O decreto de Ciro foi o decreto que veio em cumprimento das profecias de Jeremias. Logo que se cumprirem para Babilónia setenta anos atentarei para vós, escreveu Jeremias de Jerusalém aos exilados na Babilónia (Jr 29:10). Isto significava que quando chegasse o fim do domínio babilónico, terminaria o cativeiro dos judeus e o povo poderia voltar para casa (Jr 25:8-12). Foi um decreto de liberdade.
2
Crónicas 36:21-23 estabelece claramente esta transição:
… para que se cumprisse a palavra do SENHOR,
pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os
dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da
Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias),
despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão
por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da
Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me
encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá; quem,
dentre vós é de todo o seu povo, que suba, e o SENHOR, seu Deus, seja com ele.”O livro de Esdras, que continua a narração histórica de 2 Crónicas, abre com o decreto de Ciro. É este decreto que desencadeou a grande viragem na história do povo judeu após o cativeiro na Babilónia, e que inicia o tempo da restauração de Israel. Os livros de Esdras e Neemias relatam o regresso a Jerusalém e a reedificação do templo, da cidade e dos muros no meio de feroz oposição.
2) O decreto de Ciro no seu primeiro ano, aliado ao
reconhecimento que Dario o medo e Ciro são a mesma pessoa (ver mensagem
anterior – Dario o medo), constitui a única data AH (Anno Hominis) que permite
uma verificação bíblica interna. Se
Dario o medo e Ciro são duas pessoas diferentes, não há nenhuma indicação na
Bíblica que nos diz quantos anos reinou esse Dario. E as datas oferecidas pela
cronologia consensual inviabilizam a duração bíblica, ou dos 70 anos do
cativeiro, ou do domínio babilónico. Mas, se Dario é Ciro, o primeiro ano de Dario/Ciro
é o fim dos 70 anos de domínio babilónico e, ao mesmo tempo, temos uma data
precisa para o seu decreto e o regresso do povo.
3) Na opinião de muitos, e é também a minha
convicção, o decreto de Ciro é igualmente o ponto de partida da profecia das 70 semanas de Daniel - a
saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém (Dn 9:25).
Defendo
também que as primeiras 7 semanas (49 anos) desta profecia terminam com a
dedicação dos muros de Jerusalém no livro de Neemias. Os eventos descritos e a
informação cronológica fornecida nos livros de Esdras, Neemias, Ester, Ageu e
Zacarias permitem uma verificação bíblica interna
da cronologia dos acontecimentos.Se podermos demonstrar a viabilidade desta tese, é derrubada a principal alternativa ao decreto de Ciro, que é o decreto de Artaxerxes Longimanos (alegadamente o que autorizou Neemias a ir a Jerusalém para a edificar), cuja principal vantagem é de enquadrar-se mais ou menos perfeitamente na cronologia consensual. A sua desvantagem é que requer dados externos para justificá-la.
4)
Por outro lado, se assumirmos que o decreto de Ciro é o ponto de partida das 70
semanas da profecia de Daniel, deparamos com um problema sério.
A profecia das Setenta Semanas prevê um determinado tempo – 7 semanas e
62 semanas e 1 semana - desde um ponto até outro ponto definido na história. A
duração efetiva deste tempo apresenta, contudo, um problema. Entre a cronologia
bíblica apresentada por Daniel e a cronologia secular utilizada por todos os
historiadores, quer seculares quer cristãos, existe um desfasamento.Com base na cronologia secular, o decreto de Ciro é datado por volta do ano
Desta discrepância resultou a questão que tem ocupado as mentes de muitos estudiosos: devem as 70 semanas de Daniel ser interpretadas como 490 anos literais ou trata-se de uma indicação de tempo com conotações meramente simbólicas? Ou há outro decreto que o de Ciro que indica o início das 70 semanas?
A
procura de uma solução para este problema tem dado várias interpretações.
De
todas estas questões trataremos em próximas mensagens.Mas antes de aprofundarmos as dificuldades cronológicas associadas à profecia de Daniel, vamos analisar mais de perto de que fala esta profecia no capítulo 9 de Daniel.
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ResponderEliminarOlá, muitas pessoas afirmam que as 70 semanas, ou melhor os dois primeiros períodos (483 anos) de Daniel, terminou na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o que a senhora acha sobre isso???
ResponderEliminarOlá, muitas pessoas afirmam que as 70 semanas, ou melhor os dois primeiros períodos (483 anos) de Daniel, terminou na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o que a senhora acha sobre isso???
ResponderEliminarA minha opinião é que a última semana, logo a seguir aos 483 anos, começa com o batismo de Jesus. Leia as minhas mensagens sobre a profecia de Daniel 9 (clicar em etiquetas profecia Daniel 9). Sobre este assunto especificamente a mensagem (4) sobre o Ungido (agosto 2015).
EliminarDentro da cronologia bíblica que não depende de uma interpretação meramente humana, mas sim, pelo Espírito Santo de Deus que é o agente inspirador de toda a Bíblia a realidade é que as 69 semanas parou na morte de Cristo que deu início ao período da Igreja Atos 2 até o seu Arrebatamento que dará então a conclusão da última semana dos 7 anos do período da grande Tribulação. Enquanto isso, a palavra de Deus se cumpre.
EliminarConcordo com a colega "O decreto de Ciro constitui o ponto de transição entre o fim do domínio babilónico e a libertação do cativeiro"
ResponderEliminarhttps://bibliasimplificada.blogspot.com.br/2017/09/o-principio-gn.html
O decreto de Ciro, possivelmente, não é o ponto de partida, uma vez que ele simplesmente decretou a libertação do povo judeu do cativeiro. Nesse contexto, o decreto de Artaxerxes tem uma diferença que é crucial: além de concordar com o decreto de Ciro e, posteriormente, o de Dario, ele decretou que Jerusalém também fosse reconstruída, ou seja, restaurada com todos os aspectos de uma nação, no âmbito tanto civil quanto religioso. Então, certamente, o decreto que se enquadra como início de todo o período profético tanto das 70 semanas quanto das 2.300 tardes e manhãs, de fato, parece ser o de Artaxerxes, em 457 a.C.
ResponderEliminarRecentemente, revi a minha posição relativamente ao decreto de Ciro como ponto de partida da profecia das 70 semanas. Explico isso numa das minhas últimas mensagens, em maio 2020: Reconsiderar a saída da ordem.
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