26/07/2016

JÓ. Quem era? Quando e onde viveu? (3)


Nas anteriores mensagens Quem é Jó? e Os amigos de Jó (publicadas em janeiro 2014), defendi que Jó era filho de Issacar (Gn 46:13).

Há algumas semanas, na procura de entender a que se refere a divisão (PALAG) da terra nos dias de Pelegue (mensagem Os dias de Pelegue publicada em julho 2016), encontrei um autor que apresenta argumentos que Jó seria Jobabe, um dos filhos de Joctã, irmão de Héber (Gn 10:29) (Barry Setterfield in www.setterfield.org): algumas passagens conteriam indicações de que Jó e seus amigos foram testemunhas de eventos catastróficos do tipo que teriam sido normais na época em que se dividiram os continentes, nos dias de Pelegue. Esta tese apoia-se também na longevidade de Jó (conforme aparece dado na Septuaginta) que na opinião de Setterfield é consentânea com o tempo de Pelegue.
Vamos analisar as razões que Barry Setterfield, físico e geólogo, apresenta.

Jó nos dias de Pelegue?

Se Jó vivia durante os cerca de 100 a 200 anos em que os continentes se rasgaram ao longo da fissura meso-atlântica e outras placas tectónicas, teria havido enormes maremotos, terramotos, atividade volcânica, formação de montanhas e outros desastres. Setterfield encontra tudo isto no livro de Jó. Alguns exemplos:
As catástrofes naturais que sobrevieram às ovelhas e aos filhos de Jó: fogo de Deus que queimou as ovelhas e um grande vento que fez cair a casa sobre os filhos (1:16, 19). O aparecimento de gelo no Médio Oriente, causado pela uma inclinação do eixo da terra no tempo da divisão dos continentes que causou a idade do gelo sobre a Europa e Médio Oriente (6:15-18; 38:29-30). Terramotos e movimentos violentos da terra (Jó 9:5-6 – Ele é quem remove os montes, sem que saibam que na sua ira os transtorna; que move a terra para fora do seu lugar, cujas colunas estremecem; 14:18-19 - Como o monte que se esboroa e se desfaz e a rocha que se remove do seu lugar, como as águas gastam as pedras, e as cheias arrebatam o pó da terra ….). Dias em que o sol não sai de dia e as estrelas não estão visíveis de noite, o que pode ser causado por cinzas volcânicas no céu (9:7). Não se trata evidentemente de explicações científicas mas de descrições do que se observou. Tsunamis: quando o mar o mar se retira para longe, mostrando o fundo seco e depois a vaga inunda a terra (12:15 – Se retém as águas, elas secam; se as larga, devastam a terra). Atividade vulcânica (18:15). Jó 28:5-6 – Da terra procede o pão mas em baixo é revolvida como por fogo. Nas suas pedras se encontra safira, e há pó que contém ouro. Jó 28:9 – Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes. Abre canais nas pedras, e os seus olhos vêem tudo o que há de mais precioso.

Admitindo que se possa tratar de eventos do tempo de Pelegue, em que a terra passou por um ciclo de transformação muito violento, estas passagens parecem simplesmente descrever situações catastróficas que têm acontecido ao longo dos tempos em vários lugares do mundo. Este tipo de eventos voltamos a encontrá-los no período do êxodo.

Baseando-se na Septuaginta Alexandrina (300 a.C.), onde se afirma que Jó viveu um total de cerca de 248 anos, Setterfield conclui que a longevidade de Jó é consentânea com o tempo de Pelegue. Antes de Pelegue, e depois do dilúvio, a longevidade era cerca de 400/450 anos. Depois de Pelegue vemos uma diminuição rápida da expectativa de vida: Pelegue 239 anos, Reú 239 anos, Serugue 230 anos, Naor 148 anos.

No entanto, há muitos indícios no livro de Jó que impedem a identificação de Jó com o Jobabe de Gn 10:29 e que o situam, no tempo, claramente depois de Abraão.

E outra coisa que nos devemos perguntar é se, nos dias complicados de Pelegue em que a preocupação se centraria em primeiro lugar na sobrevivência em tempos de catástrofes naturais, já existiria literatura com a riqueza que se mostra no livro de Jó? Havia escrita, sim, mas literatura tão complexa, profunda e pormenorizada?

Depois de Abraão

- Jó e seus amigos usam repetidamente (cerca de 40 vezes!) o nome El-Shaddai, ou Shaddai, para referir-se a Deus. A primeira vez que Deus se apresentou assim foi a Abrão (Gn 17:1), quando este fez 99 anos, logo antes de Isaque nascer. A secção de Gn 10:1b a 11:10a é a secção “toledot” transmitida por Sem (Estas são as gerações de Sem). Naquele tempo, os nomes de Deus usados eram Elohim e Jaweh (Jehovah).

- Jó 6:19 fala das caravanas de Tema e os viajantes de Sabá. Se podemos encontrar o nome de Sabá duas vezes em Gn 10: 7, 28, o nome Tema, que significa deserto, vem do filho de Ismael, filho de Abraão (Gn 25:15; 1Cr 1:30).

- As personagens que aparecem no livro situam Jó várias gerações depois de Abraão.
Elifaz o temanita. Em Gn 10, não há qualquer referência a Temã ou Tema. Temanitas poderiam ser descendentes de Tema, filho de Ismael (Gn 25:15;1Cr 1:30), mas mais provavelmente de Temã, filho de Elifaz e neto de Esaú (Gn 36:15).
Bildade o suíta. É descendente de Sua, filho de Abraão com Quetura (Gn 25:2; 1Cro 1:32).
Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão. Buz é filho de Naor, irmão de Abraão (Gn 22:21). A família de Rão pode estar relacionada com um dos filhos de Sem (Gn 10:22), mas também com Arã, filho de Quemuel, outro filho de Naor, irmão de Abraão. Eliú é um jovem em relação aos outros amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, referindo-se a eles como idosos (Jó 32:5-6).

O quadro seguinte procura situar todos os personagens envolvidos na história de Jó, cronologicamente e uns em relação aos outros. Cada faixa de uma cor representa uma geração, aproximadamente.
Abraão

Naor



Isaque

Buz
Quemuel
Esaú

Jacó

Sua


Arã

Reuel
|
Elifaz
|
*
|



Zerá
|
Temã
|
Issacar
|



Jobabe
[Elifaz o temanita]
Bildade o suíta






Eliú
Nota: *Esaú casou com 40 anos de idade (Gn 26:34). Reuel e Elifaz, filhos de Esaú, nasceram em Canaã, antes de os irmãos se separarem. Jacó tinha 77 anos quando foi para Padam-Aram. Todos os seus filhos, exceto Benjamim, nasceram nos 14 anos seguintes, por isso uma geração depois dos primeiros filhos de Esaú.

Estas considerações genealógicas não deixam grandes dúvidas quanto ao tempo em que Jó viveu.

Estes indícios genealógicos são reforçados pela ocorrência repetida (5 vezes) da palavra ferro, indicando a existência de utensílios e armas de ferro e a resistência deste metal (19:24; 20:24; 28:2; 40:18; 41:27).
A referência mais antiga a ferro vem em Gn 4:22, antes do dilúvio. Nesse contexto, o ferro terá sido ferro meteórico, uma liga de ferro e níquel que tem origem em meteoritos. Era raro e precioso, e usado muito antes da Idade do Ferro. Não precisava ser fundido, apenas era moldado. Ainda não se conseguiam obter temperaturas suficientemente elevadas para derreter o ferro, que requer mais altas temperatura do que o cobre e o bronze. Não há qualquer outra referência a ferro no livro de Génesis.
Na história bíblica pós-dilúvio, as primeiras referências a ferro aparecem em Levítico, Números e Deuteronómio, na época em que os Israelitas saíram do Egipto. Isto coincide sensivelmente com o começo da Idade do Ferro no antigo Médio Oriente, com o desenvolvimento de técnicas de fundição e metalurgia.
Calculámos (ver Os amigos de Jó) que Jó terá morrido alguns anos antes do nascimento de Moisés. Penso que pode ser mais uma prova a favor da localização de Jó durante o tempo em que Israel estava no Egipto.

Como já temos definido quando Jó viveu, isto também simplifica a questão do número de anos que ele viveu ao todo.

A longevidade de Jó

Qual foi o número de anos que Jó viveu ao todo? 140? ou mais?
A versão da Septuaginta que encontrei diz que Jó viveu depois da aflição, 170 anos, e no total 240. And Job lived after his affliction a hundred and seventy years: and all the years he lived were two hundred and forty (Compiled from the Translation by Sir Lancelot C. L. Brenton 1851. http://ecmarsh.com/lxx/index.htm)

Bíblia João Ferreira de Almeida: Jó 42:16 – E, depois disto, viveu Jó 140 anos.

A partir deste versículo alguns entendem que Jó tinha 70 anos quando a desgraça lhe sobreveio, e que depois viveu ainda 140 anos, o dobro do que já tinha vivido, num total de 210. O que o colocaria numa época anterior a Abraão (quando a longevidade era superior a 200 anos), no tempo de Terá, que viveu 205 anos. O que não é o caso, como já vimos, pelo que parece mais correto entender Jó 42:16 como dizendo que Jó viveu até aos 140 anos, no todo. É assim que o interpreta, por exemplo, Matthew Henry.

Eliú era mais novo do que Jó e seus amigos. Ele diz que são idosos (32:5-6), e o eram do ponto de vista dele. Mas também, se a provação de Jó começou quando ele tinha 70 anos, e se tivesse vivido mais o dobro 140, dificilmente se poderá dizer que aos 70 Jó era idoso.

Jó = Jobabe?

Resta a questão se Jó é Jobabe, rei edomita, descendente de Esaú (Gn 36:33-34). Toda esta discussão em volta da identidade de Jó parece ser consequência de um comentário ou nota editorial na Septuaginta. Se esta nota não existisse, talvez a discussão não existiria também. Visto que este comentário não pertence ao próprio texto bíblico, consideramos esta nota um acréscimo não autêntico. Temos, contudo, que analisar a questão.

This man is described in the Syriac book as living in the land of Ausis, on the borders of Idumea and Arabia: and his name before was Jobab;  and having taken an Arabian wife, he begot a son whose name was Ennon. And he himself was the son of his father Zare, one of the sons of Esau, and of his mother Bosorrha, so that he was the fifth from Abraam. And these were the kings who reigned in Edom, which country he also ruled over: first, Balac, the son of Beor, and the name of his city was Dennaba: but after Balac, Jobab, who is called Job, and after him Asom, who was governor out of the country of Thaeman: and after him Adad, the son of Barad, who destroyed Madiam in the plain of Moab; and the name of his city was Gethaim. And his friends who came to him were Eliphaz, of the children of Esau, king of the Thaemanites, Baldad sovereign the Sauchaeans, Sophar king of the Minaeans. http://ecmarsh.com/lxx/Job/index.htm

- A nota da Septuaginta diz que Jobabe era filho de Zera, um dos filhos de Esaú e sua mãe Bozra. Era o 5º depois de Abrão. Reinou em Edom, depois de Balaque (Bela?), filho de Beor.

Que diz a Bíblia deste Jobabe?
De Esaú x Basemate, filha de Elom, heteu (Gn 26:34), nasce Reuel (Gn 36:13). Zerá, príncipe dos filhos de Esaú (Gn 36:17), é filho de Reuel. Entre os reis que reinaram na terra de Edom, aparece Jobabe, filho de Zerá de Bozra (Gn 36:33; 1Cr 1:44), depois de Bela, filho de Beor, cuja cidade era Dinabá.

Não é totalmente inequívoco que Jobabe seja sequer filho de Zera, filho de Reuel.

A nota da Septuaginta diz que Bozra era a mãe de Jobabe. Mas isto não tem qualquer apoio bíblico. Na lista dos reis de Edom (Gn 36:31-39), estes reis estão sempre associados a um lugar, não ao nome da mãe. Bozra, que quer dizer curral de ovelhas (Miq 2:12), aparece com maior frequência nos profetas como uma cidade, sempre em conexão com a execução de um juízo sobre Edom (Is 34:6; 63:1; Jr 49:13; Amós 1:12). Jobabe, e o pai dele Zera, estão ligados à cidade de Bozra. Não faz qualquer sentido ligar Jó a este Jobabe, rei de Edom.

- A questão Jó-Jobabe tem sido abordada a partir da grafia e significado destes nomes. Porém, é confuso e não parece conclusivo.

Jó, filho de Issacar

Podemos apresentar argumentos a favor da identificação de Jó como filho de Issacar?

- A única pessoa com o nome de Jó fora do livro de Jó é um filho de Issacar (Gn 46:13). Jó, em Gn 46:13, é chamado Jasube em Num 26:23 e 1 Cro 7:1, o que significa “ele voltará”. A figura e história de Jó coaduna-se com o nome de Jasube (ele voltará). Jó entrou no Egipto juntamente com o seu pai Issacar e o restante da família de Jacó (Gn 46:13). Mais tarde, adulto, Jó, por alguma razão que desconhecemos, terá deixado a sua família no Egipto, instalando-se na terra de Uz.

- Todas as personagens no livro de Jó são identificados pelo parentesco: temanita, suíta, naamatita, buzita. Jó é apenas Jó. O livro de Jó faz parte de um conjunto de livros que contam a história do povo de Israel: os livros da lei, os profetas, livros de sabedoria, os livros históricos. Neste contexto, não há necessidade de identificar Jó como Jó, “o israelita”. Isto está subentendido. Se ele fosse edomita, sim, essa identificação se tornaria necessária.

- Jó é descrito como “homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal” (1:1), muito ao modo como Jó é descrito como “homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus” (Gn 6:9). A sua maneira de viver parece mais própria no quadro do povo de Israel do que dos descendentes de Esaú e certamente de um rei. Esaú perdeu a bênção, os seus filhos são chamados príncipes e adquiram poder pela espada (Gn 27:40).

Jó é mencionado em Ezequiel 14:14,20, juntamente com Noé e Daniel. Em lugar algum, é mencionado como sendo gentio. Deus chama “meu servo Jó”.
Jó também é mencionado em Tiago 5:10-11

“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes aos que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó, e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o senhor é cheio de terna misericórdia, e compassivo.”


- E, por fim, penso que não podemos ignorar o que diz Romanos 3:3, que afirma que “aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”. Perante esta afirmação, podemos atribuir a autoria deste livro e a sua personagem principal a alguém que não pertencia ao povo de Israel?

1 comentário:

  1. Ainda pessoas teimosas que insistem que Jó viveu antes de Abraão, mas é muito óbvio que Jó viveu após Abraão, as próprias evidências do Livro de Jó provam isso. Anne vc está totalmente correta em dizer que Jó viveu após Abraão.

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