Continuação de OS LEVITAS(1) (2) (3)
A primeira tentativa de trazer a arca
para a tenda que David tinha armado em Jerusalém foi catastrófica: matou Uza e
Aío e deixou temporariamente a arca na casa de Obed-Edom (2Sm 6:1-11). A arca
fora transportada num carro de bois. Um erro grave. – Ninguém pode levar a arca
de Deus, senão os levitas (1Cr 15:2) como David ficou a saber depois. Então
trouxeram a arca conforme Deus tinha ordenado, levada pelos levitas aos ombros,
do modo como se fazia no deserto (1Cr 15:15).
Quem era esse Abinadab, e seu filho
Eleazar, em cuja casa a arca foi guardada quando voltou dos filisteus (1Sm
7:1)?
Abinadab, Eleazar e seus descendentes
Uza e Aío, que guiavam o carro onde puseram a arca (2Sm 6:3) e foram mortos,
nunca são apresentados no texto bíblico como sendo levitas (apesar de alguns comentários
afirmarem que são). É mesmo provável que este Abinadab, de Quiriath-Jearim, não
foi sequer israelita, mas gibeonita. Josué 9 conta a história dos gibeonitas
que usaram de astúcia para não serem subjugados e destruídos como os outros
povos, e fizeram um acordo com Josué que lhes concedeu a vida. As cidades deles
eram Gibeon, Cefira, Beeroth e Quiriath-Jearim
(Jos 9:17). Quando o engano foi descoberto, eles foram feitos servos,
rachadores de lenha e tiradores de água para
a casa de Deus (Jos 9:27).
Sendo eles servos, isto explicaria a
ordem que lhes foi dada quando os habitantes de Beth-semes ficaram cheios de
medo de terem a arca no meio deles e enviaram mensageiros aos habitantes de Quirath-Jearim, dizendo: Os filisteus
remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós (1Sm 6:21).
Então vieram os homens de Quiriath-Jearim, obedeceram à ordem, e levaram a arca
do Senhor, e a trouxeram à casa de Abinadab, no outeiro; e consagraram a
Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do Senhor (1Sm 7:1)[i].
Gibeon, no território de Benjamim,
passou a ser uma cidade sacerdotal depois da conquista por Josué (Jos 21:17).
No tempo de David (1Cr 21:29) e no início do reinado de Salomão, quando o
templo ainda não estava construído, o tabernáculo estava em Gibeon (1Rs 3:4). A
cronologia de eventos dá a entender que o tabernáculo foi para Gibeon depois
que Saul matou todos os sacerdotes em Nob, onde estava o tabernáculo antes
disto (1Sam 21-22).
1Crónicas
15 traz a lista de quem David
convocou, dos filhos de Aarão e dos levitas, para levar a arca a Jerusalém
depois da primeira tentativa falhada.
Além dos sacerdotes Zadoc e Abiatar, David
chamou os seis chefes das casas paternas de Levi. No deserto (Num 3)
eram apenas três chefes, um para cada família. Agora são 6.
Dos filhos de Coate: Uriel (v.5)
Dos filhos de Merari: Asaias (v.6)
A genealogia de Asaias está em 1Cr 6:29-30. Merari
> Maeli > Libni > Simei > Uza > Simea > Hagias > Asaias
Dos filhos de Gerson: Joel (v.7)
Dos filhos de Elisafan: Semaias (v.8)
Dos filhos de Hebron: Eliel (v.9)
Dos filhos de Uziel: Aminadab (v.10)
Estes últimos três são todos descendentes de Coate.
Lembremos os filhos de Coate: Amram – Izar- Hebron – Uziel. Elisafan era filho
de Uziel e príncipe da casa paterna dos coatitas no tempo do deserto (Ex 6:22; Num3:30).
Dos 6, há quatro
príncipes que são da família de Coate.
Estes 6 príncipes e os seus irmãos
totalizavam 862 (1Cr 15:4-10) os que David tinha ajuntado para subir a arca a
Jerusalém.
Foram também constituídos cantores e
músicos das famílias dos levitas (v.16-21) e sobre estes
·
Heman, filho
de Joel, filho de Samuel. Já vimos que é de Coate (1Cr 6:33-38)
·
Asaf, filho
de Berequias, que é de Gerson (1Cr 6:39-43)
·
Etan, filho
de Cusaias (ou Kisi), que é de Merari (1Cr 6: 44-47)
Com eles, havia um grupo de segunda
ordem (1Cr 15:18-21).
As três famílias levíticas estavam
representadas no ministério do louvor com canto e instrumentos.
Sobre os que levavam a arca a Jerusalém e
os cantores havia outro príncipe dos levitas, de nome Chenanias (1Cr 15:22, 27;
1Cr 26:29). Este Chenanias parece ter sido o responsável pela organização do
evento, além de ser entendido no canto. Provavelmente um cargo temporário, para
a ocasião. Este também era de Coate, isarita (isto é: de Izar, filho de Coate).
Ainda são mencionados sacerdotes que
tocavam as trombetas e quatro porteiros da arca:
Berequias e Elcana (v.23) e Obed-Edom e
Jeiel (v.18,24)
1Crónicas
16:37-42 - Uma vez a arca instalada por
David na tenda em Jerusalém, o ministério
dos levitas e sacerdotes sofreu uma divisão geográfica, visto que a arca estava
num lugar e o tabernáculo noutro.
Em Jerusalém, diante da arca, ficou Asaf
para ministrar continuamente, secundado por Zacarias (da 2ª ordem) e uma parte
dos elementos da 2ª ordem (v.15) e mais Obed-Edom, filho de Jedutun (Etan?), e
Hosa, que foram ordenados como porteiros.
No tabernáculo, que estava no alto em
Gibeon, estava Zadoc, o sacerdote e seus irmãos sacerdotes para oferecerem
holocaustos, e com eles Heman e Jedutun, para louvarem ao Senhor. Este Jedutun
– que significa louvando - só pode
ser o mesmo que Etan, de Merari (comparar 1Cr 15:17, 19 com 1Cr 25:1).
Os filhos de Jedutum (Etan?) estavam à
porta (porteiros).
O Obed-Edom
ordenado porteiro não será o mesmo que o Obed-Edom que recebeu temporariamente
a arca em sua casa. Este era geteu, habitante de Gath, uma cidade dos
filisteus. Os geteus não eram israelitas, mas apoiavam David (2Sam 15:18). Enquanto
Obed-Edom porteiro é identificado como filho de Jedutun. Sobre Obed-Edom, alterei a minha interpretação. Ver mensagem seguinte.
Esta era a
situação enquanto o templo não foi terminado.
[i] "Abinadab - International Standard Bible Encyclopaedia." Blue
Letter Bible. 5 May, 2003. Web. 15 Mar, 2018. <https://www.blueletterbible.org/search/Dictionary/viewTopic.cfm>.
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