31/05/2020

Quem é o Artaxerxes de Esdras e Neemias?

Os eventos descritos e a informação cronológica fornecida nos livros de Esdras, Neemias, Ester, Ageu e Zacarias permitem uma verificação bíblica interna da cronologia dos acontecimentos.

A principal questão em causa é a identidade do rei Artaxerxes de Esdras e Neemias, e do rei Assuero no livro de Ester.

Defendo que o Artaxerxes de Esdras e Neemias não é Artaxerxes I Longimano, como é assumido por muitos. Há muitas evidências que nos permitem deduzir que o Artaxerxes de Esdras e Neemias é, de facto, Dario Histaspes, o mesmo Dario que autorizou o recomeço das obras no segundo ano do seu reinado (Esdras 5-6) e em cujo sexto ano o templo foi terminado.

Um fator que nos ajuda é o facto de os livros de Esdras e Neemias, bem como as profecias de Ageu e Daniel, indicarem as datas dos acontecimentos até ao ínfimo pormenor, com anos, meses e mesmo dias, possibilitando assim a apuramento rigoroso da cronologia.

 

A questão dos nomes dos reis persas

Os nomes comummente utilizados de Dario, Xerxes, Assuero ou Artaxerxes não são os nomes próprios dos reis persas, mas são nomes de trono, títulos. Não há consenso sobre o que significam exatamente estes nomes de trono, pelo que não aprofundaremos esta matéria. Para a nossa defesa, basta-nos saber que os reis usavam vários títulos, por vezes ao mesmo tempo, e num mesmo documento. Documentos arqueológicos da época confirmam isto. Visto que os judeus viviam então na proximidade da cultura persa dominante, era natural que usassem estes nomes de trono da maneira como os persas faziam.

Além disso, estes nomes que são hoje usados universalmente são os nomes que os historiadores gregos, como Heródoto, deram aos vários monarcas persas e que não são mais do que corrupções gregas de palavras persas.

Assim sendo, os nomes Dario, Xerxes, Assuero e Artaxerxes podem referir-se a qualquer um deles. Torna-se então necessário descobrir quem é quem no contexto do texto bíblico.

Só para lembrar: a lista dos reis persas que interessam ao nosso estudo:

Ciro                        reinou 9 anos

Cambises            reinou 8 anos

Gaumata             reinou menos de um ano

Dario I Histaspes              reinou 36 anos                        

Xerxes                 reinou 21 anos

Artaxerxes I Longimano               reinou 41 anos

 

Comecemos com o que é mais fácil e óbvio. O Artaxerxes de Esdras é indiscutivelmente o mesmo que o de Neemias. Esdras e Neemias são contemporâneos, ambos aparecem na mesma época em Jerusalém e estão presentes na dedicação dos muros (Ne 12:31, 36).

A idade de Esdras não permite identificar o rei Artaxerxes como Artaxerxes I Longimano.

Esdras era filho de Seraías (Ed 7:1). Seraías era o sumo-sacerdote quando Nabucodonosor tomou Jerusalém, e foi morto logo a seguir, juntamente com outros líderes religiosos, militares e civis (Jr 52:24-27; 2Rs 25:18-21). Portanto, naquele tempo, Esdras devia já ter nascido ou, no mínimo, ter sido gerado. Entre a tomada de Jerusalém (ano 3418) e o decreto de Ciro (ano 3468) decorreram cerca de 50 anos. A dedicação dos muros parece ter ocorrido no 20º ano de Artaxerxes. Em Nisan (1º mês) daquele ano Neemias falou com o rei (Ne 2:1). Foi para Jerusalém. Iniciou-se a construção do muro, que acabou em 52 dias, no dia 25 de Elul, que é o sexto mês (Ne 6:15). Depois que o muro foi edificado, Neemias levantou as portas (Ne 7:1), e provavelmente pouco tempo depois fizeram a dedicação dos muros (Ne 12:27-14), onde Esdras esteve presente.

Se se tratasse do 20º ano de Artaxerxes Longimano, e segundo as datas consensualmente atribuídas aos reis persas, da destruição de Jerusalém (586 a.C.) ao 20º ano de Artaxerxes Longimano (aprox. 444 a.C.) são 142 anos. Esta não é uma longevidade consentânea com aquela época da história. O último que encontramos com uma idade acima dos 100 anos foi Josué.

O mesmo acontece no caso de Neemias. Na lista dos que subiram primeiro, logo a seguir ao decreto de Ciro (536 a.C.), com Zorobabel e Jeshua, Neemias é mencionado em terceiro lugar (Ed 2:1-2; Ne 7:5-7). Trata-se do mesmo Neemias, filho de Hacalias, que reconstruiu os muros. (Em Ne 3:16, é mencionado outro Neemias mas, para evitar confusão com Neemias o governador, ele é identificado pela sua parentela, filho de Azbuc.)

Se o Artaxerxes de Neemias fosse Artaxerxes Longimano, no ano que foi para Jerusalém (20º ano do rei), Neemias seria cerca de 92 anos mais velho do que quando foi com Zorobabel para Jerusalém! Assumindo que tivesse pelo menos 20 anos quando foi a primeira vez a Jerusalém, é pouco provável que com uma idade de mais de 112 anos participasse ativamente nas obras de reconstrução, e de armas na mão.

O Artaxerxes de Neemias não pode, portanto, ser o Longimano. Também não pode ser Xerxes, porque este reinou apenas 21 anos, e Neemias foi governador do ano 20 ao ano 32 do mesmo rei (Ne 5:14; 13:6). O Artaxerxes de Neemias, e por conseguinte também de Esdras, não pode ser outro que ser Dario Histaspes.

Isto tem lógica e pode ser observado na lógica interna da narrativa. No 2º ano de Dario, Zorobabel e povo metem mãos à obra e colocam-se os fundamentos do templo (Ag 2:10, 18) e no 6º ano de Dario terminou a construção do templo (Ed 6:15). “Passadas estas coisas”, no 7º ano de Artaxerxes/Dario (Ed 7:7), ou seja no ano seguinte, Esdras foi para Jerusalém com prata e ouro para adornar o templo e ensinar o povo. Estranho seria um salto de 58 anos do capítulo 6 para o capítulo 7 de Esdras, do 6º ano de Dario para alegadamente o 7º ano de Artaxerxes I Longimano, isto é, entre o acabar do templo e o adornar do templo (Ed 7:27).

Alguns anos mais tarde, Neemias, confrontado com o facto de que os muros de Jerusalém permaneciam derrubados e as portas queimadas a fogo, foi para Jerusalém no 20º de Dario (Ne 2) e regressou no 32º ano (Ne 2:1; 13:6).

 

Isto é posto em causa por alguns, pelas seguintes alegações:

- Na genealogia de Esdras (Ed 7:1-5), faltariam nomes, e Esdras não seria filho direto de Seraías, mas algum descendente. Mas era preciso provar esta alegação. Perguntamos nós então: por que razão haveria de faltar um nome nesta genealogia? Em 1 Crónicas 6:1-15 encontra-se a linhagem sacerdotal de Eleazar, de onde descende Esdras. Lemos que Hilquias (sumo-sacerdote no tempo do rei Josias) gerou Azarias, este gerou Seraías (que foi morto), e este gerou Jozadac (que foi levado para o cativeiro), que é o pai de Jesua (Esdras 3:2). Esdras é um irmão mais novo de Jozadac.

- Diz Esdras 6:14 que a casa de Deus foi edificada e aperfeiçoada, “conforme o mandado de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia”. Com base na conjunção “e”, alegam que se trata aqui de três reis; e que Artaxerxes não é Dario. Mas então porque é que o versículo seguinte diz que “e acabou-se esta casa no dia terceiro do mês de Adar, que era o sexto ano do reinado do rei Dario”? Se Artaxerxes fosse outro que Dario, não deveria dizer que a casa acabou no ano X do rei Artaxerxes?

Como resolvemos esta frase: “conforme o mandado de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia”? Já acima falámos do uso de vários nomes de trono pela mesma pessoa. O VAV conjuntivo, aqui traduzido “e” nem sempre é traduzido “e”. Podemos observar que muitos versículos iniciam com “e” (VAV), mas este mesmo VAV é por vezes é traduzido “pois”, “então”, “mas”, etc.

Neste caso, é uma situação de hendíade. Hendíade ou hendíadis é a figura que consiste em exprimir por dois substantivos, ligados por conjunção copulativa, uma ideia que usualmente se designa por um substantivo e um adjetivo ou complemento nominal. Por extensão, é o uso de duas palavras para expressar um só conceito. Uma situação destas encontramos em 1Sam 28:3 – em Ramá VAV (e) sua cidade. A conjunção VAV não é traduzido “e”, mas - em Ramá que era a sua cidade -, porque Ramá era a cidade de Samuel, não outra.

Aqui no nosso caso, devemos ler: Dario, que é Artaxerxes. Em português poderíamos dizer: Dario, ou seja, Artaxerxes.

 

Ainda há a questão de quem é o Assuero de Ester. Este Assuero é comummente identificado com Xerxes, mas muito provavelmente é, também, Dario.

Ester foi feita rainha no sétimo ano de Assuero/Dario. Mardoqueu, que educou Ester como filha, fora transportado para Jerusalém com os exilados deportados por Nabucodonosor com Jeconias (Joaquim), rei de Judá (Ester 2:5-6), em 596 a.C.

O nome de Mardoqueu também se encontra na lista dos que regressaram a Jerusalém com Zorobabel e Jesua (Ed 2:2).

Mardoqueu era filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita (Ester 2:5).

Há quem alegue não ter sido Mardoqueu que foi transportado, mas o primeiro da lista: Quis. Mas quando olhamos bem para as listas genealógicas em 1Cr 8:33 e 9:39, nomeadamente a descendência benjamita, lemos que Quis era pai de Saul. E Simei, uma figura que aparece nos dias finais de David (2Sam 16:5), que é da casa de Saul. Esta referência genealógica que situa Mardoqueu em sua família é de um tipo diferente da de Esdras. Aqui faltam efetivamente muitos nomes. Mas penso que a menção específica de Simei é porque existe alguma relação (vejam a história de Simei em 2Sam 16:1-4; 19:11-23 e 1Reis 2:36-46). Mardoqueu é aquele que “limpou” o nome desta família que foi manchada pela atitude de Simei.

Voltando à cronologia, se Mardoqueu foi levado para o cativeiro com Jeconias, em 597 a.C., no princípio do reinado de Dario (520 a.C.), ele já teria pelo menos 77 anos, assumindo que fora exilado como recém-nascido. Se Assuero fosse Xerxes, Mordecai teria no mínimo 120 anos quando se deu o episódio de Haman (no ano 12º deste rei) e a tentativa de perseguição aos judeus. Aqui podemos novamente dizer que esta longevidade não é consentânea com a época.

Dois livros apócrifos do Velho Testamento trazem também luz sobre este assunto. 1Esdras 3:1-2 é cópia do versículo de Ester 1:3, mas em vez de usar o nome Assuero, usa Dario. E no Apêndice ao livro de Ester, o rei de Ester é chamado Artaxerxes em todos os capítulos, como o Artaxerxes de Esdras e Neemias.

Um pormenor interessante é o seguinte: quando Neemias foi falar com o rei sobre a sua preocupação com Jerusalém, a rainha estava sentada ao lado dele (Ne 2:6). Este pormenor realmente só faz sentido aqui se a rainha era Ester, judia.

 

Conclusão:

O livro de Esdras a partir do capítulo 5 e todo o livro de Neemias, bem como o livro de Ester, passam-se no tempo de Dario, conhecido na história como Dario filhos de Histaspes.


11 comentários:

  1. Anne muito bom sua análise sobre o período da reconstrução. Se necessário for, futuramente, posso publicar essa análise em um livro que estou escrevendo?

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  2. Paz do Senhor, gostei muito da explicação, Deus te abençoe!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Anne, aqui então Dario, Assuero e Artaxerxes é a mesma pessoa?


    Esdras 4:5-7 E alugaram contra eles conselheiros, para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia.

    No reinado de Assuero, no princípio do seu reinado, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém.

    E nos dias de Artaxerxes escreveram Bislão, Mitredate, Tabeel, e os outros seus companheiros, a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta estava escrita em caracteres siríacos, e na língua siríaca.

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    1. Sim, o Dario (de Ageu e Zacarias), sob cujo governo se edificou o templo, o Assuero de Ester, e o desigando Artaxerxes no tempo de Esdras e Neemias é a mesma pessoa. é conhecido na história como Dario o Grande, ou Dario Hystaspes.
      Há um Assuero e um Artaxerxes (Esdras 4:5-7) em cujo tempo a construção do templo foi impedida são anteriores a Dario Hystaspes. Um eles (Artaxerxes) é provavelmente Cambyses, filho de Ciro.
      Temos que entender que os nomes Assuero, Dario, Xerxes e Artaxerxes não são nomes próprios como João ou Pedro, mas títulos, significando algo como "rei" ou "grande rei".

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  5. Nossa agora entendi muitas coisas. Muito obrigada por essa análise.

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  6. Joiada, que viveu muito depois de Josué, viveu até os 130 anos.

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  7. Mas e quanto à possibilidade de existirem nomes repetidos? (No próprio livro de Neemias, entre os nomes citados dos que ajudaram na reconstrução da muralha, vários são repetidos). Sendo assim o Seraías, pai de Esdras não seria o mesmo Sumo-sacerdote Seraías da queda de Jerusalém. E Neemias, governador, e Mardoqueu de Ester não seriam os mesmos Mardoqueu e Neemias que voltaram a Jerusalém com Zorobabel.

    Dessa forma o 1° regresso a Jerusalém viria com Zorobabel no perído de Ciro II, o 2° Regresso seria com Esdras no reinado de Artaxerxes I Longínamo e o 3° Regresso seria com Neemias ainda no reinado de Longínamo.


    Outra teoria: Em Esdras 4, a identificação dos reis poderia ser:
    Ciro - Ciro II
    Assuero - Cambises
    Artaxerxes - Gaumata
    Dario - Dario I Histaspes

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  8. Qual fonte bibliográfica principal respalda esse pensamento?

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  9. Sempre suspeitei de que a rainha mencionada em Neemias ao lado do Rei era Ester...

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