23/05/2020

CRONOLOGIA ESDRAS – NEEMIAS (revisto, novamente)


Numa mensagem anterior (que entretanto retirei) fiz uma revisão dos eventos no reinado de Dario devido ao problema de cronologia colocado pela sequência de eventos em Neemias 1:1 e Neemias 2:1 no 20º ano do rei Artaxerxes. Observei que o 9º mês, de quisleu (Ne 1:1), é cronologicamente anterior ao 1º mês de Nisan (Ne 2.1) no mesmo 20º ano do rei Artaxerxes (que é Dario o Grande ou Hystaspes). Os meses são sempre numerados de 1 a 12 a partir do 1º mês do ano que é Nisan/Abib (Ex 12.2).

Além de Neemias 1:1 e 2:1, têm de se considerar as profecias de Ageu e Zacarias no 6º, 7º, 9º e 11º mês no reinado do mesmo rei Dario, no 2º ano, pelo que surgiu um problema de cronologia.

Nota: quanto à questão da identidade de Dario e Artaxerxes, refiro à mensagem QUEM É O ARTAXERXES DE ESDRAS E NEEMIAS? publicada em setembro 2015.

Se, no ano 20º do rei Artaxerxes, o 9º mês antecede o 1º mês, assumi que o reinado deste rei não era contado desde o 1º mês (Nisan). Se fosse o caso, o 1º mês a seguir ao 9º mês já seria no 21º ano do rei. A não ser que o vigésimo ano em Ne 1:1 não se refira ao ano de reinado do rei, mas a outra ocorrência, quer da vida pessoal de Neemias, ou da história dos judeus. Mas não encontro (até agora) qualquer evidência de um outro evento relevante na vida de Israel que tenha ocorrido 20 anos antes.

O reinado de Dario também não podia ser contado desde o 7º mês (Tishri), dado os eventos ano relatados em Ageu e Zacarias serem todos no 2º ano de Dario, começando no 6º mês (Ageu).
Pareceu-me então que a única solução era a apresentada por Anstey (pp.248-249), que os anos dos reis eram contados, não desde o 1º ou do 7º mês do ano, mas desde o dia em que um rei ascendia ao trono. O que no caso de Dario teria ocorrido algures entre o 25º e o 30º dia do 9º mês do ano, em atenção aos dados fornecidos nos livros de Esdras, Neemias, Ester, Ageu e Zacarias. O 24º dia do 9º mês era o dia em que foram postos os fundamentos do templo (Ag 2:18); este dia era no mesmo ano que o 1º dia do 6º mês (primeira profecia de Ageu), e antes do último dia do 9º mês, em que Neemias recebeu a visita de Hanani.

Isto alterou a ordem das profecias de Zacarias no 2º ano de Dario. Se os anos de reinado de Dario começavam a contar a partir dos últimos dias do 9º mês, a profecia do 11º mês (Zac 1:7) antecedia a profecia do 8º mês que abre o livro de Zacarias (1:1). E ao mesmo tempo colocava a profecia de Zac 2:1 antes de todas profecias do livro de Ageu.

No entanto, penso que estava errada com esta interpretação, por isso esta nova revisão.

Porquê?                                                                                             

A arqueologia (inscrição de Behistun) revela explicitamente que Dario matou Gaumata – o alegado usurpador – no dia 10 do 7º mês e é aclamado rei logo a seguir[1]. E não há razão para duvidar deste facto. Portanto, isto aponta para o 7º mês como o início do reinado de Dario.

Isto resolve a situação de Ne 1:1 e 2:1, mas não resolve a cronologia em Ageu e Zacarias. No caso de o ano começar no 7º mês, a primeira profecia de Ageu no 6º mês do 2º ano de Dario seria a última. O que não pode ser, porque no dia 24 daquele mesmo mês se puseram à obra (Ag 1.14-15) e o templo foi fundado no 9º mês (Ag 2:10, 18). Mas então o 9º mês já não seria no 2º mas o 3º ano de Dario.

Atento ao documento histórico que situa o início do reinado de Dario no 7º mês, e considerando correta a ordem cronológica em que são apresentadas as profecias de Ageu e Zacarias no texto bíblico, vejo apenas uma solução possível para conciliar Ageu/Zacarias e Neemias: que o sistema de contar os anos do rei Dario é diferente na Pérsia e em Judá.

Na Pérsia, ter-se-á usado o sistema de contagem a partir de Tishri (7º mês). E é o sistema usado por Neemias, porque era na Pérsia onde Neemias estava naquele momento.

Em Judá, o ano de Dario é contado a partir de Nisan (1º mês). Isto não é descabido, porque era a maneira como era contado o reinado dos reis de Judá no tempo da monarquia. O resto do ano anterior (do 7º ao 12º mês) é considerado o ano de acessão (ano zero) de Dario, começando o primeiro ano oficial do rei no primeiro mês do ano seguinte.





















[1] Arno Poebel. Chronology of Darius’ First Year of Reign. The American Journal of Semitic Languages and Literatures, vol 55, nº 2 (April 1938), pp.142-165.

5 comentários:

  1. Oi, bom dia, excelente trabalho o que você vem fazendo,mas eu tenho uma dificuldade de visualizar certas coisas, por exemplo o Rei Assuero de Esther ele era o Rei Xerxes I,certo? o mesmo Rei persa que enfrentou Lêonidas em Térmopilas? e que Artaxerxes é filho dele com Esther?

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    1. Em minha opinião, o rei Assuero de Ester é Dario Hystaspes. Que é o Dario em cujo 2º ano se começou a construção do templo (Ageu, Zacarias,Esdras 5 e 6); que é o mesmo rei sob quem Esdras foi para Jerusalém no 7º ano (na Bíblia é chamado Artaxerxes - Esdras 7); e que ainda é o mesmo sob cujo governo no 20º ano Neemias foi para Jerusalém. Explico melhor a confusão dos nomes numa mensagem antigo QUEM É O ARTAXERXES DE ESDRAS E NEEMIAS? publicada em setembro 2015.

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  2. Olá Anne, muito bom seu blog, Anne o que vc acha desta suposição de que ESTER foi chamada de ARTISTONE ? Encaixa com sua suposição dela ter sido casada com Dario: https://pt.wikipedia.org/wiki/Artistone

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    1. É bem possível que Ester seja Artistoné ou Irtasduna. Vou ver mais a fundo. Obrigada pela dica.

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  3. Identificação com Ester
    James Ussher identifica Artístone com a bíblica Ester.

    Por esta identificação, Assuero/Dario recebeu a virgem Ester/Artístone como esposa no ano 518 a.C., mas só consumou o casamento em 514 a.C., no ano do 19o jubileu, quando ela foi feita rainha no lugar de Vashti/Atossa. O fato de Heródoto ter feito Artístone filha de Ciro pode ser ou porque Heródoto não conhecia tudo sobre a genealogia dos persas, ou porque os próprios persas ocultaram de Heródoto o nome de Ester.[5]

    Outra evidência da identificação Assuero = Dario foi que, no ano 495 a.C., houve uma taxação na Jônia, por Artafernes, governador de Sárdis, logo após a frota fenícia ter conquistado as ilhas do Mar Egeu para os persas. O rei Assuero «(...) impôs tributo à terra e às ilhas do mar.» (Ester 10:1-3), e o único rei dos reis que poderia se enquadrar é Dario, pois seu filho Xerxes perdeu as ilhas para os gregos com a paz de Antalcidas.[5]

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