01/12/2018

OS LEVITAS (2) - Depois da conquista da terra de Canaã


Continuação de OS LEVITAS (1)

Depois de conquistar a terra prometida sob a liderança de Josué, as tribos de Israel receberiam cada uma a sua herança na terra. Mas os levitas não herdariam entre os seus irmãos e o seu meio de sustento seriam os dízimos dos filhos de Israel (Num 18:24).

Os levitas receberiam também cidades para habitar no meio das outras tribos, as cidades e os seus arrabaldes, para o seu gado, para a sua fazenda, e para os seus animais (Num 35). No total receberiam 48 cidades, das quais 6 eram cidades de refúgio (Num 35:9-34; Jos 20:1-9).

Cada uma das tribos deu, no seu território, cidades aos levitas (Josué 21). As cidades de refúgio (Jos 20:7-8) estão sublinhadas na lista que segue.

Observamos que as famílias levíticas são subdivididas em quatro grupos e não três (Jos 21 e 1Cr 6), isto porque a descendência sacerdotal de Aarão pertence a Coate (via Amram) e funciona como um grupo à parte.

Os filhos de Aarão (os sacerdotes) receberam 13 cidades:
Quirath-Arba (=Hebron) – Libna – Jatir – Estemoa – Cholon – Debir – Ain – Jutá – Beth-Semes (de Judá e Simeão) – 9
Gibeon- Geba – Anatoth – Almon (de Benjamim) – 4

Os outros filhos de Coate, 10 cidades:
Siquém – Gezer – Quibsaim – Beth-Oron (de Efraim) – 4
Elteque – Gibeton – Ajalon – Gatrimon (de Dan) – 4
Taanac – Gatrimon (da meio tribo de Manassés) – 2

Os filhos de Gerson receberam 13 cidades:
Golan, em Basan – Be-esterá (da meio tribo de Manassés) – 2
Quishon – Dabeerath – Jarmuth – Enganim (de Issacar) – 4
Misal – Abdon – Helcath – Roob (de Aser) – 4
Quedes, na Galileia – Hamot-dor – Cartan (de Naftali) – 3

Os filhos de Merari receberam 12 cidades:
Jocneam – Carta – Dimna – Naalal (de Zebulon) – 4
Beser – Jaaz – Quedemoth – Mefaath (de Ruben) – 4
Ramoth, em Gilead – Maanaim – Hesbon – Jaezer (de Gad) – 4
 
Fonte da imagem: http://www.jesuswalk.com/gideon/0-gideon-intro.htm

É interessante observar a localização geográfica das cidades das diferentes famílias levíticas. As cidades dos descendentes de Aarão na tribo de Judá e Simeão, e Benjamim. Mais a norte, na região de Efraim, Dan e Manassés, os outros coatitas. Ainda mais a norte, a norte do vale de Jezreel, nas tribos de Aser, Naftali e a outra meio tribo de Manassés, dos dois lados do Jordão, os gersonitas. Os meraritas nos territórios transjordanos das tribos de Gad e Ruben.
De modo semelhante à habitação das famílias levíticas em volta do tabernáculo no deserto, aqui também as habitações dos levitas estão espalhadas pelo território cercando o local mais ou menos central onde tinham instalado o tabernáculo (Siloh) e, mais tarde, onde estaria o templo em Jerusalém.

Alguma coisa nos surpreende: certas cidades associadas a atividades sacerdotais no tempo de Josué, Juízes e Samuel não constam desta lista de cidades.
É o caso de Siloh, onde foi armada a tenda da congregação depois que a terra foi sujeitada, e onde ainda estava no tempo de Eli e Samuel (Jos 18:1; 19:51; Jz 18:31; 1Sm 1:3). Siloh fica a 35 km a norte de Jerusalém em linha reta, em território de Efraim.
Também é o caso de Ramá, onde estava a casa de Samuel (1Sm 7:15-17), e Samuel era levita.

Sem comentários:

Enviar um comentário