25/10/2015

Cronologia 7 semanas (2) – Zorobabel, Esdras, Neemias


O primeiro ano do regresso

No primeiro ano de Ciro (o 70º ano desde o 3º ano de Jeoaquim), ano 3467 AH, Ciro emitiu o decreto que permitiu aos judeus regressarem a Jerusalém e edificar uma casa ao Senhor (2Cr 36:22; Ed1:1-4). No ano seguinte empreenderam o regresso.

Zorobabel
Levantaram-se todos aqueles cujo espírito Deus despertou para subirem a Jerusalém (Ed 1:5). Ciro entregou os utensílios da casa do Senhor, que Nabucodonosor tinha trazido para Babilónia, a Sesbazar, príncipe de Judá (Ed 1:8). Alguns reconhecem neste nome uma semelhança com Senazar (1Cr 3:18), um dos filhos de Sealtiel, filho de Jeconias, e personagem diferente de Zorobabel e anterior a este (FINEGAN 1998, p.267).
Geralmente, no entanto, considera-se que Sesbazar é Zorobabel. Várias passagens confirmam-no. Ed 5:13 diz a mesma coisa que Ed 1:7-8, acrescentando que Sesbazar era aquele que fora nomeado governador. Ed 5:16 diz que foi Sesbazar que lançou os fundamentos da casa de Deus, a qual está em Jerusalém. E sabemos que Zorobabel era governador no segundo ano de Dario (Ag 1.1) e foi ele que colocou os fundamentos da casa (Zc 4:9).
Zorobabel era da linhagem de Jeconias, o rei que foi para o exílio e considerado o último rei legítimo no trono de Judá. A escolha de Ciro em nomear Sesbazar/Zorobabel como governador permitiu o regresso e a restauração da nação sob o governo de um príncipe da linhagem davídica (Mt 1:11.12).
Nos livros de Esdras, Neemias, Ageu e Mateus, Zorobabel é sempre apresentado como filho de Sealtiel. Mas, curiosamente, 1Cr 3:19 diz que Zorobabel é filho de Pedaías, que é irmão de Sealtiel. É possível que Sealtiel, mencionado primeiro e provavelmente o primogénito, não tenha tido filhos e que o filho primogénito de Pedaías foi adotado como herdeiro de Sealtiel, em cumprimento da provisão da lei em Dt 25:5-6. Antes da lei, isto já era um costume, como se pode ver em Gn 38. 

3468 AH – os eventos do primeiro ano
É provável que a viagem tenha iniciado no início do ano, na primavera e que durou vários meses, chegando o povo a tempo para celebrar as festas do 7º mês. Podemos usar como termo de comparação a viagem de Esdras e comitiva relatada em Esdras 7 e 8, que foi iniciada no 1º mês (Ed 8:31) e que chegou a Jerusalém no 5º mês (Ed 7:8).
O povo veio a Jerusalém e Judá, e cada um habitou na sua cidade (Ed 2:1, 70).
Em chegando o sétimo mês, estando os filhos de Israel já nas cidades ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém (Ed 3:1). O 7º mês, Tishri (setembro/outubro) é o mês da Festa das Trombetas, do Dia da Expiação e da Festa dos Tabernáculos (Lv 23:23-44).

Várias coisas aconteceram neste mesmo mês:

a) No primeiro dia, dia das trombetas, Esdras leu a lei perante o povo (Neemias 8)

b) Sob a liderança de Zorobabel e Jesua, edificaram o altar para oferecer holocaustos (Ed 3:1-2). Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda que estavam sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, de manhã à tarde (Ed 3:3). Desde o 1º dia do 7º mês começaram a oferecer holocaustos ao Senhor; porém ainda não tinham posto os fundamentos do templo. (Ed 1:1-7).

c) Celebraram a festa dos tabernáculos (Ed 3:4-5; Ne 8:13-18), aos 15 dias do mês, durante 7 dias (Lv 23:34-36).

d) No dia 24, fizeram confissão e selaram uma aliança (Ne 9, 10).

A interpretação mais generalizada é a leitura da lei por Esdras, a celebração da festa dos tabernáculos e o selar da aliança, descritos em Neemias 8, 9 e 10, tiveram lugar muitos anos mais tarde, no ano em que Neemias foi para Jerusalém para reconstruir os muros, no 20º ano do rei Artaxerxes.
Mas a solução que aqui apresento baseia-se na solução preconizada por Sir Isaac Newton, em 1728, e que resolve muitas dificuldades.

Temos algumas questões a resolver em relação a Esdras e Neemias.

Esdras
Na lista dos que subiram primeiro com Zorobabel e Jesua, há uma figura chamada Seraías em Esdras 2:2. Em Neemias 7:7, tem o nome de Azarias. Trata-se da mesma pessoa dado que a lista em Neemias 7 é a repetição da lista em Esdras 2. Este Azarias é também mencionado em 1Cr 9:11, entre os sacerdotes que foram “os primeiros habitadores, que de novo vieram orar nas suas próprias possessões e nas suas cidades” (1Cr 9:2) depois que regressaram da Babilónia. Este Azarias é “filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Aitube, príncipe da casa de Deus”. Também é mencionado em Ne 11:11-12). Hilquias era o sumo-sacerdote no tempo de Josias (2Rs 23:24), o último rei bom em Judá, e uma referência positiva.
Esdras por sua vez é “filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube, ….”. Apresenta, portanto, a mesma linhagem que Azarias/Seraías. Ou Azarias/Seraías é descendente de Hilquias, mas via outro filho que Esdras. Ou, possivelmente, trata-se da mesma pessoa em todos os casos. Pode ser que a confusão de nomes em Ed 2:2 e Ne 7:7 seja resultado do facto de Esdras ser filho de Seraías, filho de Azarias (Ed 7:1). Mas é possível que se trate de duas pessoas diferentes. Em Ne 12:1, um sacerdote chamado Seraías é mencionado ao lado de Esdras, e aparece também em Ne 10:2 como assinante da aliança.
Mas independentemente disto, Ne 12:1 não deixa dúvidas quanto ao facto de Esdras se encontrar entre os sacerdotes que subiram com Zorobabel.
Não há, portanto, qualquer impedimento a que a leitura da lei por Esdras se tenha realizado no 7º mês do primeiro ano do regresso. 

Neemias
Verificámos que, logo a seguir a Zorobabel e Jesua, também vem o nome de Neemias.
Defendo que Neemias 8 acontece no 7º mês do primeiro ano, e que é uma descrição ampliada da narração em Ed 3:1-6. Esdras era sacerdote e escriba, e Neemias era governador (Ne 8:9). Mas como conciliar isto, se Zorobabel era o governador nomeado por Ciro?
No final da lista, em Esdras 3, dos que “subiram primeiro”, é referido o cuidado que houve com o estabelecimento da linhagem dos sacerdotes e servidores do templo (Ed 3:58-63). Alguns procuraram o seu registo nos livros genealógicos, mas não o conseguiram encontrar pelo que foram tidos por imundos para o sacerdócio. “O governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim” (Ed 2:63; Ne 7:63). Quem é este “governador”?
A resposta parece óbvia: Zorobabel. Mas não é correto.

Há, nos livros de Esdras e Neemias, duas palavras diferentes no original hebraico, embora sejam ambas traduzidas em português como “governador”. Uma é TIRSHATA, outra é PECHAH. É esta distinção que nos compele a fazer uma leitura cronológica diferente.
A palavra traduzida “governador”, nestes versículos (Ed 2:63; Ne 7:65 e 70), é TIRSHATA. Porém não é dito quem era o TIRSHATA. Como se trata de algo que ocorreu no primeiro ano do regresso, deduz-se habitualmente que o governador era Zorobabel.
Há 5 ocorrências de TIRSHATA: além das já mencionadas (Ed 2:63, Ne 7:65,70), os outros dois versículos (Ne 8:9 e 10:1) identificam o TIRSHATA com Neemias. Deduzimos disto que Neemias é o TIRSHATA em todos os casos!
Zorobabel/Sesbazar era o PECHAH, o governador de Judá (Ed 5:14; 6:6; Ag 1:1,14; 2:2, 21). A palavra PECHAH, segundo Gesenius, refere-se a um governador de uma província. Será um cargo político. PECHAH também é aplicado a Tatenai, governador daquém do Eufrates (Ed 5:3,6; 6:6, 13) e a um certo governador dalém do Eufrates (Ne 3:7). A palavra TIRSHATA é utlizada apenas em relação a aspetos da lei, do tesouro, das coisas sagradas.
Portanto, ao mesmo tempo que Zorobabel era governador de Judá (PECHAH), Neemias era TIRSHATA, tratando-se de dois cargos diferentes.
Neemias também foi PECHAH (Ne 5:14,18; 12:26), mais tarde, do 20º ao 32º ano de Artaxerxes. O facto de as traduções não fazerem esta distinção levou à interpretação generalizada de que os episódios da leitura da lei por Esdras, a celebração da festa dos tabernáculos, a confissão e o selar da aliança descritos em Neemias 8 e 9 tivessem ocorrido numa época posterior, quando Neemias era governador de Judá. Em Neemias 8 e 9, Neemias é o TIRSHATA, não o PECHAH. 

Além disso, todo o relato começando em Neemias 7:5 até ao 12:9 é uma narrativa cronológica sem interrupções: a repetição da lista dos que primeiro vieram do cativeiro (Ne 7), a reunião em Jerusalém no 7º mês e a leitura da lei por Esdras (Ne 8), a festa dos tabernáculos no dia 24 desse mesmo mês com a confissão dos levitas (Ne 9), seguido do selar da aliança por Neemias na qualidade de TIRSHATA (Ne 10), e a descrição dos que habitavam em Jerusalém e nas outras cidades.
Os capítulos 7 a 11 de Neemias formam um parêntese histórico, relembrado por Neemias entre o término da construção do muro com o assentamento das portas (Ne 7:1), e a dedicação dos muros (Ne 12:27-43). Depois de reedificado os muros, Deus pôs no coração de Neemias que ajuntasse os nobres os magistrados e o povo, para registar as genealogias. Por esta ocasião, achou o livro da genealogia dos que subiram do cativeiro e que vieram com Zorobabel e Jesua (Ne 7.5-7) … e a história prossegue ininterrupta até ao final do capítulo 11, relatando todos os eventos do 7º mês.

13 comentários:

  1. Deixa eu ver se entendi:
    - Zorobabel era o governador de Judá;
    - Neemias era o prefeito de Jerusalém (?) e depois de uns anos, se tornou governador de Judá;
    - Esdras o sacerdote do templo;

    Será isso?

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    1. É isso. Quando chegaram do exílio, Zorobabel era governador (pechah) e Neemias era Tirshata (cargo com certa implicação religiosa também). Depois, Neemias deve ter regressado a Babilónia, junto do rei, e quando regressou a Jerusalém, Neemias passou a ser o governador (pechah). Esdras era sacerdote e escriba.

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    2. E onde entra o sumo sacerdote Josué?

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    3. Esdras era um sacerdote, Josué o sumo-sacerdote.

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  2. Gente Edras não subiu com Zorobabel,ele liderou o segundo grupo de Judeus para voltar para sua pátria.

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    1. Se Neemias era o TIRSHATA quando voltaram com Zorobabel, o PECAH, Esdras estava também no primeiro grupo. Ver também Neemias 12:1 e cap.8.
      Neemias de 7:5 ao cap. 11 formam um parêntese histórico, relembrado/escrito por Neemias entre o término da construção do muro com o assentamento das portas (Ne 7:1) e a dedicação dos muros (Ne 12:27-43), onde ele lembra o que aconteceu quando vieram no início com Zorobabel. E isto inclui Esdras. Esdras terá regressado a Babilónia, para mais tarde retornar uma segunda vez a Jerusalém com um segundo grupo de judeus.

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  3. Estou fazendo um estudo do retorno de Israel da Babilônia, no estudo tenho a seguinte informação:
    Em 537/536 a.C, Zorobabel( governador) e Jesus(Sacerdote) voltam a Jerusalém (Esdras 1:1-4:5.
    Este grupo reconstrói o templo.
    Em 457aC., Esdras volta com o segundo grupo, a missão de Esdras é ornar o templo e instituir o cerimonial religioso.

    Em 444 aC., Neemias volta com o terceiro grupo ( Né 1:1-2:10).
    Missão de Neemias reconstrução dos muros de Jerusalem. (Né 2:11-7:3).

    Portanto o intervalo de tempo do 1° grupo para o 2° e de 80 anos, e do 2° para o 3° de 13 anos.

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    1. Não concordo com o estudo que vc está a ler. A minha (e não só) interpretação deste período, se estiver interessado em comparar, veja neste blog o separador CRONOLOGIA ESDRAS-NEEMIAS bem como todas as mensagens desta série sobre a CRONOLOGIA 7 SEMANAS onde fundamento,com base na Bíblia, a cronologia deste período.

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    2. Se houver alguém em 02/2023 para responder algumas perguntas relacionadas a este estudo.
      - Qual era a idade de Esdras na ocasião do primeiro retorno ?
      - Qual era a idade de Neemias no primeiro retorno ?

      Pois, o segundo retorno foi feito 80 anos depois, e o terceiro 93 anos depois !

      Levando em consideração tudo que a Anne Philip sugeriu em seu estudo, tanto Esdras como Neemias estavam com mais de 100 anos.

      E se Neemias foi no primeiro retorno, devia ser muito velho, pois, ninguém iria dar um título de liderança para ele, sem ter experiência nenhuma, esse título ao meu ver só lhe foi conferido no terceiro retorno, por causa do sucesso da empreitada de reconstruir os muros e ajudar Esdras na reconstrução espiritual do Povo.



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  4. É provável que você tenha razão. Fui ver a tradução que utilizei na altura, que diz assim 1Cr 3:17-19 «Os filhos de Jeconias, o cativo: Sealtiel, Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias. Os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei.» Aqui parece que Pedaías é irmão de Sealtiel. Mas outra edição mais recente diz, nos mesmos versículos: «E os filhos de Jeconias: Assir, e seu filho Sealtiel. Os filhos deste foram: Malquiram, e Pedaia, e Senazar, Jecamias, Hosama, e Nedabias. E os filhos de Pedaia: Zorobabel e Simei.» Verifiquei outras traduções,em inglês (New International Version), em holandês e em francês, e todas corroboram esta última. Obrigada.

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  5. Fantástico, me auxiliou muito a entender esse fato na história. Obrigada!

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