Quando David é rei em Jerusalém, ele chama ABIATAR para, com ZADOC, trazer a arca para Jerusalém (1Cr 15:11; 1Rs 2:26).
Uma vez a arca instalada na tenda em Jerusalém, o ministério dos
sacerdotes e dos levitas sofreu uma divisão geográfica, visto que a arca estava
num lugar e o tabernáculo noutro. Zadoc, o sacerdote, e seus irmãos sacerdotes,
ficaram no tabernáculo no alto em Gibeon para oferecer os holocaustos da manhã
e da tarde (1Cr 16:39). Diante da arca em Jerusalém ficaram apenas os levitas
cantores de Asafe e Obed-Edom e os porteiros. Abiatar não é mencionado nesta
passagem.
Durante o reinado de David,
Zadoc é sempre mencionado em conjunto com Abimelech, filho de Abiatar:
ZADOC, filho de Aitub, e ABIMELECH, filho de Abiatar, eram sacerdotes (1Cr
18:16). Zadoc era da linhagem de Eleazar, Abiatar da linhagem de Itamar.
Havia dois sacerdotes no tempo de David? Quem é ABIMELECH, filho de Abiatar? Qual o seu estatuto? Qual o estatuto de
Zadoc? e o de Abiatar?
Em vários versículos “AIMELECH
(ou Abimelech), filho de Abiatar” é mencionado como sacerdote com Zadoc: no
contexto das vitórias de David (1Cr 18:16; 2Sm 8:17), e quando se trata da
organização dos sacerdotes em 24 turnos (1Cr 24:3, 6, 31). Geralmente isto é
considerado uma troca involuntária de nomes, e que se deveria ler “Abiatar,
filho de Aimelech”.
Analisando melhor, penso que não é uma troca de nomes. Passo
a explicar.
O alegado erro ocorre não uma, mas cinco vezes. Além disso,
em 1Cr 24:3 e 31 não há referência à paternidade, apenas está escrito “Zadoc e
Aimelech”.
E quando Salomão começa a reinar, ele expulsa Abiatar para que não seja sacerdote (1Rs
2:26-27) e pôs Zadoc, o sacerdote, em lugar de Abiatar (1Rs 2:35). Aqui, nesta passagem, não há dúvida.
Lembremo-nos que Abiatar trazia o éfod quando fugiu de Saul
para estar com David. O éfod é a vestimenta do sumo-sacerdote. Em princípio, a
vestimenta só passa para o seu filho sucessor com a sua morte. Portanto, temos
que deduzir que Abiatar permaneceu sumo-sacerdote todo o tempo do reinado de
David, até que foi expulso e deposto do sumo-sacerdócio por Salomão em
consequência da sua traição. Só então, Zadoc passou a sumo-sacerdote em lugar
de Abiatar.
O nome de Zadoc aparece pela primeira vez quando as tribos
que vieram a David, em Hebron, para transferir a ele o reino de Saul depois da
morte de Abner e Isboseth. Zadoc é descrito como ainda mancebo, e varão valente
(1Cr 12:23,28). Note-se que ainda não é designado como sacerdote, pelo que
ainda não tem 30 anos.
Zadoc, quando foi indicado por David para levar a arca a
Jerusalém, ainda era um sacerdote muito jovem. Abiatar era de outra geração,
mais velho. Aimelech, filho de Abiatar, devia ser da mesma geração que Zadoc.
São sempre mencionados juntos. Eles fazem lembrar Eleazar e Itamar, quando
Aarão ainda era vivo. Eram os “príncipes”, ambos com grandes responsabilidades,
mas não sumos-sacerdotes. Eleazar tinha preeminência sobre Itamar porque era
mais velho; e deduzimos que Zadoc tinha preeminência sobre Aimelech, visto que
é sempre mencionado em primeiro lugar. Um é da linhagem de Eleazar, outro de
Itamar.
Abiatar, além da função sacerdotal, terá tido outro tipo de
função junto de David: a de conselheiro do rei. O capítulo 1Cr 27 é
inteiramente dedicado aos ministros e oficiais civis de David, não a sacerdotes
ou levitas. Nos vs. 32-34 Abiatar é mencionado com várias personagens que
pertenciam ao conselho do rei: Aquitofel, conselheiro de David (2Sm 15:12); Jónatas,
tio de David, que era homem entendido, do conselho; Husai, o arquita, que
ajudou David durante a rebelião de Absalão (2Sm 15-17); Joiada, filho de
Benaias, que era o chefe dos quereteus (que era um grupo de mercenários e
guarda-costas fieis a David 2Sm 8:18;15:18; 20:7, 23), enquanto Joab era chefe
supremo do exército.
Abiatar manteve-se fiel a David durante a rebelião de
Absalão (cerca de 10 anos antes da morte de David) (2Sm 15-19), tal como Zadoc.
Estavam também com David Aímaas, filho de Zadoc, e Jónatas, filho de Abiatar,
que eram os informadores de David sobre o que se passava em Jerusalém (2Sm
15:27, 36; 17:15-21).
Abiatar, contudo, desviou-se seguindo Adonias quando este se
levantou para ser rei, estando David já perto da sua morte (1Rs 1:7). Para
assegurar a sucessão a Salomão, David manda Zadoc ungir a Salomão rei sobre
Israel (1Rs 1). Jónatas, filho de Abiatar, foi avisar Adonias do que se estava
a passar em Jerusalém. Não está claro se Jónatas também se passou para o outro
campo, ou se foi simplesmente avisar Abiatar, por ser seu pai, estando este com
os convidados de Adonias (1Rs1:32-49).
A traição de Abiatar valeu-lhe ser deposto por Salomão
quando este começou a reinar, dando cumprimento à palavra de Deus dada a Samuel
sobre a casa de Eli. - Lançou, pois, Salomão fora a Abiatar, para que não fosse
sacerdote do Senhor, para cumprir a palavra do Senhor, que tinha dito sobre a
casa de Eli, em Silo (1Rs 2:26-27).
E a ZADOC, o
sacerdote, pôs o rei [Salomão] em lugar de Abiatar (1Rs 2:35).
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O filho de Zadoc, AÍMAAS,
é mencionado no episódio da rebelião de Absalão (1Cr 6:8-9, 53; 2Sam 15:27;
18:19-33). Supostamente, Aímaas terá sucedido a Zadoc em algum momento durante
o reino de Salomão.
Assim, quando Salomão era rei sobre todo o Israel, um dos
seus príncipes era AZARIAS, filho de
Zadoc, sacerdote (1Rs 4:1-2).
Azarias, na verdade neto de Zadoc, seria então o “príncipe
dos príncipes” no mesmo sentido que o era Eleazar, filho de Aarão, ainda no
tempo em que Aarão era vivo.
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Na próxima mensagem, trataremos dos sumos-sacerdotes durante
o tempo da monarquia dividida.
Então Zadoque quebrou a linhagem levita? Sendo que não sucedeu o sumo sacerdote de linhagem Levita e sim foi colocado por Salomão por que o Próprio Deus quis? Deus deu a ordem para a tribo levita serem sacerdotes eternamente e depois ele mesmo revoga e destitui sua ordem? Estranho isso!
ResponderEliminarLevi tinha 3 filhos: Coath, Gerson e Merari. Aarão é descendente de Coath através de Amram, filho de Coath. É através de Aarão que vem a linha sacerdotal, da qual Zadoque é descendente através Eleazar, filho de Aarão. Todos os outros descendentes de Levi são os levitas. Não há aqui nenhuma revogação da ordem.
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