20/04/2019

O SUMO-SACERDOTE (1): AARÃO, ELEAZAR E FINÉAS


Os filhos de Levi:             Gerson, Coate, Merari (os três grandes grupos de levitas)
Os filhos de Coate:         Amram, Ishar, Hebron, Uziel (Lv 10:4)
Os filhos de Amram:      Aarão, Moisés, Miriam

Aarão e seus filhos, da linhagem de Coate, foram designados para administrarem o sacerdócio (Ex 28:1, 43; 29:9, 29-30). Os sacerdotes eram uma linha específica dentro da família dos coatitas.

Depois farás chegar a ti teu irmão, Aarão, e os seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Aarão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Aarão (Ex 28:1).

Mas Nadabe e Abiú morrem ao trazer fogo estranho perante o Senhor, o que Ele lhes não ordenara (Lv 10:1-2; Num 26:61). Ficam Eleazar e Itamar para continuar o sacerdócio (Lv 10:6, 12; Num 3.1-4).

1Cro 6:50-54 dá a linhagem de Aarão através de Eleazar, até Aimaas, filho de Zadoc, sumo-sacerdote no tempo de Salomão.

1Cro 6:3-15 dá a linhagem de Aarão através de Eleazar, até Jozadaque, que foi levado cativo por Nabucodonosor.

A expressão sumo-sacerdote, em hebraico KOHEN HA-GADHOL, aparece pela primeira vez em Lev 21:10 – E o sumo-sacerdote, entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for sagrado para vestir os vestidos …

Aarão
Eleazar
Itamar
Num 3:2,4; 4:28
Finéas
|
Abisua
Buqui
Uzi
Zeraías
Meraiote
Amarias
Aitub
|
|
Eli
Finéas
Aitub
Aimeleque (=Aíja)
Abiatar
Zadoc
Aimaas
Azarias
Joanã
Azarias
Amarias
Aitub
Zadoc
Salum
Hilquias
Azarias
Seraías
Aimelec
(2Sm 8:17)
Jónatas
Jozadaque



AARÃO foi o sumo-sacerdote durante todo o tempo que os israelitas andaram no deserto depois de saírem do Egipto. Morreu no último ano da caminhada (Num 33:38-39).

Durante o tempo de ofício de Aarão, seu filho ELEAZAR era o “príncipe dos príncipes dos levitas”. Tinha a superintendência sobre os que tinham cuidado da guarda do santuário (Num 3:32).
Eram três os grupos da tribo de Levi que tinham a guarda do tabernáculo: os filhos de Gérson, de Coate, e de Merari. Cada um tinha uma função específica de guarda e transporte do tabernáculo (Gerson: Num 3:25-26; 4:24-26 – Coate: Num 3:31; 4:15 – Merari: Num 3:36-37; 4:31-32). E cada um tinha o seu lugar de habitação em redor do tabernáculo: Gérson ao ocidente (v.23); Coate da banda do sul (v.29); e Merari da banda do norte (v.35). Ao oriente, diante da tenda da congregação, habitavam Moisés e Aarão, com seus filhos (Num 3:38).

Quando partia o arraial, Aarão e seus filhos tinham o cargo muito específico de cobrir todos os elementos que estavam atrás do véu, para que depois os filhos de Coate pudessem levá-los (Num 4:5-15).

Além da responsabilidade máxima de “príncipe dos príncipes”, Eleazar tinha o cargo do azeite da luminária, o incenso aromático, a contínua oferta dos manjares, e o azeite da unção. Ele era encarregue da superintendência do grupo dos filhos de Coate que transportavam as coisas sagradas do lugar santo e tinha a seu cargo tudo o que havia no santo dos santos (Num 4:16).

ITAMAR, irmão mais novo de Eleazar, tinha também responsabilidades específicas, nomeadamente, o ministério das gerações dos filhos de Gérson, bem como das gerações dos filhos de Merari, estava debaixo da mão de Itamar, filho de Aarão, o sacerdote (Num 4:28, 33).

++++ ++++

Aarão morreu no último ano da caminhada de Israel no deserto (ano 2552 AH), no 5º mês. Aarão tinha 123 anos (Num 33:38-39).

E Moisés despiu a Aarão os seus vestidos, e os vestiu a Eleazar, seu filho; e morreu Aarão ali, sobre o cume do monte (Num 20:28). ELEAZAR sucedeu-lhe no ofício (Dt 10:6). Eleazar terá cerca de 70 anos neste momento. Já era “príncipe” no início do deserto, e provavelmente tinha então já 30 anos de idade, sendo esta a idade para iniciar o serviço sacerdotal.

O filho de Eleazar, FINÉAS, será então o “príncipe dos príncipes”.

Depois da morte de Aarão, no último ano antes de entrar na terra prometida, e nos anos da conquista da terra, encontramos por várias vezes tanto Eleazar como Finéas.

Nos últimos meses antes de entrar na terra, quando estavam acampados em Sitim, nas campinas de Moabe, na altura de Jericó, o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas, o que resultou numa praga (Num 25). Neste episódio, é FINÉAS, filho de Eleazar, que entra em ação.

Num 25 – Vendo isso Finéas, filho de Eleazar, o filho de Aarão, sacerdote, se levantou do meio da congregação e tomou uma lança na sua mão; e foi após o varão israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao varão israelita e à mulher, pela sua barriga: então a praga cessou de sobre os filhos de Israel … Porque Finéas desviou a ira do Senhor de sobre os filhos de Israel: eis que lhe dou o meu concerto de paz. E ele, e a sua semente depois dele, terá o concerto do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez propiciação pelos filhos de Israel (Num 25:10-13). Esta promessa tornou-se efetiva em Zadoc, no tempo de Salomão, depois que a linhagem de Eli foi afastada do sacerdócio. Voltaremos a este assunto nas próximas mensagens.

Passada a praga, antes de entrar na terra prometida, ao pé do Jordão de Jericó, Moisés e Eleazar levantaram o censo do povo de vinte anos para cima (Num 26).

Outra menção de Eleazar em Num 27:1-11 na questão das heranças.

Antes de morrer, Moisés apresenta Josué como o seu sucessor a Eleazar e perante toda a congregação. – E [Josué] se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor: conforme ao seu dito sairão, e conforme ao seu dito entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação (Num 27:19-22).

Pouco depois, aquando da última campanha militar ordenada por Moisés, contra os midianitas (Num 31), encontramos Eleazar e Finéas.

Num 31:6 – Na batalha contra os midianitas, Finéas foi com os guerreiros à guerra, levando as trombetas (Num 10:8-9)

Eleazar falou aos homens de guerra que regressaram da peleja explicando-lhes qual era o estatuto da lei que o Senhor ordenou a Moisés (Num 31:13-24). Eleazar ficou também com responsabilidades de dividir os despojos da guerra, e com o direito de tomar tributo para ele e para os levitas (Num 31:25-54).

Depois da conquista, Eleazar e Josué seriam responsáveis por repartir a terra. Moisés deu indicações a Eleazar e Josué para terem atenção à situação das tribos de Ruben e Gad (Num 32:28-30). E o Senhor disse a Moisés: Estes são os nomes dos homens que vos repartirão a terra por herança: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Nun (Num 34:17), e um príncipe de cada tribo (Num 34:18-29). E aconteceu assim no 7º ano, aquando da divisão da terra (Josué 14:1; 17:4; 19:51; 21:1).

Josué 22 – Depois da conquista do território, Finéas desempenha um papel de mediador quando os filhos de Ruben, de Gad, e a meia tribo de Manassés partiram de Silo, na terra de Canaan, para irem à terra de Gilead, à terra da sua possessão … e edificaram um altar junto ao Jordão. Quando os filhos de Israel ouviram isso, enviaram Finéas, filho de Eleazar, o sacerdote (Jos22:13) para indagar das suas intenções.

O livro de Josué termina com a notícia da morte de Eleazar - Faleceu, também, Eleazar, filho de Aarão, e o sepultaram no outeiro de Finéas, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim (Jos 24:33).

Nenhuma indicação nos é dada referente à sua idade. Eleazar devia pertencer à mesma geração que Josué. Ele teria pelo menos 30 anos aquando do êxodo, porque já nos primeiros tempos aparece com funções de sacerdote. Assim já teria 70 ou mais quando entraram em Canaã para conquistar a terra.

++++

Depois da morte de Eleazar, é FINÉAS que se torna o sumo-sacerdote: Finéas, filho de Eleazar, filho de Aarão, estava perante ele naqueles dias (Jz 20:28).

Jz 1:1 – Finéas aqui não é mencionado pelo nome, mas depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram ao Senhor. Esta consulta é feita através do sacerdote (Num 27:19-22).

Finéas intervém na questão da guerra contra a tribo de Benjamim a seguir ao abuso da mulher de um levita pelos homens de Gibea (Jz 19-20-21). Esta história encontra-se no final do livro de Juízes, mas pela presença de Finéas, a história pertence ainda aos primeiros tempos, provavelmente no tempo de Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele (Jz 3:9). Isto é corroborado por Josefo, que coloca esta história ainda antes de Otniel livrar Israel (Ant.5.2). Também os episódios de Juízes 17 e 18 pertencerão a esta época.

+++ +++

Dos restantes nomes da lista de 1Cr 6 (ABISUA – BUQUI – UZI – ZERAÍAS – MERAIOTH – AMARIAS), nada chegamos a saber. O livro de Juízes, além da referência a Finéas, não menciona qualquer sacerdote até chegarmos a Eli em 1Samuel.

Sem comentários:

Enviar um comentário