ABISUA – BUQUI – UZI – ZERAÍAS – MERAIOTH – AMARIAS. Nada
sabemos acerca destes descendentes de Eleazar, filho de Aarão (1Cr 6:1-15;
6:50-53).
Em 1Samuel encontramos ELI
como sacerdote em Silo, onde estava o tabernáculo. Eli é do “braço” sacerdotal
de Itamar, filho de Arão (1Cro24:3). Isto significa que, a certo momento e por
uma razão que não nos é comunicada, o sumo-sacerdócio passou da linhagem de
Eleazar para Itamar. Josefo diz que foi depois de Uzi (Ant.5.11.5) mas não
oferece nenhuma explicação. Alguns sugerem que com a morte de Uzi, não havia um
filho com idade suficiente para o suceder, mas não sabemos.
Eli tinha 98 anos quando morreu, quando a arca foi tomada
pelos filisteus (1Sam 4:15). Na cronologia que elaborei, é o ano 2883. Isto
situa o nascimento de Eli em 2785, nos tempos de Gideão. Entrando no sacerdócio
com 30 anos, em 2815, era o tempo do juiz Tola (Jz 10:1.2). Portanto, tendo
vivido tantos anos, foi contemporâneo de muitos juízes - Gideão, Abimeleque,
Tola, Jair, Jefté, Ibsá (época em que nasceu Sansão), Elom e Abdom – e passado
por vários períodos de opressão.
1Sam 4:18 diz que morreu, tendo ele julgado Israel 40 anos.
Isto parece situar o início do seu ofício de sumo-sacerdote no ano de 2843, no
tempo do julgado de Jair.
Relembremos a cronologia do fim da época de Juízes para
situarmos melhor Eli.
2785
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Nasce Eli.
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2804
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Abimeleque, filho de Gideão/Jerubaal dominou 3 anos
sobre Israel (Jz 9- v.22))
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2807
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Depois
de Abimeleque, julgou Tola 23 anos e morreu (Jz 10:1-2).
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2830
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Depois
dele se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel 22 anos e
morreu (Jz 10:3-5).
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2843
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Eli começa o seu ministério que
durará 40 anos até à sua morte.
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2852
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Jefté, gileadita, começa a julgar (6 anos - Jz
12:7)
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2858
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Início
do julgado de 7 anos de Ibsá (Jz 12:8-10).
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2863
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Início
dos 40 anos de domínio dos filisteus (data calculada a posteriori, conhecendo
a data do fim do domínio filisteu em Ebenezer II, deduzindo 40 anos.)
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2865
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Início
do julgado de 10 anos de Elom (Jz 12:11-12).
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2875
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Início
do julgado de 8 anos de Abdom (Jz 12:13-15).
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2883
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Início
do julgado de 20 anos de Sansão.
Ebenezer
I: derrota de Israel
e tomada da arca (1Sm 4).
Morte de Eli com 98 anos (1Sm
4:15).
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2903
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Morte de Sansão (Jz 16:31).
Ebenezer II:
vitória sobre os filisteus 20 anos depois da captura da arca em Ebenezer I. Fim
do domínio de 40 anos dos filisteus.
Início do julgado de Samuel.
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2909
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Início do
reinado de Saul. Reina 40 anos (At
13:21).
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2910
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Um
ano reinara Saul em Israel. No segundo ano do seu reinado, Saul não espera
por Samuel como tinha sido ordenado, pelo que não subsistirá o seu reino (1Sm
13).
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Nota: A cronologia desta época é explicada com mais pormenor nas
mensagens DE JOSUÉ A SALOMÃO e JUIZES (junho-julho-agosto 2014).
Eli tinha dois filhos, Hofni e Finéas, cujo comportamento era tudo menos
irrepreensível.
Eli foi advertido através de um homem de Deus (1Sam 2:27-36) com as
seguintes palavras:
“Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu
pai para que não haja mais velho nenhum em tua casa. O homem, porém, da tua
linhagem a quem eu não afastar do meu altar, será para te consumir os olhos e
para te entristecer a alma: e todos os descendentes da tua casa morrerão na
flor da idade. Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a
Hofni e Finéas: ambos morrerão no mesmo dia“ (vs.31-33).
Hofni e Finéas morreram na batalha de Ebenezer, quando a arca foi
capturada.
Nesse tempo, a mulher de Finéias deu à luz um filho, ao que deu o nome
Icabode (ISam 4:19-2). Icabode tinha um irmão, chamado Aitube (1Sam 14:3).
Entre a morte de Eli e o início do reinado de Saul, passaram
cerca de 26 anos. Supomos que o sucessor imediato de Eli foi seu neto AITUB, filho de Finéas (1Sam 14:3). O
outro filho de Finéas, Icabode, nasceu quando a arca foi capturada, portanto
não podia ter sido (1Sam 4:19-22).
No segundo ano do reinado de Saul, AÍJA, filho de Aitub,
irmão de Icabod, filhos de Finéas, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Silo,
trazia o éfod (1Sam 14:3).
Se trazia o éfod é porque Aíja era o sumo-sacerdote. O éfod era
a principal vestimenta de Aarão, e do seu sucessor, para ministrar no santuário
(Ex 28, 39). Estas vestes eram de Aarão e passavam para aquele que, dos seus
filhos, fosse sacerdote em seu lugar (Ex 29:30).
Alguns anos mais tarde, quando David iniciou a sua fuga, o
sacerdote que David foi consultar em Nob e que lhe deu a espada de Golias
chama-se AQUIMELECH, filho de Aitub
(1Sam 21:1-9; 22:9). Aíja e Aquimelech são a mesma pessoa.
Em consequência do ato de Aquimelech, Saul mandou executá-lo
e todos os sacerdotes em Nob por conspiração contra ele (1Sam 22:6-19).
À matança, escapou um dos filhos de Aquimelech, filho de
Aitub, cujo nome era ABIATAR. Este
Abiatar fugiu para juntar-se a David (1Sam 22:20) e ficou com David durante o
tempo em que esteve fugido de Saul.
Abiatar levou consigo na mão o éfod, que fazia parte das
vestes sacerdotais (Ex 25:7; 28; 35:9,27; 39:2,7), quando fugiu de Nobe – onde
estava o éfod com os sacerdotes (1Sm 21:9) - e foi ter com David. E numa
ocasião David pediu a Abiatar para trazer o éfod e consultou o Senhor (1Sm
23:6,9). Isto parece indicar que David considerava Abiatar o sumo-sacerdote
legítimo.
Isto explicaria porque Marcos 2:26 dá o nome de Abiatar ao
sumo-sacerdote em Nobe, na casa de Deus, que deu a David o pão da proposição
para comer. 1Sm 21 fala em Aquimelech, mas poucos dias depois já Abiatar trazia
o éfod, e é uma figura presente no tempo de David.
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Como a linhagem de Eli chega ao seu fim veremos na próxima
mensagem.
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