20/04/2019

O SUMO-SACERDOTE (2): DE ELI A ABIATAR


ABISUA – BUQUI – UZI – ZERAÍAS – MERAIOTH – AMARIAS. Nada sabemos acerca destes descendentes de Eleazar, filho de Aarão (1Cr 6:1-15; 6:50-53).

Em 1Samuel encontramos ELI como sacerdote em Silo, onde estava o tabernáculo. Eli é do “braço” sacerdotal de Itamar, filho de Arão (1Cro24:3). Isto significa que, a certo momento e por uma razão que não nos é comunicada, o sumo-sacerdócio passou da linhagem de Eleazar para Itamar. Josefo diz que foi depois de Uzi (Ant.5.11.5) mas não oferece nenhuma explicação. Alguns sugerem que com a morte de Uzi, não havia um filho com idade suficiente para o suceder, mas não sabemos.

Eli tinha 98 anos quando morreu, quando a arca foi tomada pelos filisteus (1Sam 4:15). Na cronologia que elaborei, é o ano 2883. Isto situa o nascimento de Eli em 2785, nos tempos de Gideão. Entrando no sacerdócio com 30 anos, em 2815, era o tempo do juiz Tola (Jz 10:1.2). Portanto, tendo vivido tantos anos, foi contemporâneo de muitos juízes - Gideão, Abimeleque, Tola, Jair, Jefté, Ibsá (época em que nasceu Sansão), Elom e Abdom – e passado por vários períodos de opressão.

1Sam 4:18 diz que morreu, tendo ele julgado Israel 40 anos. Isto parece situar o início do seu ofício de sumo-sacerdote no ano de 2843, no tempo do julgado de Jair.

Relembremos a cronologia do fim da época de Juízes para situarmos melhor Eli.

2785
Nasce Eli.

2804
Abimeleque, filho de Gideão/Jerubaal dominou 3 anos sobre Israel (Jz 9- v.22))

2807
Depois de Abimeleque, julgou Tola 23 anos e morreu (Jz 10:1-2).

2830
Depois dele se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel 22 anos e morreu (Jz 10:3-5).
2843
Eli começa o seu ministério que durará 40 anos até à sua morte.
2852
Jefté, gileadita, começa a julgar (6 anos - Jz 12:7)

2858
Início do julgado de 7 anos de Ibsá (Jz 12:8-10).

2863
Início dos 40 anos de domínio dos filisteus (data calculada a posteriori, conhecendo a data do fim do domínio filisteu em Ebenezer II, deduzindo 40 anos.)

2865
Início do julgado de 10 anos de Elom (Jz 12:11-12).

2875
Início do julgado de 8 anos de Abdom (Jz 12:13-15).

2883
Início do julgado de 20 anos de Sansão.
Ebenezer I: derrota de Israel e tomada da arca (1Sm 4).
Morte de Eli com 98 anos (1Sm 4:15).

2903
Morte de Sansão (Jz 16:31).
Ebenezer II: vitória sobre os filisteus 20 anos depois da captura da arca em Ebenezer I. Fim do domínio de 40 anos dos filisteus.
Início do julgado de Samuel.

2909
Início do reinado de Saul. Reina 40 anos (At 13:21).

2910
Um ano reinara Saul em Israel. No segundo ano do seu reinado, Saul não espera por Samuel como tinha sido ordenado, pelo que não subsistirá o seu reino (1Sm 13).

Nota: A cronologia desta época é explicada com mais pormenor nas mensagens DE JOSUÉ A SALOMÃO e JUIZES (junho-julho-agosto 2014).

Eli tinha dois filhos, Hofni e Finéas, cujo comportamento era tudo menos irrepreensível.
Eli foi advertido através de um homem de Deus (1Sam 2:27-36) com as seguintes palavras:
“Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai para que não haja mais velho nenhum em tua casa. O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar, será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma: e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade. Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéas: ambos morrerão no mesmo dia“ (vs.31-33).

Hofni e Finéas morreram na batalha de Ebenezer, quando a arca foi capturada.
Nesse tempo, a mulher de Finéias deu à luz um filho, ao que deu o nome Icabode (ISam 4:19-2). Icabode tinha um irmão, chamado Aitube (1Sam 14:3).

Entre a morte de Eli e o início do reinado de Saul, passaram cerca de 26 anos. Supomos que o sucessor imediato de Eli foi seu neto AITUB, filho de Finéas (1Sam 14:3). O outro filho de Finéas, Icabode, nasceu quando a arca foi capturada, portanto não podia ter sido (1Sam 4:19-22).

No segundo ano do reinado de Saul, AÍJA, filho de Aitub, irmão de Icabod, filhos de Finéas, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Silo, trazia o éfod (1Sam 14:3).

Se trazia o éfod é porque Aíja era o sumo-sacerdote. O éfod era a principal vestimenta de Aarão, e do seu sucessor, para ministrar no santuário (Ex 28, 39). Estas vestes eram de Aarão e passavam para aquele que, dos seus filhos, fosse sacerdote em seu lugar (Ex 29:30).

Alguns anos mais tarde, quando David iniciou a sua fuga, o sacerdote que David foi consultar em Nob e que lhe deu a espada de Golias chama-se AQUIMELECH, filho de Aitub (1Sam 21:1-9; 22:9). Aíja e Aquimelech são a mesma pessoa.

Em consequência do ato de Aquimelech, Saul mandou executá-lo e todos os sacerdotes em Nob por conspiração contra ele (1Sam 22:6-19).

À matança, escapou um dos filhos de Aquimelech, filho de Aitub, cujo nome era ABIATAR. Este Abiatar fugiu para juntar-se a David (1Sam 22:20) e ficou com David durante o tempo em que esteve fugido de Saul.

Abiatar levou consigo na mão o éfod, que fazia parte das vestes sacerdotais (Ex 25:7; 28; 35:9,27; 39:2,7), quando fugiu de Nobe – onde estava o éfod com os sacerdotes (1Sm 21:9) - e foi ter com David. E numa ocasião David pediu a Abiatar para trazer o éfod e consultou o Senhor (1Sm 23:6,9). Isto parece indicar que David considerava Abiatar o sumo-sacerdote legítimo.

Isto explicaria porque Marcos 2:26 dá o nome de Abiatar ao sumo-sacerdote em Nobe, na casa de Deus, que deu a David o pão da proposição para comer. 1Sm 21 fala em Aquimelech, mas poucos dias depois já Abiatar trazia o éfod, e é uma figura presente no tempo de David.

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Como a linhagem de Eli chega ao seu fim veremos na próxima mensagem.

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