3467 AH, Ciro emitiu o
decreto que permitiu aos judeus regressarem a Jerusalém e edificar uma casa ao
Senhor (2Cr 36:22; Ed1:1-4). No ano seguinte empreenderam o regresso.
Zorobabel
Levantaram-se todos aqueles cujo espírito Deus despertou para subirem a
Jerusalém (Ed 1:5). Ciro entregou os utensílios da casa do Senhor, que
Nabucodonosor tinha trazido para Babilónia, a Sesbazar, príncipe de Judá (Ed 1:8). Alguns reconhecem neste nome
uma semelhança com Senazar (1Cr 3:18), um dos filhos de Sealtiel, filho de Jeconias,
e personagem diferente de Zorobabel e anterior a este (FINEGAN 1998, p.267).
Geralmente, no entanto, considera-se que Sesbazar é Zorobabel. Várias
passagens confirmam-no. Ed 5:13 diz a mesma coisa que Ed 1:7-8, acrescentando
que Sesbazar era aquele que fora nomeado governador. Ed 5:16 diz que foi
Sesbazar que lançou os fundamentos da casa de Deus, a qual está em Jerusalém. E
sabemos que Zorobabel era governador no segundo ano de Dario (Ag 1.1) e foi ele
que colocou os fundamentos da casa (Zc 4:9).
Zorobabel era da linhagem de Jeconias, o rei que foi para o exílio e
considerado o último rei legítimo no trono de Judá. A escolha de Ciro em nomear
Sesbazar/Zorobabel como governador permitiu o regresso e a restauração da nação
sob o governo de um príncipe da linhagem davídica (Mt 1:11.12).
Nos livros de Esdras, Neemias, Ageu e Mateus, Zorobabel é sempre apresentado
como filho de Sealtiel. Mas, curiosamente, 1Cr 3:19 diz que Zorobabel é filho
de Pedaías, que é irmão de Sealtiel. É possível que Sealtiel, mencionado
primeiro e provavelmente o primogénito, não tenha tido filhos e que o filho primogénito
de Pedaías foi adotado como herdeiro de Sealtiel, em cumprimento da provisão da
lei em Dt 25:5-6. Antes da lei, isto já era um costume, como se pode ver em Gn
38.
3468 AH – os eventos do primeiro ano
É provável que a viagem tenha iniciado no início do ano, na primavera e que
durou vários meses, chegando o povo a tempo para celebrar as festas do 7º mês.
Podemos usar como termo de comparação a viagem de Esdras e comitiva relatada em
Esdras 7 e 8, que foi iniciada no 1º mês (Ed 8:31) e que chegou a Jerusalém no
5º mês (Ed 7:8).
O povo veio a Jerusalém e Judá, e cada um habitou na sua cidade (Ed 2:1,
70).
Em chegando o sétimo mês, estando os filhos de Israel já nas
cidades ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém (Ed 3:1). O 7º mês,
Tishri (setembro/outubro) é o mês da Festa das Trombetas, do Dia da Expiação e
da Festa dos Tabernáculos (Lv 23:23-44).
Várias coisas aconteceram neste mesmo mês:
a) No primeiro dia, dia das trombetas, Esdras leu a lei perante o
povo (Neemias 8)
b) Sob a liderança de Zorobabel e Jesua, edificaram o altar para
oferecer holocaustos (Ed 3:1-2). Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda
que estavam sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele
holocaustos ao Senhor, de manhã à tarde (Ed 3:3). Desde o 1º dia do 7º mês começaram
a oferecer holocaustos ao Senhor; porém ainda não tinham posto os fundamentos
do templo. (Ed 1:1-7).
c) Celebraram a festa dos tabernáculos (Ed 3:4-5; Ne 8:13-18),
aos 15 dias do mês, durante 7 dias (Lv 23:34-36).
d) No dia 24, fizeram confissão e selaram uma aliança (Ne 9, 10).
A interpretação mais generalizada é a leitura da lei por Esdras, a
celebração da festa dos tabernáculos e o selar da aliança, descritos em Neemias
8, 9 e 10, tiveram lugar muitos anos mais tarde, no ano em que Neemias foi para
Jerusalém para reconstruir os muros, no 20º ano do rei Artaxerxes.
Mas a solução que aqui apresento baseia-se na solução preconizada por
Sir Isaac Newton, em 1728, e que resolve muitas dificuldades.
Temos algumas questões a resolver em relação a Esdras e Neemias.
Esdras
Na lista dos que subiram primeiro com Zorobabel e Jesua, há uma figura
chamada Seraías em Esdras 2:2. Em Neemias 7:7, tem o nome de Azarias. Trata-se da
mesma pessoa dado que a lista em Neemias 7 é a repetição da lista em Esdras 2.
Este Azarias é também mencionado em 1Cr 9:11, entre os sacerdotes que foram “os
primeiros habitadores, que de novo vieram orar nas suas próprias possessões e
nas suas cidades” (1Cr 9:2) depois que regressaram da Babilónia. Este Azarias é
“filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Aitube,
príncipe da casa de Deus”. Também é mencionado em Ne 11:11-12). Hilquias era o
sumo-sacerdote no tempo de Josias (2Rs 23:24), o último rei bom em Judá, e uma
referência positiva.
Esdras por sua vez é “filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, filho de Salum, filho
de Zadoque, filho de Aitube, ….”. Apresenta, portanto, a mesma linhagem que
Azarias/Seraías. Ou Azarias/Seraías é descendente de Hilquias, mas via outro
filho que Esdras. Ou, possivelmente, trata-se da mesma pessoa em todos os
casos. Pode ser que a confusão de nomes em Ed 2:2 e Ne 7:7 seja resultado do
facto de Esdras ser filho de Seraías, filho de Azarias (Ed 7:1). Mas é possível
que se trate de duas pessoas diferentes. Em Ne 12:1, um sacerdote chamado
Seraías é mencionado ao lado de Esdras, e aparece também em Ne 10:2 como
assinante da aliança.
Mas independentemente disto, Ne 12:1 não deixa dúvidas quanto ao facto
de Esdras se encontrar entre os sacerdotes que subiram com Zorobabel.
Não há, portanto, qualquer impedimento a que a leitura da lei por Esdras
se tenha realizado no 7º mês do primeiro ano do regresso.
Neemias
Verificámos
que, logo a seguir a Zorobabel e Jesua, também vem o nome de Neemias.
Defendo que Neemias 8 acontece no 7º mês do primeiro ano, e que é uma
descrição ampliada da narração em Ed 3:1-6. Esdras era sacerdote e escriba, e
Neemias era governador (Ne 8:9). Mas como conciliar isto, se Zorobabel era o
governador nomeado por Ciro?
No final da lista, em Esdras 3, dos que “subiram primeiro”, é referido o
cuidado que houve com o estabelecimento da linhagem dos sacerdotes e servidores
do templo (Ed 3:58-63). Alguns procuraram o seu registo nos livros
genealógicos, mas não o conseguiram encontrar pelo que foram tidos por imundos
para o sacerdócio. “O governador lhes disse que não
comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e
Tumim” (Ed 2:63; Ne 7:63). Quem é este “governador”?
A resposta parece óbvia:
Zorobabel. Mas não é correto.
Há, nos livros de Esdras e Neemias, duas palavras diferentes no original
hebraico, embora sejam ambas traduzidas em português como “governador”. Uma é
TIRSHATA, outra é PECHAH. É esta distinção que nos compele a fazer uma leitura
cronológica diferente.
A palavra traduzida “governador”, nestes versículos (Ed 2:63; Ne 7:65 e
70), é TIRSHATA. Porém não é dito quem
era o TIRSHATA. Como se trata de algo que ocorreu no primeiro ano do regresso,
deduz-se habitualmente que o governador era Zorobabel.
Há 5 ocorrências de TIRSHATA: além das já mencionadas (Ed 2:63, Ne 7:65,70),
os outros dois versículos (Ne 8:9 e 10:1) identificam o TIRSHATA com Neemias. Deduzimos
disto que Neemias é o TIRSHATA em todos os casos!
Zorobabel/Sesbazar era o PECHAH, o governador de Judá (Ed 5:14; 6:6; Ag
1:1,14; 2:2, 21). A palavra PECHAH, segundo Gesenius, refere-se a um governador
de uma província. Será um cargo político. PECHAH também é aplicado a Tatenai,
governador daquém do Eufrates (Ed 5:3,6; 6:6, 13) e a um certo governador dalém
do Eufrates (Ne 3:7). A palavra TIRSHATA é utlizada apenas em relação a aspetos
da lei, do tesouro, das coisas sagradas.
Portanto, ao mesmo tempo que Zorobabel era governador de Judá (PECHAH),
Neemias era TIRSHATA, tratando-se de dois cargos diferentes.
Neemias também foi PECHAH (Ne 5:14,18; 12:26), mais tarde, do 20º ao 32º
ano de Artaxerxes. O facto de as traduções não fazerem esta distinção levou à
interpretação generalizada de que os episódios da leitura da lei por Esdras, a
celebração da festa dos tabernáculos, a confissão e o selar da aliança
descritos em Neemias 8 e 9 tivessem ocorrido numa época posterior, quando
Neemias era governador de Judá. Em Neemias 8 e 9, Neemias é o TIRSHATA, não o
PECHAH.
Além disso, todo o relato começando em Neemias 7:5 até ao 12:9 é uma
narrativa cronológica sem interrupções: a repetição da lista dos que primeiro vieram
do cativeiro (Ne 7), a reunião em Jerusalém no 7º mês e a leitura da lei por
Esdras (Ne 8), a festa dos tabernáculos no dia 24 desse mesmo mês com a
confissão dos levitas (Ne 9), seguido do selar da aliança por Neemias na
qualidade de TIRSHATA (Ne 10), e a descrição dos que habitavam em Jerusalém e
nas outras cidades.
Os capítulos 7 a 11 de Neemias formam um parêntese histórico, relembrado
por Neemias entre o término da construção do muro com o assentamento das portas
(Ne 7:1), e a dedicação dos muros (Ne 12:27-43). Depois de reedificado os
muros, Deus pôs no coração de Neemias que ajuntasse os nobres os magistrados e
o povo, para registar as genealogias. Por esta ocasião, achou o livro da
genealogia dos que subiram do cativeiro e que vieram com Zorobabel e Jesua (Ne
7.5-7) … e a história prossegue ininterrupta até ao final do capítulo 11, relatando
todos os eventos do 7º mês.
Muito importante esse estudo
ResponderEliminarDeixa eu ver se entendi:
ResponderEliminar- Zorobabel era o governador de Judá;
- Neemias era o prefeito de Jerusalém (?) e depois de uns anos, se tornou governador de Judá;
- Esdras o sacerdote do templo;
Será isso?
É isso. Quando chegaram do exílio, Zorobabel era governador (pechah) e Neemias era Tirshata (cargo com certa implicação religiosa também). Depois, Neemias deve ter regressado a Babilónia, junto do rei, e quando regressou a Jerusalém, Neemias passou a ser o governador (pechah). Esdras era sacerdote e escriba.
EliminarE onde entra o sumo sacerdote Josué?
EliminarEsdras era um sacerdote, Josué o sumo-sacerdote.
EliminarGente Edras não subiu com Zorobabel,ele liderou o segundo grupo de Judeus para voltar para sua pátria.
ResponderEliminarSe Neemias era o TIRSHATA quando voltaram com Zorobabel, o PECAH, Esdras estava também no primeiro grupo. Ver também Neemias 12:1 e cap.8.
EliminarNeemias de 7:5 ao cap. 11 formam um parêntese histórico, relembrado/escrito por Neemias entre o término da construção do muro com o assentamento das portas (Ne 7:1) e a dedicação dos muros (Ne 12:27-43), onde ele lembra o que aconteceu quando vieram no início com Zorobabel. E isto inclui Esdras. Esdras terá regressado a Babilónia, para mais tarde retornar uma segunda vez a Jerusalém com um segundo grupo de judeus.
Estou fazendo um estudo do retorno de Israel da Babilônia, no estudo tenho a seguinte informação:
ResponderEliminarEm 537/536 a.C, Zorobabel( governador) e Jesus(Sacerdote) voltam a Jerusalém (Esdras 1:1-4:5.
Este grupo reconstrói o templo.
Em 457aC., Esdras volta com o segundo grupo, a missão de Esdras é ornar o templo e instituir o cerimonial religioso.
Em 444 aC., Neemias volta com o terceiro grupo ( Né 1:1-2:10).
Missão de Neemias reconstrução dos muros de Jerusalem. (Né 2:11-7:3).
Portanto o intervalo de tempo do 1° grupo para o 2° e de 80 anos, e do 2° para o 3° de 13 anos.
Não concordo com o estudo que vc está a ler. A minha (e não só) interpretação deste período, se estiver interessado em comparar, veja neste blog o separador CRONOLOGIA ESDRAS-NEEMIAS bem como todas as mensagens desta série sobre a CRONOLOGIA 7 SEMANAS onde fundamento,com base na Bíblia, a cronologia deste período.
EliminarSe houver alguém em 02/2023 para responder algumas perguntas relacionadas a este estudo.
Eliminar- Qual era a idade de Esdras na ocasião do primeiro retorno ?
- Qual era a idade de Neemias no primeiro retorno ?
Pois, o segundo retorno foi feito 80 anos depois, e o terceiro 93 anos depois !
Levando em consideração tudo que a Anne Philip sugeriu em seu estudo, tanto Esdras como Neemias estavam com mais de 100 anos.
E se Neemias foi no primeiro retorno, devia ser muito velho, pois, ninguém iria dar um título de liderança para ele, sem ter experiência nenhuma, esse título ao meu ver só lhe foi conferido no terceiro retorno, por causa do sucesso da empreitada de reconstruir os muros e ajudar Esdras na reconstrução espiritual do Povo.
É provável que você tenha razão. Fui ver a tradução que utilizei na altura, que diz assim 1Cr 3:17-19 «Os filhos de Jeconias, o cativo: Sealtiel, Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias. Os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei.» Aqui parece que Pedaías é irmão de Sealtiel. Mas outra edição mais recente diz, nos mesmos versículos: «E os filhos de Jeconias: Assir, e seu filho Sealtiel. Os filhos deste foram: Malquiram, e Pedaia, e Senazar, Jecamias, Hosama, e Nedabias. E os filhos de Pedaia: Zorobabel e Simei.» Verifiquei outras traduções,em inglês (New International Version), em holandês e em francês, e todas corroboram esta última. Obrigada.
ResponderEliminarFantástico, me auxiliou muito a entender esse fato na história. Obrigada!
ResponderEliminarShow,amei🥰
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