01/12/2018

OS LEVITAS (4) - Quando David traz a arca para Jerusalém


Continuação de OS LEVITAS(1) (2) (3)

A primeira tentativa de trazer a arca para a tenda que David tinha armado em Jerusalém foi catastrófica: matou Uza e Aío e deixou temporariamente a arca na casa de Obed-Edom (2Sm 6:1-11). A arca fora transportada num carro de bois. Um erro grave. – Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas (1Cr 15:2) como David ficou a saber depois. Então trouxeram a arca conforme Deus tinha ordenado, levada pelos levitas aos ombros, do modo como se fazia no deserto (1Cr 15:15).

Quem era esse Abinadab, e seu filho Eleazar, em cuja casa a arca foi guardada quando voltou dos filisteus (1Sm 7:1)?

Abinadab, Eleazar e seus descendentes Uza e Aío, que guiavam o carro onde puseram a arca (2Sm 6:3) e foram mortos, nunca são apresentados no texto bíblico como sendo levitas (apesar de alguns comentários afirmarem que são). É mesmo provável que este Abinadab, de Quiriath-Jearim, não foi sequer israelita, mas gibeonita. Josué 9 conta a história dos gibeonitas que usaram de astúcia para não serem subjugados e destruídos como os outros povos, e fizeram um acordo com Josué que lhes concedeu a vida. As cidades deles eram Gibeon, Cefira, Beeroth e Quiriath-Jearim (Jos 9:17). Quando o engano foi descoberto, eles foram feitos servos, rachadores de lenha e tiradores de água para a casa de Deus (Jos 9:27).

Sendo eles servos, isto explicaria a ordem que lhes foi dada quando os habitantes de Beth-semes ficaram cheios de medo de terem a arca no meio deles e enviaram mensageiros aos habitantes de Quirath-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós (1Sm 6:21). Então vieram os homens de Quiriath-Jearim, obedeceram à ordem, e levaram a arca do Senhor, e a trouxeram à casa de Abinadab, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do Senhor (1Sm 7:1)[i].

Gibeon, no território de Benjamim, passou a ser uma cidade sacerdotal depois da conquista por Josué (Jos 21:17). No tempo de David (1Cr 21:29) e no início do reinado de Salomão, quando o templo ainda não estava construído, o tabernáculo estava em Gibeon (1Rs 3:4). A cronologia de eventos dá a entender que o tabernáculo foi para Gibeon depois que Saul matou todos os sacerdotes em Nob, onde estava o tabernáculo antes disto (1Sam 21-22).

1Crónicas 15 traz a lista de quem David convocou, dos filhos de Aarão e dos levitas, para levar a arca a Jerusalém depois da primeira tentativa falhada.

Além dos sacerdotes Zadoc e Abiatar, David chamou os seis chefes das casas paternas de Levi. No deserto (Num 3) eram apenas três chefes, um para cada família. Agora são 6.

Dos filhos de Coate:   Uriel (v.5)
Dos filhos de Merari: Asaias (v.6)
A genealogia de Asaias está em 1Cr 6:29-30. Merari > Maeli > Libni > Simei > Uza > Simea > Hagias > Asaias
Dos filhos de Gerson: Joel (v.7)
Dos filhos de Elisafan:            Semaias (v.8)
Dos filhos de Hebron: Eliel (v.9)
Dos filhos de Uziel:     Aminadab (v.10)
Estes últimos três são todos descendentes de Coate. Lembremos os filhos de Coate: Amram – Izar- Hebron – Uziel. Elisafan era filho de Uziel e príncipe da casa paterna dos coatitas no tempo do deserto (Ex 6:22; Num3:30).
Dos 6, há quatro príncipes que são da família de Coate.

Estes 6 príncipes e os seus irmãos totalizavam 862 (1Cr 15:4-10) os que David tinha ajuntado para subir a arca a Jerusalém.

Foram também constituídos cantores e músicos das famílias dos levitas (v.16-21) e sobre estes
·         Heman, filho de Joel, filho de Samuel. Já vimos que é de Coate (1Cr 6:33-38)
·         Asaf, filho de Berequias, que é de Gerson (1Cr 6:39-43)
·         Etan, filho de Cusaias (ou Kisi), que é de Merari (1Cr 6: 44-47)
Com eles, havia um grupo de segunda ordem (1Cr 15:18-21).

As três famílias levíticas estavam representadas no ministério do louvor com canto e instrumentos.

Sobre os que levavam a arca a Jerusalém e os cantores havia outro príncipe dos levitas, de nome Chenanias (1Cr 15:22, 27; 1Cr 26:29). Este Chenanias parece ter sido o responsável pela organização do evento, além de ser entendido no canto. Provavelmente um cargo temporário, para a ocasião. Este também era de Coate, isarita (isto é: de Izar, filho de Coate).

Ainda são mencionados sacerdotes que tocavam as trombetas e quatro porteiros da arca:
Berequias e Elcana (v.23) e Obed-Edom e Jeiel (v.18,24)

1Crónicas 16:37-42 - Uma vez a arca instalada por David na tenda em Jerusalém, o ministério dos levitas e sacerdotes sofreu uma divisão geográfica, visto que a arca estava num lugar e o tabernáculo noutro.
Em Jerusalém, diante da arca, ficou Asaf para ministrar continuamente, secundado por Zacarias (da 2ª ordem) e uma parte dos elementos da 2ª ordem (v.15) e mais Obed-Edom, filho de Jedutun (Etan?), e Hosa, que foram ordenados como porteiros.
No tabernáculo, que estava no alto em Gibeon, estava Zadoc, o sacerdote e seus irmãos sacerdotes para oferecerem holocaustos, e com eles Heman e Jedutun, para louvarem ao Senhor. Este Jedutun – que significa louvando - só pode ser o mesmo que Etan, de Merari (comparar 1Cr 15:17, 19 com 1Cr 25:1).
Os filhos de Jedutum (Etan?) estavam à porta (porteiros).

O Obed-Edom ordenado porteiro não será o mesmo que o Obed-Edom que recebeu temporariamente a arca em sua casa. Este era geteu, habitante de Gath, uma cidade dos filisteus. Os geteus não eram israelitas, mas apoiavam David (2Sam 15:18). Enquanto Obed-Edom porteiro é identificado como filho de Jedutun. Sobre Obed-Edom, alterei a minha interpretação. Ver mensagem seguinte.

Esta era a situação enquanto o templo não foi terminado.



[i] "Abinadab - International Standard Bible Encyclopaedia." Blue Letter Bible. 5 May, 2003. Web. 15 Mar, 2018. <https://www.blueletterbible.org/search/Dictionary/viewTopic.cfm>.


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